O que o bebê sente quando a mãe faz sexo

O que o bebê sente quando a mãe faz sexo

Sexo durante a gravidez é assunto quase proibido em algumas rodas de conversa. Às vezes pode parecer que, na transição para a maternidade, a mulher esteja fadada a encarar uma longa abstinência até o bebê chegar ao mundo. Mas, contrariando o imaginário popular, existe quem recomende e até incentive que o sexo durante a gravidez é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê. Para resolver esta questão, o umCOMO preparou um artigo sobre O que o bebê sente quando a mãe faz sexo para derrubar as especulações em torno do assunto.

Por que fazer sexo durante a gravidez?

O sexo durante a gravidez é visto como algo saudável e benéfico para a mãe. Pode ajudar na autoestima e a manter a tranquilidade durante a gestação. Em alguns casos, a alteração hormonal pode deixar a mãe com a libido em alta e, em outros, pode ocorrer perda total da libido. O importante é que a mulher se sinta à vontade para transar – se quiser, é claro.

O temor de muitos pais e mães é que o pênis machuque o bebê durante a relação sexual. No entanto, especialistas garantem que não há risco neste sentido por questões anatômicas. Nas relações, o pênis só alcança o fundo da vagina. Não há como ele chegar ao útero. Claro que sempre é necessário ter cuidado, principalmente porque se a mãe estiver desconfortável, o bebê também estará.

Parece brincadeira, mas mesmo sem o risco de gravidez a camisinha ainda é recomendável durante o sexo quando a mulher está em gestação. O preservativo deve ser utilizado para evitar que a mãe contraia doenças sexualmente transmissíveis – algo que poderia comprometer a formação do bebê.

O que o bebê sente quando a mãe faz sexo

Quando a mãe faz sexo, o bebê sente as sensações positivas que ocorrem durante o ato sexual, em especial o prazer, embora não entenda o que está ocorrendo. Quando a mãe atinge o orgasmo, libera endorfina em seu organismo que é repassada ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, o neném se aproveita da sensação prazerosa sentida pela mãe.

Alguns médicos defendem que, por receberem estímulos positivos (e não negativos) no período da gestação, filhos de mães que se relacionam sexualmente durante a gravidez tendem a nascer mais tranquilos e felizes.

Outra sensação benéfica que o bebê sente quando a mãe faz sexo tem relação com o bombeamento de sangue. O ato sexual acarreta na vascularização da região do útero, dinamizando o transporte sanguíneo para o bebê.

Quando a mãe deve evitar fazer sexo?

O sexo só não é recomendado caso a mãe passe por complicações durante a gravidez e exista algum risco de vida para o bebê. Sangramentos, infecções e determinadas peculiaridades na região uterina são alguns dos fatores que podem deixar a mãe em abstinência durante a gestação – em alguns casos, os médicos podem recomendar apenas uma redução na periodicidade das relações sexuais.

Se a mãe estiver perto de trabalho de parto é indicado evitar o sexo por dois motivos: primeiro, existe o risco de ocorrer alguma infecção caso a bolsa estoure durante ou após o ato e, segundo, porque o orgasmo pode aumentar as contrações caso elas já tenham se iniciado e causar um parto prematuro. Em todos os casos, um ginecologista ou obstetra deve ser consultado.

Outra questão importante para as mamães em relação ao sexo: a quarentena deve ser respeitada. Imagine que, com a saída do bebê do corpo, todos os órgãos da mãe fiquem fora do lugar e, após nove meses, provendo apenas uma pessoa. O período de 40 dias de abstinência após o parto é necessário para que o organismo da mãe volte a funcionar normalmente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que o bebê sente quando a mãe faz sexo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.