O que fazer se me queimar com água fervendo

O que fazer se me queimar com água fervendo
Imagem: ecomarket.eu

As queimaduras são acidentes domésticos comuns, por isso é importante ter bem claro como atuar perante este imprevisto, seja para o caso de que aconteça conosco como com qualquer outra pessoa de casa. Reagir rapidamente para acalmar a dor e perceber quando devemos ir ao médico é fundamental para garantir nossa saúde e recuperação. Por isso, em umComo.com.br explicamos o que fazer se você se queimar com água fervendo.

Passos a seguir:
1

Perante uma queimadura com água fervendo é bastante importante atuar rápido, ao mesmo tempo que avalia os danos. Se forem queimaduras leves poderemos atuar e curar a lesão com algumas medidas caseiras, mas caso as lesões sejam mais graves será fundamental tomar algumas medidas de primeiros socorros para depois ir a um médico.

Por isso convidamos você a ler nossos artigos sobre como saber se uma queimadura é de primeiro grau, segundo grau ou terceiro grau para poder detectar rapidamente a gravidade do dano.

2

Se você se queimar com água fervendo, o primeiro que deverá fazer é aplicar água fria em abundância na área por pelo menos 10 minutos. Sob nenhuma circunstância aplique nenhum tipo de creme ou unguento antes deste passo, que será fundamental para refrescar a área queimada e favorecer a correta cicatrização.

3

Quando tiver refrescado a área e tiver reduzido a ardência da queimadura, é recomendável aplicar uma venda úmida na lesão. Se tiver gaze esterilizada melhor ainda, mas caso não disponha dela pode usar algum lençol ou pano limpo que tiver em casa. Umedeça e vende com suavidade a área afetada.

4

Se for uma queimadura superficial, depois que tiver cuidado da área do modo descrito anteriormente, poderá recorrer a algum creme ou remédio natural. Neste caso convidamos você a consultar nosso artigo como curar as queimaduras com remédios caseiros.

5

Se a queimadura tiver sido considerável e algum tecido de roupa tiver grudado na lesão, é muito importante não descolar. Neste caso, molhe a área com água fria e depois de vendar a queimadura, vá a um pronto socorro para que um especialista se encarregue de tratar a lesão.

Se a queimadura com água fervendo tiver alguma bolha, também não deverá estourá-la

6

Se a queimadura com água fervendo for do tamanho da palma da mão ou maior, ou se a mesma for de grave, é fundamental ir ao pronto socorro o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se me queimar com água fervendo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.