O que pode ser dor na clavícula

O que pode ser dor na clavícula

Sentir dor na zona da clavícula e não saber com certeza o que pode ser é algo que pode ser preocupante e incômodo. São várias as possíveis causas da dor na clavícula, mas as mais comuns estão relacionadas com as articulações dessa região do seu corpo. A clavícula está unida ao esterno na parte central e nos extremos está articulada com o ombro. É nestas últimas articulações, as dos ombros com a clavícula, onde costumamos sentir dor que relacionamos com este osso. Se você está perguntando o que pode ser dor na clavícula, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra as possíveis causas destes incômodos!

Clavícula quebrada

Um dos motivos mais claros pelos quais você pode sentir dor na clavícula é a presença de uma fratura. Se você teve um acidente ou algo que provocou um traumatismo nessa zona do corpo, é bastante provável que tenha uma rachadura no osso da clavícula ou que inclusive tenha quebrado o osso. Caso você tenha tido uma contusão forte, deve ir ao hospital o quanto antes para receber um diagnóstico adequado. Com alguns movimentos e com radiografias, os médicos podem diagnosticar a fratura ou rachadura da clavícula. Depois imobilizam esta parte do corpo para se curar corretamente.

As crianças e os adolescentes são mais propensos a sofrer deste tipo de fratura, visto que os seus ossos ainda estão crescendo e acabando de se formar. Pelo que não é de estranhar que uma criança, após uma queda brincando com os seus amigos, possa fraturar este osso. Se você detectar que o seu filho ou familiar tem a zona da clavícula inchada ou se queixa de dores na zona,você deve ir levá-lo no hospital de imediato para os médicos fazerem o diagnóstico e imobilizarem a zona. É muito importante não ignorar uma rachadura ou fratura da clavícula, pois caso o osso cresça para se curar em uma má posição, ficará torcido posteriormente.

Claro que, além de seguir o tratamento e respeitar o tempo de repouso indicados pelo seu médico, o paciente necessita de fazer fisioterapia para recuperar bem a mobilidade deste osso e as suas articulações.

Ciática no pescoço

A ciática no pescoço ou nevralgia cervicobraquial é uma inflamação que ocorre no nervo que percorre a parte do pescoço e braço. Esta inflamação do nervo pode ser provocada por uma compressão ou uma irritação deste nervo.

Os sintomas da nevralgia cervicobraquial são a dor no pescoço, no parte alta da coluna, o ombro, o braço e também a dor na clavícula, sendo comum que os pacientes se queixem de dor no ombro que irradia para o braço. Por isso, se você sente dor na zona deste osso e também em alguma outra destas partes do corpo, é provável que tenha o nervo do pescoço irritado ou comprimido. Neste caso, também é recomendável que perante os primeiros sintomas de desconforto, você consulte o seu médico para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento o quanto antes, visto que esta condição é bastante dolorosa e requer um tratamento específico.

Normalmente este problema de saúde é causado por uma lesão nas vértebras cervicais, mais concretamente entre as vértebras C5, C6 e C7. Esta lesão nas cervicais, que acaba por provocar ciática do pescoço com consequente dor na clavícula e braço, pode ser resultado de um acidente ou um gesto mal feito, de uma hérnia discal ou artrose cervical que produzem um nódulo ou protuberância que comprime o nervo do pescoço.

Contratura muscular na clavícula

Se você é uma pessoa nervosa, com facilidade para acumular tensão e ansiedade, saiba é possível que essa seja uma causa de dor na clavícula. Neste caso, é provável que você tenha acumulado bastante tensão muscular e, como resultado disso, ocorre uma contratura muscular. Se você sente dor na clavícula mas nota que é mais uma dor muscular que do próprio osso, deve consultar o seu médico para que ele recomende o tratamento mais indicado. É possível que tenha ocorrido uma contratura no trapézio, o músculo que vai do pescoço ao ombro, ou no subclávio, músculo debaixo da clavícula, e em ambos os casos deverá seguir as indicações do médico e consultar um fisioterapeuta para aliviar a dor no ombro.

É possível que você não tenha apenas uma contratura muscular pois, se a tensão acumulada tiver afetado muito o músculo, se aconteceu várias vezes no mesmo dia ou se dói de forma constante, é provável que você tenha sofrido uma distensão muscular. Neste artigo do umCOMO, explicamos qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular para esclarecer este tema.

Lesão na articulação do ombro

A articulação do ombro é a que une a cabeça do úmero, a escápula e a clavícula. Por vezes, um acidente, um gesto mal feito ou um gesto brusco, sobrecarga de peso, entre outras coisas, podem provocar uma lesão na articulação do ombro.

Se se tratar apenas de um gesto mal feito, o mais provável é que você sinta uma dor passageira que irradia para todo o ombro e se estende aos músculos ao redor da articulação, chegando à clavícula. Com um pouco de repouso e evitando sobrecarregar a zona com peso e esforços, a dor acabará passando em pouco tempo. Também pode ser que doa o ombro e a clavícula devido a um golpe ou uma sobrecarga de peso durante demasiado tempo. Nesses casos, você deve ir ao médico, visto que seguramente esta dor que sente na clavícula, no ombro e escápula, pode se dever a uma luxação ou fratura da articulação que deverá ser tratada devidamente.

Como aliviar dor no ombro

Para aliviar as dores na articulação do ombro provocadas pelas causas indicadas anteriormente, recomendamos os tratamentos seguintes:

Clavícula quebrada: em caso de fratura, recomendamos que você confira todas as dicas do nosso artigo Como aliviar a dor de uma fratura de clavícula que incluem o uso de compressas de gelo que reduzem o inchaço, uso de talas ou cintas recomendadas pelo médico que ajudam a imobilizar a zona e agilizam a recuperação, toma de analgésicos anti-inflamatórios e o repouso prolongado.

Fisioterapia: permite solucionar a maioria dos problemas naturalmente. Um bom profissional pode obter a recuperação total do ombro, podendo ainda recorrer ao uso da hidroterapia (exercícios em piscina aquecida) em alguns casos.

Artroscopia: é a cirurgia de ombro que, geralmente, é usada como último recurso. A artroscopia costuma ser cirurgia mini-invasiva, sendo menos dolorosa e menos agressiva que as normais. Permitem uma recuperação fácil e rápida.

Acupuntura: As massagens e a acupuntura ajudam a relaxar a musculatura, além de terem poder analgésico. Logo, são bons complementos para o tratamento com fisioterapia, já que é a melhor forma de fortalecer os músculos da região e reabilitar a zona. Apesar de serem úteis no alívio da dor, as terapias alternativas não podem costurar um tendão ou desbastar o esporão ósseo.

Medicação: o uso de medicamentos anti-inflamatórios de via oral ou tópica pode ajudar na recuperação da dor do ombro, sendo essencial que sejam prescritos pelo seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor na clavícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.