O que não fazer quando estiver menstruada

O que não fazer quando estiver menstruada

Existem muitos mitos sobre o que não fazer quando estiver menstruada, no entanto, tratam-se apenas de crenças que foram repetidas e que por uma série de fatores ao longo das décadas ganharam status de verdade. Hoje em dia, mesmo em meio a tantas informações, é possível acreditar em alguma coisa apenas porque um familiar ou amiga falou. Para ajudar no esclarecimento de algumas dúvidas, o umComo.com.br vai falar a respeito das falsas crenças sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Com as mudanças vistas nos últimos anos na sociedade, inclusive, em relação a temas que eram considerados tabus serem hoje tratados normalmente ou, pelo menos, com menos receio, alguns mitos foram por terra. É o caso do que a mulher não pode fazer quando estiver menstruada. Mas a verdade é que ela pode fazer tudo o que quiser, desde que esteja confortável, já que não é raro sintomas como dor de cabeça, cólicas, entre outros, prejudicarem o desempenho de suas atividades diárias.

2

No entanto, nem todas as mulheres sentem desconfortos durante a menstruação e, nesse caso não há motivo nenhum para deixar de fazer algo. Mesmo quem sente cólica e possui outros sintomas pode conversar com o seu ginecologista para escolher qual o remédio mais indicado para evitar as dores e, assim ter um dia normal como qualquer outro. Entre os mitos que se ouve tanto falar, mais antigamente do que hoje em dia, está um bastante curioso, sobre não poder lavar o cabelo.

3

As explicações que tentam justificar esse tipo de pensamento são numerosas, porém, uma que parece explicar melhor essa falsa crença é porque quando a mulher está menstruada ocorrem mudanças hormonais no seu organismo, como o aumento de testosterona, o que causa uma maior oleosidade no couro cabeludo. É possível que se tenha associado o lavar os cabelos com a oleosidade do couro cabeludo e, por isso, a indicação de evitar lavar os fios. De qualquer forma, especialistas lembram que nesse período é ainda mais importante que a mulher mantenha a higiene do seu corpo todo.

4

Outro mito é sobre a impossibilidade de praticar atividades físicas, o que não tem nenhuma relação direta com a menstruação em si. Claro que as mulheres que estiverem com dor podem preferir não fazer exercícios, mas isso fica a cargo de cada uma. Além disso, quem sente desconforto com o absorvente higiênico tradicional pode usar o interno se preferir para se exercitar e mesmo para entrar no mar ou na piscina, atividades essas que não são limitadas pela menstruação, a menos que a própria mulher prefira não executá-las.

5

Fala-se ainda sobre a necessidade de consultar um ginecologista logo após a primeira vez que ocorrer a menstruação. Isso não é necessariamente uma obrigação, já que realmente é importante fazer isso apenas quando a mulher se torna sexualmente ativa. No entanto, como cada vez mais cedo as jovens fazem sexo pela primeira vez e, como o índice de gravidez na juventude é alto pode ser o momento propício de unir o útil ao agradável.

6

Quando se trata dos mitos sobre o que não fazer quando estiver menstruada, outro tema recorrente é fazer ou não sexo. Essa decisão é bastante pessoal e depende de cada mulher estar ou não confortável em ter relações sexuais ao estar menstruada. Embora não haja problema nessa prática, por uma série de motivos é possível que tanto a mulher quanto o homem prefiram não transar. No caso dessa decisão ser apenas de uma das partes do casal é indicado que ambos conversarem a respeito do assunto.

Veja também: Pode tomar sol menstruada? - Esta e outras questões

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não fazer quando estiver menstruada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.