O que fazer se um ponto de cirurgia abrir

O que fazer se um ponto de cirurgia abrir
Imagem: allinahealth.org

Se você se submeteu recentemente a uma intervenção cirúrgica maior ou menor, certamente estará preocupado em cuidar da ferida para evitar infecções e garantir sua adequada cicatrização. No entanto, qualquer esforço extra ou uma simples distração podem fazer com que um ponto abra, uma situação que pode ser especialmente angustiante se não soubermos que medidas tomar. Fique tranquilo! Em umComo explicamos o que fazer se um ponto de cirurgia abrir.

Passos a seguir:
1

É importante ter em conta que se tivermos uma ferida com pontos devemos seguir as instruções do médico e evitar atividades que possam fazer com que a sutura abra. Isto é fundamental não só para garantir uma boa cicatrização, mas também para evitar infecções na ferida.

2

Se notar que um ou vários pontos de sua ferida abriram, é fundamental que não toque neles ou poderia aumentar o risco de infecção. Lembre-se de que uma lesão aberta permite a transmissão de bactérias do exterior que podem causar problemas.

3

Infelizmente a única alternativa se abrir um ponto de uma ferida é chamar seu médico ou ir diretamente ao pronto-socorro, caso a operação seja muito recente. Você deve compreender que requer de atenção médica para realizar novamente a sutura, especialmente em casos de lesões recentes.

4

Se, pelo contrário seus pontos já tem vários dias e está perto da data de retirá-los, ou a ferida está completamente fechada e algum ponto se solta, bastará telefonar ao seu médico para o informar do ocorrido e consultá-lo sobre o que fazer. Neste caso, é muito provável que não tenha maiores problemas, já que a ferida não está aberta.

5

Lembre-se de que após qualquer intervenção cirúrgica, pequena ou grande, é sempre necessário consultar seu médico sobre todas as dúvidas que tenha em relação à lesão e sua cicatrização.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se um ponto de cirurgia abrir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.