Dor de costas

O que pode ser dor nas costas

Alana Martins
Por Alana Martins. Atualizado: 3 setembro 2018
O que pode ser dor nas costas
Imagem: fcnoticias.com.br

Quer saber o que pode ser dor nas costas? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! A dor nas costas afeta a maioria das pessoas, elas podem ser leves e sutis, ou extremas, chegando a causar incapacidade para realização das atividades diárias, elas também podem ser rápidas ou constantes. Existem diferentes tipos de dores nas costas, tudo vai depender da causa do problema. Entenda um pouco mais sobre este assunto e sobre o que você fazer para prevenir a dor nas costas durante a leitura deste artigo.

Também lhe pode interessar: Pontadas nas costas, o que pode ser?

Índice

  1. Definição de dor nas costas
  2. Causas das dores nas costas
  3. Saiba como prevenir as dores nas costas

Definição de dor nas costas

A dor nas costas pode ser de vários tipos diferentes, desde leves até extremas e incapacitantes. Elas possuem diferentes causas, fatores de risco, e existem diversas maneiras de prevenir a ocorrência destas sensações desconfortáveis nas costas.

A dor nas costas pode ter origem na coluna vertebral, nos músculos que se localizam sobre a mesma, nervos ou em outras estruturas presentes nas costas. Em algumas situações, a dor nas costas pode acabar se irradiando e acometendo outros órgãos de nosso corpo, como rins, ovários e outros.

O que pode ser dor nas costas - Definição de dor nas costas
Imagem: atribunamt.com.br

Causas das dores nas costas

Confira agora, uma lista com as principais causas que dão origem as dores nas costas:

  • Traumas ou quedas;
  • Estresse;
  • Prática de exercícios de maneira inadequada sem a orientação de um profissional capacitado;
  • Manutenção de postura inadequada;
  • Sedentarismo;
  • Hérnia de disco;
  • Artrose;
  • Lombalgia;
  • Artrite reumatoide;
  • Presença de alterações no formato normal da coluna como: lordose, escoliose ou cifose;
  • Aneurisma da aorta;
  • Infecções instaladas nos ossos que fazem parte da coluna vertebral;
  • Dentre outros...

Algumas dores dos órgãos podem acabar irradiando para as costas, passando então, a ser a causa principal destas dores. Alguns distúrbios abdominais que podem causar as dores nas costas são: apendicite, presença de pedras na vesícula, cálculos renais, infecções na bexiga, câncer ou cistos nos ovários, endometriose, torção dos testículos e outros.

Leia também: O que pode ser mancha escura nas costas

O que pode ser dor nas costas - Causas das dores nas costas
Imagem: hagah.com.br

Saiba como prevenir as dores nas costas

Primeiramente, é preciso que você comece a realizar alguns exercícios para que possa prevenir dores nas costas futuramente. Faça natação, ande de bicicleta, alongue-se e realize treinamentos de força.

Também é importante que você realize suas atividades diárias pensando na ergonomia e na postura adequada de seu corpo, abaixando-se e levantando-se corretamente, sentando-se de maneira adequada dentre outras práticas.

Veja algumas dicas importantes sobre a prevenção das dores nas costas:

  • Evite passar o dia inteiro em pé, caso seja possível, sente-se em um banquinho;
  • Use saltos altos com moderação;
  • Sente-se somente em cadeiras que possuem apoio nas costas, assentos ajustáveis e apoio para seus pés e braços;
  • Caso precise dirigir durante muito tempo, coloque um travesseiro ou toalha macia enrolada atrás de suas costas, além disso, é preciso que você dê algumas paradinhas no meio do caminho e desça do carro para esticar as pernas, caminhe um pouco e relaxe seus músculos para aliviar a tensão existente em suas costas;
  • Pare de fumar e mantenha seu peso corporal sempre saudável!

Siga as nossas dicas e diga adeus as dores nas costas!

Sugestão: Se você sente dor nas costas quando tosse, confira as possíveis causas do problema no artigo - Dor nas costas ao tossir, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Gostou das dicas? Comente, sua opinião é muito importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Alicia U
Um ótimo conteúdo, gostei bastante!
Maria do Carmo Cortez Silva
Minha dor já tem uma semana, ela começou com uma dor no estômago, depois foi para a região, acima dor rins, do lado direito um médico diz que é rins outro diz que é coluna, me ajudem, estou preocupada, dói ao virar o corpo para os lados, levantar ao movimentar o corpo.
Aparecida Ferreira araujo
semana passada estava com uma virose e fui para o pronto socorro chegando la fiquei anoite toda tomando soro. pela manha me der ao alta. de uns dias pra cá comecei a ter muitas dores na coluna e as dores desce paras as pernas ate o pê da muita dormência nas pernas ate o pê não consigo mais fazer o serviço de casa e nem ficar de pê muito tempo que doí demais as pernas e as costas não estava com estas dores ate us mês atras foi depois que tive a virose.hoje quando levantei pus o pê no chão minha perna estava dormente e cai quase quebrei o braco. o que pode ser isto. espero uma resposta. obrigado.
Imagem: fcnoticias.com.br
Imagem: atribunamt.com.br
Imagem: hagah.com.br
1 de 3
O que pode ser dor nas costas