Conselhos para a gravidez

O que não fazer durante a gravidez

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 19 janeiro 2021
O que não fazer durante a gravidez
Imagem: crescieagora.com.br

Durante a gravidez, as grávidas acabam sendo interpeladas por diversos mitos e inverdades sobre o que se pode ou não fazer durante a gravidez. Em meio a tantas sugestões e informações, elas acabam em dúvida do que realmente é verídico e deve ser seguido com cautela. Hoje iremos abordar alguns mitos e algumas ações que devem ser evitadas durante o período gestacional. Deseja saber o que não fazer durante a gravidez? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como fazer exercício durante a gravidez

Índice

  1. Transforme a sua gestação em um período agradável
  2. Ações cotidianas que podem continuar sendo executadas durante o período gestacional
  3. Ações que devem ser evitadas durante o período gestacional

Transforme a sua gestação em um período agradável

Durante o período gestacional a mulher passa por inúmeras mudanças, as mudanças acontecem não somente em seu corpo físico mas também em seus hábitos diários.

Realmente, é necessário a adoção de algumas medidas que possam garantir o nascimento de um bebê saudável, no entanto, grande parte das medidas seguidas pelas grávidas, não passam de mitos.

Algumas pessoas consideram que a mulher gestante passa a ser muito sensível a determinadas coisas e tendem a induzi-las quanto a não realização de diversas atividades cotidianas que acaba tornando a gestação desagradável e limitativa.

Confira conosco em umComo.com.br algumas coisas que a grávida pode fazer durante a gestação.

Ações cotidianas que podem continuar sendo executadas durante o período gestacional

Ao contrário do que muitas pensam, as mulheres grávidas podem continuar mantendo relações sexuais com seus parceiros durante todos os meses da gravidez. As relações sexuais só devem ser interrompidas se houver sangramentos, contrações e outras intercorrências que ofereçam riscos à saúde da mulher e do bebê.

As gestantes também podem realizar as suas atividades cotidianas normalmente como: tomar banho de sol, evitando os períodos das 10 às 16 horas da tarde (esta ação proporciona a absorção de vitamina D pelas células da pele, contribuindo para a saúde do bebê), podem continuar dirigindo (somente devem parar de dirigir se esta ação se constituir algo estressante para a mulher), podem realizar atividades físicas leves, depilação com cera quente ou lâmina de barbear, podem continuar pintando as unhas dentre outras atividades...

Agora confira conosco em umComo.com.br as atividades que não podem ser realizadas durante a gravidez.

O que não fazer durante a gravidez - Ações cotidianas que podem continuar sendo executadas durante o período gestacional
Imagem: hurriyetaile.com

Ações que devem ser evitadas durante o período gestacional

Durante as primeiras 16 semanas da gravidez, as gestantes não devem utilizar nenhum tipo de tintura no cabelo. Isso porque o couro cabeludo é uma região cheia de vasos sanguíneos, a química pode penetrar na corrente sanguínea e trazer prejuízos ao bebê. Substâncias presentes em alisamentos também podem causar toxicidade ao bebê como por exemplo a amônia, o benzeno e o iodo, estas substâncias podem contribuir para a má formação do feto e danos irreversíveis.

A gestante também não deve ingerir bebidas alcoólicas pois isso pode levar a um distúrbio denominado de “Síndrome Alcoólica Fetal”.

A gestante também deve tomar muito cuidado ao utilizar produtos de limpeza, alguns deles possuem substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde do bebê. Se atente principalmente para os produtos que contenham amônia e substâncias derivadas da mesma, estas substâncias, mesmo em quantidades pequenas, podem causar náusea na mulher grávida e má formação fetal.

Espero que tenha gostado das dicas aprendidas conosco em umComo.com.br.

O que não fazer durante a gravidez - Ações que devem ser evitadas durante o período gestacional

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não fazer durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: crescieagora.com.br
Imagem: hurriyetaile.com
1 de 3
O que não fazer durante a gravidez