Partilhar

O que pode ser a dificuldade para engravidar

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: victorvelazquez.me

Dificuldade para engravidar, muitas mulheres sofrem desse problema, esperar um bebê por vezes pode ser um dilema, mamães de primeira viagem chegam a demorar anos para engravidar. Outras vezes o casal quer dar um irmãozinho ao seu primeiro filho e não consegue, por mais que tente. Neste artigo de umComo vamos esclarecer o que pode ser a dificuldade para engravidar, perceba o porquê desse impedimento em ficar grávida.

Também lhe pode interessar: Como engravidar rápido

Causas da dificuldade para engravidar

Engravidar não é tão fácil como se pensa, apesar de haver mulheres mais propícias para isso, num mês um casal que pretenda ter um filho, praticando relações sexuais regulares e não tomando nenhum método contraceptivo, tem apenas 20% de chance de engravidar. Portanto se não engravidar no primeiro mês de tentativa não se assuste, é normal. Só deve começar a se preocupar caso a gestação não aconteça passado 1 ano de tentativas. Nesse caso você deve procurar um médico especialista para perceber o que se passa. As causas mais frequentes para uma mulher ter dificuldade para engravidar são:

  • Endometriose.
  • Problemas de ovulação (Distúrbio hormonal que impede o óvulo maduro de ser libertado).
  • Óvulo de baixa qualidade (este problema ocorre normalmente a partir dos 35 anos, quando os óvulos tendem a perder qualidade).
  • Síndroma de ovários policísticos.
  • Obstrução nas trompas (Trompas com danos ou bloqueadas impendem que os óvulos cheguem ao útero).
O que pode ser a dificuldade para engravidar - Causas da dificuldade para engravidar
Imagem: amourpatient.blogspot.com

O que pode ser a dificuldade para engravidar: ovários policísticos

A síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio hormonal que leva à formação de cisto nos ovários. Este problema é responsável por grande parte da infertilidade feminina, atingindo cerca de 10% das mulheres em idades reprodutivas. Os sintomas do ovário policístico normalmente são:

  • Queda de cabelo;
  • Aumento do peso;
  • Manchas na pele;
  • Crescimento anormal de pelos no baixo ventre, buço e seios;
  • Aparecimento de espinhas;
  • Aumento da oleosidade da pele;
  • Dificuldade em engravidar;
  • Ciclos irregulares.
O que pode ser a dificuldade para engravidar - O que pode ser a dificuldade para engravidar: ovários policísticos
Imagem: hearingthefuture.com

O que pode ser a dificuldade para engravidar pela segunda vez

Ter tido uma primeira gravidez saudável não é garantia que as próximas serão iguais, pode parecer estranho mas é tão comum ter casos de infertilidade secundária como primária, e as razões são as mesmas. A infertilidade na tentativa de engravidar pela segunda vez para além das causas comuns de infertilidade que podem surgir de um momento para o outro, ainda há mais alguns fatores agravantes, como o avanço da idade que vai baixando a fertilidade, o tabagismo, o álcool e o uso de drogas.

O que pode ser a dificuldade para engravidar - O que pode ser a dificuldade para engravidar pela segunda vez
Imagem: m.dziennik.pl

O que pode ser a dificuldade para engravidar: homem

A responsabilidade pela infertilidade do casal é 50% das mulheres e 50% dos homens, analisando os diversos casos espalhados pelo mundo, não existe sempre o mesmo "culpado". A infertilidade também deriva dos homens, o que seria impossível imaginar há uns anos atrás. O casal tem que ser bem forte e unido para superar uma crise como esta, existem soluções para contornar a situação mas só vai conseguir com a ajuda de um profissional. Para o homem encarar que é infértil é complicado, pois o sexo masculino associa muito isso à sua masculinidade, muitos pensam que são menos homens por serem inférteis, no entanto é um completo erro. A companheira terá um papel importante para o homem superar esse problema, as maiores causas de infertilidade nos homens são:

  • Obstrução (alguma obstrução nos vasos que transportam os espermatozoides ou varizes nos testículos).
  • Problemas nos espermatozoides (poucos espermatozoides ou nenhuns, pouca mobilidade dos espermatozoides, formato anormal, tudo isto causa infertilidade).
  • Alergia a espermatozoides (é raro mas pode acontecer, alguns homens podem ter reações imunológicas ao esperma).
  • Infertilidade inexplicável (em 20% dos homens inférteis, não existe razão aparente para o serem).
O que pode ser a dificuldade para engravidar - O que pode ser a dificuldade para engravidar: homem
Imagem: affordahealth.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser a dificuldade para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que pode ser a dificuldade para engravidar

1 comentário
Josivania
Tenho 5 anos de casada e ainda não engravidei e meu maior desejo ter um filho min ajudem...

Imagem: victorvelazquez.me
Imagem: amourpatient.blogspot.com
Imagem: hearingthefuture.com
Imagem: m.dziennik.pl
Imagem: affordahealth.com
1 de 5

Voltar ao topo da página