Partilhar

O que não comer durante a gravidez

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que não comer durante a gravidez
Imagem: megadose.com.br

Agora que você esta grávida, é hora de começar a pensar mais no seu tipo de alimentação, se não o fazia já. A ideia de que uma grávida deve comer por dois, é errada. A chave está na qualidade e não na quantidade. Agora você deve fazer refeições mais equilibradas, limitando o consumo de guloseimas e fast food e aumentando a ingestão de alimentos com determinados nutrientes. Não existe uma fórmula exata para a alimentação da grávida, existem sim dicas fundamentais para uma alimentação saudável na gravidez. Neste artigo de umComo vamos lhe mostrar o que não comer durante a gravidez.

Também lhe pode interessar: O que não fazer durante a gravidez
Passos a seguir:
1

Como cada organismo é diferente, a dieta a seguir deve ser sempre recomendada pelo seu médico ou nutricionista, pois o que vale para A pode não valer para B. Durante a gravidez o seu corpo tira o máximo partido da energia do que você come, pois ele trabalha de forma mais eficiente. Normalmente, durante os primeiros seis meses de gravidez a mulher não precisa de aumentar a quantidade de alimentos que ingere. Após o segundo trimestre é que é aconselhável a mamãe aumentar a ingestão de 200 calorias. De seguida, vamos lhe dar algumas dicas do que deve evitar ou não comer durante a gestação, por serem alimentos que podem ser nocivos para a saúde do bebê e da mamãe.

O que não comer durante a gravidez - Passo 1
Imagem: marianavenite.com.br
2

Carnes cruas ou mal passadas. A carne mal passada ou crua deve ser evitada durante a gestação, por conter bactérias prejudiciais. Sempre que comer carne, tenha a certeza que está bem cozinhada. Para além disso, o bife de tártaro e as carnes fumadas, como o bacon ou o presunto, devem ser eliminadas da dieta da grávida.

3

Peixe cru. Tal como acontece com a carne, também deve evitar o peixe cru, pois existe uma grande probabilidade de sofrer de uma intoxicação alimentar. O mesmo acontece com o peixe fumado. Se é amante de sushi, faça um esforço durante a gravidez e não coma. Peixes ricos em mercúrio, como o atum, também devem ser evitados pois podem ser prejudiciais para o bebê.

Imagem: dizaigi.com
4

Ovos. A salmonela pode ser bastante nociva durante a gravidez, uma vez que ataca o sistema gastrintestinal. Não precisa deixar de comer ovos durante a gravidez, mas quando o fizer ingira-os fritos ou cozidos, sempre com a gema dura. As temperaturas elevadas ajudam a eliminar qualquer bactéria que o alimento possa ter. Nunca faça uma receita que contenha ovos crus.

Imagem: lymonada.com
5

Café e bebidas energéticas. As bebidas energéticas possuem muitos conservantes na sua composição, por isso devem ser evitadas. E as bebidas estimulantes, que contêm cafeína, podem aumentar a frequência cardíaca da mamãe e aumentar também a pressão arterial.

Imagem: nicioli.com.br
6

Bebidas alcoólicas. A bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante a gravidez, uma vez que estão associadas à mal formação do feto e podem também afetar o desenvolvimento do bebê. Nunca consuma bebidas alcoólicas durante a gravidez, sem antes consultar o seu médico.

7

Infusões. As infusões de ervas, ingeridas em grandes quantidades, podem ter substâncias prejudiciais que podem afetar o trato gastrointestinal. Chás como o de camomila, erva-doce ou hortelã podem ser tomadas sem se preocupar, desde que o faça com moderação. Agora chás diferentes como branco, preto, branco e canela devem ser evitados.

Imagem: sadia.com.br
8

Queijos e leite. Você não tem que eliminar estes alimentos durante a sua gravidez, mas deve optar pelas versões pasteurizadas. Para além disso, na hora de comprar opte sempre por versões com menos gordura, como o leite desnatado, para evitar o ganho de peso.

Imagem: thaisleaonutricionista.blogspot.pt
9

Mariscos. Os mariscos, por serem normalmente consumidos crus, devem ser evitados devido à quantidade de bactérias que podem conter.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não comer durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Os condimentos são permitidos durante a gravidez, mas você deve ter um cuidado especial com a pimenta. Em algumas pessoas ela pode causar queimação gástrica e desconforto.

Escrever comentário sobre O que não comer durante a gravidez

O que não comer durante a gravidez
Imagem: megadose.com.br
Imagem: marianavenite.com.br
Imagem: dizaigi.com
Imagem: lymonada.com
Imagem: nicioli.com.br
Imagem: sadia.com.br
1 de 7
O que não comer durante a gravidez

Voltar ao topo da página