Falta de ar

O que fazer se sentir falta de ar

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 28 junho 2018
O que fazer se sentir falta de ar

São diferentes as causas que provocam o sintoma de falta de ar. Embora seja difícil, às vezes, manter o controle, porque em muitos casos ocorre uma grande angústia provocada pelo sintoma, é preciso manter a calma e seguir os procedimentos adequados. Isso vai depender da causa do problema. Portanto, para ajudar a respeito do que fazer se sentir falta de ar o umComo.com.br vai mostrar as providências necessárias em cada situação.

Passos a seguir:

1

De modo genérico, é possível dizer que a dificuldade respiratória que se chama popularmente de falta de ar é cientificamente denominada de dispneia. Entre os seus principais causadores estão doenças como asma, bronquite, insuficiência cardíaca, anemia, além de obesidade e ansiedade e até mesmo cansaço e atividade física excessiva ou baixo condicionamento físico. Para saber o que fazer, portanto, o melhor é saber qual o motivo das suas crises de falta de ar.

Saiba mais sobre as causas de dispneia, entrando no nosso artigo.

O que fazer se sentir falta de ar - Passo 1
2

Quem não sabe ainda o porquê das suas crises de falta de ar deve buscar ajuda médica, pois muitas das doenças que causam o problema podem ser tratadas e os sintomas amenizados. Além disso, a dispneia quando não tratada pode levar a complicações na saúde, inclusive, quando está associada a doenças que não estão sendo tratadas. Dessa forma, além de falta de ar a pessoa pode passar por tontura, alterações na pressão sanguínea, asfixia e até mesmo desmaiar.

3

Dessa forma, entre os cuidados de quem tem falta de ar devido a um problema diagnosticado, está tomar os remédios prescritos pelo médico para aliviar a dispneia e tratar a doença. Alguns medicamentos devem ser tomados mesmo quando não há crises de falta de ar. Ou seja, é preciso seguir ao pé de letra as instruções do especialista, quanto à quantidade e frequência do medicamento. Muitos desses remédios são usados por meio de inaladores, como nos casos de asma, os quais devem ser manuseados de forma correta para que a medicação faça efeito.

4

As técnicas respiratórias são outras maneiras de controlar a falta de ar, sendo eficiente em casos de doença pulmonar obstrutiva crônica, que se caracteriza por um conjunto de condições pulmonares, entre elas, enfisema e a bronquite crônica. A doença bloqueia a passagem do ar, tornando difícil a respiração. Uma dessas técnicas consiste em respirar com os lábios semicerrados, o que vai ajudar a reduzir a frequência respiratória, tornando a respiração mais fácil. Quando o caso for de ansiedade é preciso que a pessoa se sente, tente relaxar e respire profundamente.

5

Ao contrário do que se possa achar, quem possui problemas que causam dificuldade em respirar não devem deixar de realizar exercícios, uma vez que eles ajudam a fortalecer os músculos e a tornar mais eficiente o uso do oxigênio. Porém, é preciso que a atividade física seja feita de acordo com as suas limitações. Quando começar uma crise outra forma de evitar a sua piora é diminuir o ritmo, pois a falta de ar pode ter iniciado apenas porque você está apressado.

6

Outra dica é verificar se você não está prendendo a sua respiração, o que pode ser feito até mesmo inconscientemente, inclusive quando faz um esforço físico, como levantar algo pesado. Sem perceber você pode até mesmo tornar isso um hábito muito maléfico. Você pode expirar três vezes de forma mais longa do que inspira, mas sem forçar o ar para fora. Quando a falta de ar estiver forte você pode até mesmo posicionar-se em frente ao ventilador.

Sugestão: O que fazer quando tiver falta de ar - 5 coisas que melhoram na hora

O que fazer se sentir falta de ar - Passo 6
7

É importante ainda identificar em quais momentos do dia a falta de ar é mais frequente e nesses períodos evitar tarefas que exigem mais de você. Caso você acorde bem e ao longo do dia fica sem ar, deixe para a parte da manhã a realização de tarefas mais pesadas, como fazer compras, tomar banho, limpar a casa, etc. Você pode fazer um xarope de agrião, quando a dispneia é causada devido à tosse ou catarro. Para tanto, leve ao fogo baixo 300 ml de água, 300 g de mel e 500 g de agrião e mexa até ferver. Após esfriar, beba uma colher de sopa quatro vezes ao dia, inclusive, quando começar uma crise.

Para mais soluções, confira o nosso artigo sobre remédios caseiros para falta de ar e tosse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se sentir falta de ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que fazer se sentir falta de ar