O que pode ser barriga inchada

O que pode ser barriga inchada
Imagem: barrigainchada.com

A barriga inchada e dura é a sensação que sentimos quando a região abdominal é maior, podendo até sentir inchaço sem notar uma real alteração do volume. O aumento do volume abdominal está normalmente associado a desconforto e dores abdominais e é quase sempre causado por gases intestinais, apesar de poderem existir outras causas. Neste artigo de umComo vamos esclarecer-lhe quais são as principais situações que podem causar barriga inchada e como pode acabar com ela.

Passos a seguir:
1

A barriga inchada está normalmente associada ao acúmulo de gases intestinais, mas também pode ser causada por:

  • Gases intestinais - normalmente causados pela ingestão de determinados alimentos, prisão de ventre, situações de ansiedade e intolerância á lactose.
  • Síndrome do intestino irritável - esta condição costuma provocar diarreia ou prisão de ventre após as refeições, gases, cólicas, dores abdominais e também barriga inchada.
  • Menstruação - durante e nos dias anteriores à menstruação é normal sentir a barriga inchada e dura devido à retenção de líquidos que ocorre nesta fase.
  • Prisão de ventre - a prisão de ventre pode deixar a barriga inchada e dura e, o que normalmente causa a constipação é uma dieta pobre em fibras, menstruação, gravidez, ansiedade ou escassez de exercício físico.
  • Apendicite - um dos principais sintomas da apendicite é uma dor abdominal forte do lado direito que pode progredir ao longo do dia, ficando com a barrigada cada vez mais inchada.
  • Verminose - os vermes intestinais podem causar dor e inchaço abdominal, náuseas, fraqueza, prisão de ventre, cansaço e alterações no apetite.
  • Gravidez - no início da gravidez é normal notar a barriga inchada e distendido, isto ocorre devido à diminuição da atividade intestinal e retenção de líquidos, o que favorece a acumulação de gases.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: barriga inchada após a relação, o que pode ser?

Imagem: mulher.sapo.pt
2

Pode parecer um pouco estranho falar em gravidez, mas a verdade é que muitas mulheres chegam a fases avançadas de gestação sem sequer saberem que estão grávidas. Isto ocorre especialmente em mulheres com sobrepeso e com ciclos menstruais irregulares. Se a sua menstruação estiver atrasada alguns dias e começar a ficar inchada do umbigo para baixo, pode ser sinal de gravidez. No primeiro trimestre da gravidez é normal que, a barriga comece a ficar mais saliente apenas abaixo do umbigo. Normalmente o real crescimento da barriga ocorre a partir da 16º semana de gestação.

Imagem: donagiraffa.com
3

Para acabar com a barriga inchada e dura você deve ingerir alimentos ricos em fibras, como aveia, muesli, alimentos integrais, frutas, entre outros. Evitar produtos lácteos, caso seja intolerante à lactose. Comer devagar para dar tempo ao estômago para processar os alimentos. Beber pelo menos 2 litros de água diários, diminuir o estresse e a ansiedade e praticar exercício físico. Para além disso, durante a menstruação pode tomar chás diuréticos, como o chá de cavalinha, para diminuir o inchaço.

Imagem: cabeleiracrespa.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser barriga inchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se suspeita de apendicite, procure atendimento médico o mais rápido possível.
  • Caso suspeite de verminose, observe a presença de vermes nas fezes ou realize o exame de fezes.