Partilhar

O que o bebê sente dentro da barriga da mãe

Por Julia Latorre, Editora. 15 fevereiro 2017

O desenvolvimento de um bebê dentro da barriga da mãe é uma das coisas mais mágicas e ainda muito estudada pela ciência. Embora especialistas ainda não afirmem todos os detalhes, é certo que conforme a gravidez vai avançando, o bebê começa a sentir mais os estímulos externos e até a reagir, em muitos casos. Para te ajudar com essa curiosidade, o umCOMO pesquisou informações sobre o tema e te responde agora o que o bebê sente dentro da barriga da mãe.

Também lhe pode interessar: O que o bebê sente quando a mãe faz sexo

Como é a percepção do bebê dentro da barriga da mãe

Já foi comprovado que os bebês percebem diferentes sensações quando estão na barriga da mãe. Tais sentimentos estão relacionados a fatores do ambiente externo mas também ao bem estar e humor da mãe. A interação entre mãe e filho é muito forte desde o começo da gestação.

Especialistas dizem que o feto consegue sentir quando a mãe está feliz, triste, depressiva ou estressada através das substâncias liberadas pelos hormônios que estão relacionados a esses sentimentos, como cortisol, adrenalina, serotonina e endorfina. Esses hormônios chegam ao útero através da corrente sanguínea. Como reação, o batimento cardíaco tanto do bebê, assim como o da mãe, pode aumentar.

Apesar dos ultrassons mostrarem que os bebês dentro da barriga da mãe podem piscar, movimentar mãos e pés, chupar dedo e bocejar, na maior parte do tempo o feto permanece em um estado que altera entre o sono profundo e o sono leve. E mesmo durante esse sono, o tempo todo ele escuta os batimentos do coração da mãe, que soam como uma espécie de tambor. Isso explica o fato de os recém nascidos ficarem mais calmos quando são colocados perto do coração da mãe. Um som de borbulhas líquidas também é constante, são do movimento intestinal.

O que o bebê sente dentro da barriga da mãe - Como é a percepção do bebê dentro da barriga da mãe

O que o bebê sente dentro da barriga da mãe em cada semana de gestação

Com o passar das semanas de gestação os sentidos do bebê vão se desenvolvendo, assim como o seu cérebro. A fase da vida em que o cérebro humano mais se desenvolve é quando ele está na barriga da mão. Esse progresso em conjunto com a apuração dos 5 sentidos tem mudanças na maneira em que o bebê percebe e reage aos estímulos mesmo dentro da barriga da mãe.

As principais mudanças ao longo das semanas de gestação aceitas pela comunidade médica são:

10ª semana

Estima-se que a partir do 3º mês, quando o embrião já é considerado feto, ele já tenha uma percepção dos batimentos cardíacos da mãe. Para o embrião, soa como um tambor, às vezes mais rápido e outras vezes com batidas mais espaçadas.

14ª semana

É quando as papilas gustativas do feto já estão formadas. Não se pode afirmar que o bebê sente dentro da barriga da mãe uma explosão de sabores, mas, já foi observado que a partir dessa fase ocorre uma mudança no no movimento de ingestão do líquido amniótico quando a mãe consome sabores azedos, doces ou salgados.

16ª semana

O líquido amniótico, além de envolver, proteger e manter as condições ideais dentro do útero, também permite que o bebê tenha algum contato com o mundo exterior. É a partir do 4º mês que o tato já está desenvolvido e possibilita essa conexão com o mundo.

17ª semana

Nessa fase, o bebê sente dentro da barriga da mãe quando ela muda faz algum movimento como se levantar, agachar, deitar ou mudar de posição. Isso acontece pois o sistema de equilíbrio do feto está em formação.

20ª semana

Como o tato e o sistema de equilíbrio estão em desenvolvimento, supõe-se que a partir desse período o feto sinta carinhos na barriga e brincadeiras como balançar. Para ele a sensação será tão gostosa quanto uma massagem.

Entre 18ª e 28ª semana

Essa fase é quando o aparelho auditivo vai se desenvolvendo. Conforme as semanas vão passando, o bebê sente dentro da barriga da mãe cada vez mais sons externos como vozes, músicas e barulhos. É a partir daí que o feto pode reconhecer a voz da mãe e se acalmar com melodias suaves e tranquilas. É também nesse período que a mãe começa a sentir os movimentos do feto.

30ª semana

Com a visão mais desenvolvida, o feto passa a diferenciar o claro do escuro, percebe feixes de luz. Mas, tenha em conta que a visão de um bebê só está completamente formada após 6 meses de vida.

33ª semana

Se antes o bebê já convivia com os sons do coração e dos movimentos intestinais da mãe, agora, no 8º mês, ele consegue ouvir o funcionamento do corpo todo, sistemas como respiração e estômago entram para a sua gama de sons.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que o bebê sente dentro da barriga da mãe, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Evite forçar estímulos intensos sobre o feto, qualquer provocação em excesso pode prejudicar a natureza de um ser em desenvolvimento
  • Um feto que se desenvolveu com poucos estímulos de estresse tem tendência a se tornar uma criança mais tranquila e sensível

Escrever comentário sobre O que o bebê sente dentro da barriga da mãe

1 de 2

Voltar ao topo da página