Partilhar

O que perguntar ao ginecologista

O que perguntar ao ginecologista
Imagem: br.mulher.yahoo.com

Depois que a mulher menstrua pela primeira vez chega a hora de frequentar o consultório do ginecologista. A consulta pode ser antecipada caso as relações sexuais se iniciem antes da primeira menstruação ou por motivos de saúde que cabem a este profissional. Independente do motivo, o umComo.com.br vai sugerir o que perguntar ao ginecologista.

Também lhe pode interessar: Como saber se devo ir ao ginecologista

Primeira ida ao ginecologista

As principais dúvidas sobre o que perguntar ao ginecologista são mais comuns na primeira visita ao especialista, até porque a paciente não estará necessariamente com um problema de saúde.

Quando a menina começa a menstruar é um bom momento para agendar a primeira consulta com ginecologista. Nesse caso, o especialista deverá explicar quais as mudanças que vão ocorrer no seu organismo, agora que a menina se tornou fértil.

Nesse sentido, a paciente pode esclarecer as suas dúvidas sobre ovulação, cólicas menstruais e como prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s, como HPV, HIV, gonorreia, sífilis e outras.

Na realidade, é bem possível que antes mesmo de começar a fazer as perguntas, a paciente já tenha muitas dúvidas esclarecidas. O ginecologista deve estar preparado para dar todas essas informações na primeira consulta.

Mesmo assim, a menina pode ter dúvidas sobre as quais o ginecologista não falou, sendo importante que ela não deixe nada pendente. Hoje em dia, as informações sobre a vida sexual chegam mais cedo aos adolescentes.

No entanto, nem sempre essas informações chegam de forma correta ou clara. Assim, o ginecologista é o profissional mais apto a dar esclarecer dúvidas com exatidão, além de apontar soluções para possíveis problemas.

O que perguntar ao ginecologista - Primeira ida ao ginecologista
Imagem: amavc.com.br

O que mais cabe ao ginecologista

Junto com a paciente, o ginecologista vai ainda sugerir o melhor método contraceptivo, conforme cada situação.

Além do uso da camisinha, aconselha-se que a mulher faça ainda uso de outro método contraceptivo. Essa prevenção deve iniciar antes mesmo dela começar a ter relações sexuais, ou seja, algum tempo antes de saber que vai transar pela primeira vez.

É também esse especialista quem coleta material para que seja feito o exame preventivo de câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau. Esse procedimento detecta ainda as alterações causadas pelo HPV e deve ser realizado periodicamente a partir do momento que iniciam as relações sexuais.

Além disso, o que perguntar ao ginecologista consiste em dúvidas sobre dores, secreções, caroços, dores nos peitos e alterações na menstruação. A paciente pode questionar ainda sobre os autoexames que deve fazer, como na mama, para detectar possíveis problemas.

Perguntas sobre ciclo menstrual e cuidados íntimos também podem ser feitas ao ginecologista, quando houver dúvidas. Mesmo dúvidas sobre depilar toda a região íntima ou não e quais as técnicas mais apropriadas também podem ser respondidas pelo especialista.

Até quando a paciente não é mais uma menina ela pode questionar o ginecologista sobre todas as suas dúvidas. Existem mulheres que por motivos diversos vão a esse médico pela primeira vez quando já são adultas.

Porém, isso não deve ser motivo para que tenham receio de fazer todas as perguntas que queiram. O mais importante é que em relação à vida sexual não existam quaisquer dúvidas.

Extra: há também quem tenha curiosidade sobre ginecologia natural, se esse é o seu caso, sugerimos o artigo Tudo o que você precisa saber sobre ginecologia natural.

O que perguntar ao ginecologista - O que mais cabe ao ginecologista
Imagem: belezacriativa.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que perguntar ao ginecologista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que perguntar ao ginecologista

1 comentário
Ana
Tipo assim se eu não for mais virgem, e minha mãe não souber disso, mas mesmo assim eu querer que ela entre comigo na consulta, tudo tipo tudo mesmo que eu conversa com o médico ela vai ouvir ? Ou não ?

O que perguntar ao ginecologista
Imagem: br.mulher.yahoo.com
Imagem: amavc.com.br
Imagem: belezacriativa.com.br
1 de 3
O que perguntar ao ginecologista

Voltar ao topo da página