O que grávida não pode comer

O que grávida não pode comer

A gravidez é uma etapa em que nosso corpo sofre uma grande quantidade de mudanças, pois gerar uma nova vida é um processo complexo e ao mesmo tempo maravilhoso. Toda futura mamãe sabe que é importante cuidar da alimentação nesta fase, no entanto alguns alimentos simplesmente não são adequados para a gravidez, seja porque podem afetar o feto ou porque são indigestos ou inadequados para este período. Sabe quais são? Em umComo.com.br explicamos a você o que grávida não pode comer. Tome nota!

Frutos do mar e peixe cru

Durante a gravidez, contrair algumas bactérias ou doenças podem colocar seriamente em risco a saúde do bebê, por isso é conveniente se cuidar ao máximo e evitar a ingestão de certos alimentos. Os frutos do mar e o peixe cru, incluindo moluscos como as ostras ou opções culinárias como o sushi, devem ser eliminados da dieta durante a gestação.

Isto porque este tipo de alimentos pode conter uma bactéria chamada listeria monocytogenes, responsável pela listeriose, que pode colocar em risco a vida do feto. Além disso, pode produzir outras infecções graves durante a gravidez, como a salmonela.

Embutidos e carnes cruas

Na lista de alimentos que uma mulher grávida não pode comer estão também os embutidos como o chouriço, o presunto, o salame, as linguiças ou salsichas, assim como as carnes cruas como o carpaccio e inclusive as carnes mal passadas. É que este tipo de alimentos, assim como os frutos do mar e o peixe cru, podem trazer consigo bactérias que podem afetar o feto. O melhor é escolher embutidos cozidos adequadamente, por exemplo o peru natural ou o peito de frango, e evitar completamente os elaborados através de outros processos.

Bebidas alcoólicas

Não é um segredo para ninguém que o álcool é altamente prejudicial para o feto, podendo produzir defeitos físicos, problemas de atenção e aprendizagem e problemas gerais de saúde. Por isso, a recomendação é evitar completamente o álcool durante a gravidez, deste modo garantirá ao máximo a saúde de seu bebê. Se tiver muita vontade, pode sempre recorrer à cerveja sem álcool, completamente inofensiva para o feto.

Cafeína em excesso

Em excesso, a cafeína pode ter efeitos nocivos em qualquer pessoa, causando ansiedade, nervosismo e problemas para pegar no sono. A sua ingestão excessiva durante a gravidez também pode ter efeitos no feto, por isso é recomendável moderar o seu consumo a apenas uma xícara diária.

Do mesmo modo devem ser evitados outros alimentos ricos em cafeína e estimulantes como o chá, o chocolate, o chá-mate, os refrigerantes ou as bebidas energéticas.

Alimentos picantes ou muito temperados

A comida picante e os alimentos muito temperados são também outros dos alimentos que as grávidas não podem comer, pois são sabores muito fortes para o feto que não costuma tolerar. Estas alternativas são indigestas durante a gravidez, por isso o mais recomendável é evitá-las ao máximo.

Peixes ricos em mercúrio

Na lista de alimentos que uma mulher grávida não pode comer estão incluídos também os peixes ricos em mercúrio, cuja ingestão não deve ultrapassar 300 gramas por semana, pois este mineral pode causar problemas no desenvolvimento do feto. No nosso artigo quais são os peixes com mais mercúrio pode consultar a lista daqueles cujo consumo convém moderar.

Outros alimentos que uma grávida não pode comer

Existem ainda outros alimentos que, por aumentar a possibilidade de contrair infecções perigosas para o bebê, devem ser evitados durante a gestação; por exemplo:

  • Lácteos ou derivados não pasteurizados, como o queijo fresco.
  • Patês, pois não são pasteurizados.
  • Maionese caseira, pois contém ovo cru aumentando o risco de contágio de salmonela.
  • Sopas elaboradas com vegetais crus, consumir de preferência só em casa.
  • Saladas, o melhor é comer só em casa.
  • Vísceras, pois podem ter toxoplasmose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que grávida não pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.