O que pode causar uma crise de ansiedade

O que pode causar uma crise de ansiedade

A ansiedade é um sentimento bastante complexo, sendo que pode ser normal na vida das pessoas quando existe com moderação, mas um sério problema quando prejudica algum de seus aspectos. Além disso, a ansiedade está associada ao estresse e às crises de pânico, bem como a demais distúrbios de ansiedade. Fala-se muito em como identificar crises de ansiedade e como tratá-las, mas pouco sobre o que pode causar uma crise de ansiedade, uma vez que isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você quer saber mais sobre o assunto confira as informações que o umCOMO reuniu a respeito do assunto.

Causas das crises de ansiedade

Muitas podem ser as razões para uma pessoa passar por uma crise de ansiedade, já que isso está estreitamente ligado à importância que ela dá para as situações pelas quais passa em sua vida. Isso significa que qualquer coisa pode causar uma crise de ansiedade. O mais comum, entretanto, é que as crises de ansiedade sejam provocadas por fatos que já causem um pouco de ansiedade normalmente.

Também é possível distinguir a ansiedade aguda da crônica. A primeira costuma se manifestar na véspera de situações que estão para acontecer, como uma viagem, casamento, primeiro dia de trabalho, compromissos familiares e outros. Nesse sentido, é possível dizer que ter ansiedade é o popularmente chamado “sofrer por antecipação”. Até certo ponto, especialistas afirmam que esse tipo de ansiedade não é de todo o ruim, pois esse sentimento indica que é preciso ter ponderação e cuidado, como um alarme que o cérebro dá, de que é preciso estar atento.

O problema é quando esse alarme é acionado em demasia ou mesmo quando não é necessário, o que pode levar, portanto, a chamada ansiedade crônica e, mais frequentemente, às crises de ansiedade. Além disso, a pessoa pode simplesmente não saber o que a está incomodando de verdade. Em alguns casos, a ansiedade e suas crises estão associadas a situações de conflito pelas quais o indivíduo está passando e mesmo em decorrência de traumas recentes, como a morte de um ente querido, o fim de um relacionamento duradouro, etc.

De qualquer forma, esses sentimentos são comuns a todas as pessoas e mesmo as crises podem afetar indivíduos de qualquer idade, mesmo crianças, o que é um sinal de atenção aos pais. Isso porque a ansiedade também está associada à carga emocional, compromissos e à vida corrida e agitada dos dias de hoje. Desse modo, não é nada saudável a ninguém, muito menos a uma criança.

Sintomas da crise de ansiedade

A lista de sintomas de uma crise de ansiedade é longa, sendo que é dividida em sintomas físicos e emocionais. Especialistas afirmam que apresentar três deles com frequência já é um indício de que o indivíduo sofre de ansiedade. Entre os sinais físicos estão: enjoo, vômito, diarreia, tremor, tontura, irritabilidade, dificuldade para dormir, respirar e se concentrar, balançar braços e pernas excessivamente, dor ou aperto no peito, palpitações, roer as unhas e dor de barriga e nas costas, além de tensão muscular. Já os sintomas psicológicos mais comuns são medo persistente, nervosismo, preocupação exagerada, sensação de que algo ruim vai ocorrer e ter pensamentos descontrolados.

Tratamento para crises de ansiedade

Quem acredita que está passando por crises de ansiedade deve visitar um psicólogo ou terapeuta, a fim de diagnosticar o problema que pode se intensificar se não for tratado. As terapias ajudam a identificar as causas da ansiedade, uma vez que elas podem estar camufladas em uma série de acontecimentos da vida do paciente. Mesmo assim, a pessoa pode fazer associações inconscientemente, que levam às crises de ansiedade e que dificultam que, por conta própria, o indivíduo descubra a razão da sua ansiedade. Especialistas afirmam que ao identificar o que desencadeia a ansiedade e saber lidar com a situação ou motivo que a provoca é possível curar-se.

Neste outro artigo damos-lhe algumas dicas e conselhos para diminuir a ansiedade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode causar uma crise de ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.