menu
Partilhar

O que fazer se o meu bebê tiver cólica

Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 agosto 2019
O que fazer se o meu bebê tiver cólica
Imagem: elmundo.es

Quando um bebê está saudável e sem problemas mas chora mais de três horas por dia, ele está com cólica. A verdade é que não se sabe exatamente o motivo pelo qual alguns bebês sofrem de cólicas. Elas desaparecem sozinhas entre os 3 e 6 meses de idade do bebê, e os medicamentos não ajudam a resolver a situação. O melhor que pode fazer a este respeito é consolar o bebê. Como já dissemos, na grande maioria dos bebês desaparece após alguns poucos meses. Dê uma olhada no seguinte artigo do umCOMO, onde mostramos o que fazer se seu bebê tiver cólica.

Também lhe pode interessar: O que causa cólicas no bebê
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer é dar menos quantidade de comida para o bebê no momento de alimentá-lo, mas com mais frequência. A questão é que não devemos dar muita quantidade cada vez que damos de comer.

Se você não tem certeza se ele comeu o quanto deveria, sugerimos o artigo Como saber se meu bebê tomou leite suficiente.

Dica: Confira também quais são os alimentos que causam gases no bebê nesse artigo.

2

Outro conselho é que o bebê tem que ser alimentado devagar e devemos fazer com que arrote com frequência. Além disso, deixe que ele use a chupeta, se ele é adepto, pois talvez se sinta mais tranquilo e deixe de chorar.

3

Para acalmar o bebê é aconselhável movê-lo quando está no nosso colo. Pode ser caminhando, levando o bebê levantado, apoiado no ombro, em uma "canguru" ou sling com o peito do bebê contra você, em um carrinho fazendo movimentos com ele e, finalmente, colocá-lo na cadeirinha para dar algumas voltas de carro.

O que fazer se o meu bebê tiver cólica - Passo 3
4

Você também pode deitá-lo de bruços, atravessado sobre suas pernas e fazer uma massagem em suas costas. Faça carícias em movimentos circulares partindo da cabeça, descendo pelas costas, até chegar na ponta dos pés, mas evite o contato direto com a cervical. Cubra o com uma mantinha se estiver frio. Para facilitar, você pode usar o óleo de bebê que já usa frequentemente com ele.

5

Outra possibilidade é fazer uma massagem suave em sua barriguinha. Utilize um óleo ou creme próprio para bebês e comece com carícias no meio do peito em direção aos ombros. Repita esse movimento algumas vezes e então passe para a região do estômago. Faça carinho em sentido horário, como se estivesse desenhando um círculo em volta do umbigo dele. Repita esse movimento por pelo menos 10 vezes. A tendência é que as cólicas diminuam.

6

Se não conseguir acalmar o bebê, coloque-o em uma banheira adequada para ele com água morna, com a temperatura entre 36ºC e 37ºC e prepare um ambiente relaxante para bebês com musicas calminhas, ou você mesmo pode cantar uma música. Se possível, deixe o ambiente um pouco mais escuro. Preparar esse ambiente em volta de uma banheira de água morna pode simular o ambiente uterino e proporcionar uma experiência relaxante para a criança. Nunca deixe um bebê sozinho na banheira.

7

Uma fralda quentinha sobre a barriga da criança pode funcionar como uma espécie de compressa quente. Para fazer isso, passe uma fralda limpa com ferro quente, cheque se a temperatura está agradável e coloque a fralda sobre o abdômen da criança. Outra alternativa é utilizar uma bolsa de água quente morninha. Ambas as soluções têm a função de estimular o fluxo sanguíneo e diminuir o desconforto na região.

8

Enrolar o bebê no estilo 'pacotinho', com um cueiro ou manta, pode proporcionar uma sensação de conforto e diminuir a agitação, o que acaba acalmando-o da dor da cólica. No verão use tecidos finos ou o calor pode irritar o bebê ainda mais. Para o passo a passo de como enrolar o bebê no cueiro, sugerimos o artigo Como enrolar o bebê para dormir.

Imagem: chefedefamilia.wordpress.com
9

Outra alternativa conhecida é fazer os movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê. Deite-o de barriga para cima e alternadamente empurre as pernas do bebê em direção à barriga dele. Se a causa da cólica for intestino preso, esses movimentos ajudam a estimular a evacuação

10

Se nenhum dos remédios caseiros para aliviar as cólicas nos bebês funciona e ele já reclama de cólica há muito tempo, a solução é acalmar-se e procurar um pediatra. Assim, ele poderá receitar um analgésico infantil ou o medicamento ideal para aliviar a cólica do seu bebê.

Sugestão: Como fazer chá de erva-doce para bebê

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu bebê tiver cólica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Quando o bebê sente cólicas devemos ter muita paciência e tomar cuidado para que o nosso estresse com a situação seja percebido por eles, ou isso pode agravar ainda mais o choro devido à sensibilidade.

Escrever comentário

O que fazer se o meu bebê tiver cólica
Imagem: elmundo.es
Imagem: chefedefamilia.wordpress.com
1 de 4
O que fazer se o meu bebê tiver cólica

Voltar ao topo da página