Controlo da pressão arterial alta

O que fazer se tenho a pressão alta

O que fazer se tenho a pressão alta
Imagem: hemsirearshivi.blogspot.com

A pressão alta ou hipertensão é um problema que pode afetar a qualquer pessoa, mas existem determinados grupos mais propensos a ter valores altos de pressão arterial. É importante realizar algumas ações para prevenir a hipertensão, mas nem sempre é possível e são muitas as pessoas que são afetadas por este problema. É por isso que se tiver feito um controle e agora também se pergunta "o que fazer se tenho pressão alta?", em umComo oferecemos a resposta.

Também lhe pode interessar: Como comer se tenho a pressão arterial alta

Índice

  1. Manter os valores de pressão arterial
  2. Hábitos alimentares saudáveis
  3. Exercício físico
  4. Deixar de fumar
  5. Tratamento com remédios

Manter os valores de pressão arterial

Se for propenso à hipertensão, será necessário manter um controle e medir a pressão de forma regular com um esfigmomanômetro. Deste modo, deverá tentar situar sua pressão arterial dentro dos valores normais de pressão arterial. Seu médico ou enfermeira deverá seguir a evolução da sua pressão arterial.

O que fazer se tenho a pressão alta - Manter os valores de pressão arterial

Hábitos alimentares saudáveis

Da mesma forma, se descobrir que está com a pressão alta, provavelmente deverá modificar seus hábitos alimentares e seguir uma dieta equilibrada. Deverá considerar certos fatores como:

  • Reduzir o sal nas comidas.
  • Evitar o consumo de fritos, que possuem altas doses de sal.
  • Não consumir produtos ricos em gordura.
  • Incluir verdura e fruta na dieta diária.
  • Eliminar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Você pode ler aqui "como comer se tenho pressão alta", mas no seu centro médico com certeza poderão facilitar uma dieta adaptada às suas necessidades, com a contribuição energética que precisa em função da sua idade, peso, sexo, atividade que realiza, etc.

Exercício físico

Outro ponto básico nos casos de pressão alta é fazer exercício físico de forma regular, para se manter em forma e evitar os riscos da hipertensão arterial. Deste modo, além de praticar algum esporte que goste, poderá optar por muitas outras atividades que ajudarão você a estar em ótimas condições físicas.

No nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para hipertensos você poderá encontrar uma infinidade de propostas entre as quais, com certeza, encontrará a que melhor se adapte a você.

O que fazer se tenho a pressão alta - Exercício físico
Imagem: blog.naver.com

Deixar de fumar

Se você já se perguntou "o que fazer se tenho pressão alta?", com certeza que você mesmo chegou à resposta: deixar de fumar. É que o cigarro provoca graves efeitos na saúde e principalmente no sistema cardiovascular.

É importante que saiba que a pressão arterial excessiva pode derivar em outras doenças graves que inclusive podem provocar a morte, e o tabagismo é um agravante que devemos evitar e eliminar por completo.

Tratamento com remédios

Em alguns casos, será necessário iniciar um tratamento farmacológico sempre sob prescrição médica. Deste modo, o especialista que tiver examinado e avaliado seu histórico poderá receitar algum medicamento que ajude você a manter os níveis de pressão arterial dentro dos valores normais. Será fundamental que siga o que seu médico aconselha e cumpra com o tratamento para a pressão alta.

Veja também: Losartana causa impotência sexual? - Lista de efeitos colaterais

O que fazer se tenho a pressão alta - Tratamento com remédios

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se tenho a pressão alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
A. Uy
Ótimo material sobre o assunto, muito informativo!
Arthur
Olha pessoal ontem senti meio zonzo aí olhei apressao deu 16por 11 o dr pediu pra medir durante 5 dias. Sinto q fui medicado e fiquei melhor hoje vou torna medi se caso ficar alta de novo sou ipertensso. Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arthur, se o seu médico indicou que deverá tomar o medicamento, deverá seguir as suas indicações.
Imagem: hemsirearshivi.blogspot.com
Imagem: blog.naver.com
1 de 4
O que fazer se tenho a pressão alta