O que perguntar ao ginecologista


Depois que a mulher menstrua pela primeira vez chega a hora de frequentar o consultório do ginecologista. A consulta pode ser antecipada caso as relações sexuais se iniciem antes da primeira menstruação ou por motivos de saúde que cabem a este profissional. Independente do motivo, o umComo.com.br vai sugerir o que perguntar ao ginecologista.
Primeira ida ao ginecologista
As principais dúvidas sobre o que perguntar ao ginecologista são mais comuns na primeira visita ao especialista, até porque a paciente não estará necessariamente com um problema de saúde.
Quando a menina começa a menstruar é um bom momento para agendar a primeira consulta com ginecologista. Nesse caso, o especialista deverá explicar quais as mudanças que vão ocorrer no seu organismo, agora que a menina se tornou fértil.
Nesse sentido, a paciente pode esclarecer as suas dúvidas sobre ovulação, cólicas menstruais e como prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s, como HPV, HIV, gonorreia, sífilis e outras.
Na realidade, é bem possível que antes mesmo de começar a fazer as perguntas, a paciente já tenha muitas dúvidas esclarecidas. O ginecologista deve estar preparado para dar todas essas informações na primeira consulta.
Mesmo assim, a menina pode ter dúvidas sobre as quais o ginecologista não falou, sendo importante que ela não deixe nada pendente. Hoje em dia, as informações sobre a vida sexual chegam mais cedo aos adolescentes.
No entanto, nem sempre essas informações chegam de forma correta ou clara. Assim, o ginecologista é o profissional mais apto a dar esclarecer dúvidas com exatidão, além de apontar soluções para possíveis problemas.

O que mais cabe ao ginecologista
Junto com a paciente, o ginecologista vai ainda sugerir o melhor método contraceptivo, conforme cada situação.
Além do uso da camisinha, aconselha-se que a mulher faça ainda uso de outro método contraceptivo. Essa prevenção deve iniciar antes mesmo dela começar a ter relações sexuais, ou seja, algum tempo antes de saber que vai transar pela primeira vez.
É também esse especialista quem coleta material para que seja feito o exame preventivo de câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau. Esse procedimento detecta ainda as alterações causadas pelo HPV e deve ser realizado periodicamente a partir do momento que iniciam as relações sexuais.
Além disso, o que perguntar ao ginecologista consiste em dúvidas sobre dores, secreções, caroços, dores nos peitos e alterações na menstruação. A paciente pode questionar ainda sobre os autoexames que deve fazer, como na mama, para detectar possíveis problemas.
Perguntas sobre ciclo menstrual e cuidados íntimos também podem ser feitas ao ginecologista, quando houver dúvidas. Mesmo dúvidas sobre depilar toda a região íntima ou não e quais as técnicas mais apropriadas também podem ser respondidas pelo especialista.
Até quando a paciente não é mais uma menina ela pode questionar o ginecologista sobre todas as suas dúvidas. Existem mulheres que por motivos diversos vão a esse médico pela primeira vez quando já são adultas.
Porém, isso não deve ser motivo para que tenham receio de fazer todas as perguntas que queiram. O mais importante é que em relação à vida sexual não existam quaisquer dúvidas.
Extra: há também quem tenha curiosidade sobre ginecologia natural, se esse é o seu caso, sugerimos o artigo Tudo o que você precisa saber sobre ginecologia natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que perguntar ao ginecologista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.