Dor de pernas

O que podem ser dores nas pernas - Sintomas normais e sérios

O que podem ser dores nas pernas - Sintomas normais e sérios

Todos nós já tivemos alguma vez dores nas pernas e, normalmente associamos estas dores à má circulação, no entanto existem várias causas para esse problema. Nas pernas temos ossos, músculos, vasos sanguíneos, gordura, pele, nervos e articulações e para cada uma destas partes existem doenças que podem causar dor. Este problema pode estar associado a doenças sistêmicas, problemas locais ou por excesso de esforço. Se também você sofre com este problema, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra o que pode ser dores nas pernas.

Também lhe pode interessar: O que causa a dormência nas pernas

Índice

  1. Principais causas para dores nas pernas
  2. Dor nas pernas ao se deitar
  3. Dores nas pernas durante a menstruação
  4. Dor na perna esquerda pode ser infarto?
  5. Como aliviar as dores nas pernas?

Principais causas para dores nas pernas

Lesões musculares

A causa mais comum de dor nas pernas é de origem muscular. Este tipo de dor pode ocorrer em indivíduos de qualquer faixa etária e pode ser causada devido a algum tipo de esforço físico ou à repetição de exercícios intensos. Pode ocorrer uma contusão da musculatura da panturrilha ou da coxa que causa uma dor persistente na região afetada e inchaço.

Para este tipo de situação o tratamento passa por repouso, fisioterapia para reabilitar os movimentos normais das pernas e anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Má circulação

Outra das causas associadas às dores nas pernas são os problemas de circulação sanguínea. Este tipo de dor ocorre normalmente em adultos, especialmente em mulheres a partir dos 40 anos de idade e, surge devido a varizes nas pernas. Estas veias que se tornam mais visíveis principalmente no joelho e na parte posterior do joelho podem apresentar pele avermelhada, inchaço, inflamação, aquecimento da perna, sensação de queimação ao longo das veias e endurecimento.

Se você tem histórico familiar de varizes, então deve evitar ficar em pé ou sentado durante um grande período de tempo, fazer exercícios pesados ou cruzar as pernas, visto serem atividades que propiciam ainda mais o aparecimento de varizes.

Cãibras

As cãibras são outras das causas associadas às dores nas pernas. Elas são resultado de uma fadiga muscular, causada por uma forte e prolongada exigência física. As cãibras ocorrem normalmente a quem pratica esporte, inicia atividade sem aquecimento ou a quem tem a musculatura pouco desenvolvida e preparada. Outro dos fatores que pode provocar cãibras é a desidratação, devido à diminuição de potássio, sódio, magnésio e cálcio no organismo. Este incômodo deve ser tratado com repouso e uma dieta que reponha os minerais perdidos.

Diabetes

Pacientes com diabetes e aids também podem sentir uma dor intensa e contínua nas pernas, para além de uma sensação de formigamento e cansaço. Isto pode ocorrer porque o tratamento para estas condições pode causar alterações no sistema nervoso periférico, constituído por gânglios e nervos. Este tipo de dor também pode ser causada devido a um consumo excessivo de bebidas alcoólicas, disfunções hereditárias, deficiências nutricionais e exposição a substâncias tóxicas. O tratamento deve ser indicado por um médico.

Problemas na coluna

A dor nas pernas também pode estar relacionada a problemas na coluna. Isto pode ocorrer devido a um esmagamento de um nervo que vai para a perna o que causa essa dor. A dor começa normalmente na região lombar e desce pela parte de trás da coxa e perna até chegar à planta do pé. Outros sintomas associados são perda de sensibilidade, cansaço das pernas e sensação de formigamento. Esta situação ocorre normalmente em adultos e pode acontecer devido a uma hérnia de disco, obesidade, sedentarismo e postura inadequada.

O tratamento passa por repouso, reeducação postural, terapia física e analgésicos para diminuir dores intensas.

Gravidez

A gravidez também pode causar dores nas pernas, principalmente no início. Esta situação é completamente normal e ocorre devido a um aumento de hormônios, estrogênio e progesterona, que aumentam o volume de sangue nas pernas de grávida. O crescimento do bebê e o consequente aumento de peso da grávida, levam a uma compressão do nervo ciático e da veia cava inferior o que causa dor nas pernas e inchaço.

Dor nas pernas ao se deitar

A dor nas pernas especificamente à noite ou na hora de dormir também pode estar relacionada com cãibras e lesões musculares. Mas, além disso elas também podem ser um sintoma de retenção de líquidos, más postura ou síndrome das pernas inquietas.

É importante considerar todas as possibilidades e prestar atenção em outros sinais do corpo para encontrar a chave do problema. Se a suspeita é de retenção de líquidos, por exemplo, isso pode ser um sinal de gravidez, insuficiência renal ou cardíaca, menopausa, problemas nas glândulas linfáticas, entre outros.

Para um dossiê completo sobre as dores noturnas nas pernas, confira o artigo 'Dor nas pernas à noite, o que pode ser?'.

Dores nas pernas durante a menstruação

Além das temidas e inconvenientes cólicas, muitas mulheres têm como sintoma da TPM ou durante o período menstrual uma dor nas pernas ou nas costas. Esse incômodo pode estar diretamente relacionado às cólicas. A explicação é o pico de estrogênio que dilata os vasos e diminui o fluxo sanguíneo em combinação com as contrações uterinas. A consequência pode ser a dor nas pernas.

Quem toma pílulas anticoncepcionais e outros suplementos com hormônios também pode considerá-los uma possível causa, já que eles estimulam a produção de estrogênio. Ao contrário do que muita gente pensa, atividades físicas moderadas ativam a circulação e podem ajudar essa dor a passar quando ela está relacionada ao período menstrual.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: dores nas pernas e menstruação, qual a relação?

Dor na perna esquerda pode ser infarto?

Sim. Esse é um dos motivos pelos quais não se pode ignorar as dores nas pernas. Já vimos que as dores nas pernas podem significar muitas coisas, mas no caso de infarto é preciso agir rápido. E se você tiver consciência de outros sintomas que podem ser sinais de ataque do coração, procure um médio o quanto antes.

Os sintomas de infarto mais comuns e fáceis de serem detectados são:

  • Dor no peito
  • Dores nas pernas e braços
  • Dor no pescoço ou na mandíbula
  • Dificuldade para respirar
  • Náuseas e vômitos
  • Palpitações
  • Ansiedade

Como aliviar as dores nas pernas?

Não existe apenas um remédio caseiro para dor nas pernas pois o tratamento varia muito de acordo com o causa, sendo que a avaliação de um médico é sempre a melhor alternativa. Mesmo assim, você pode tentar as seguintes sugestões para cada situação:

  • Lesões musculares: invista em anti-inflamatórios naturais como chás ou óleos essenciais para massagens. O chá de canela-de-velho é uma sugestão eficiente;
  • Má circulação: além de evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo, experimente massagear as pernas com aloe vera ou algumas dessas outras sugestões do artigo sobre como tratar varizes com remédios caseiros;
  • Cãibras: tome um banho quente e finalize com uma massagem com óleo de eucalipto ou alecrim.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que podem ser dores nas pernas - Sintomas normais e sérios, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Caso a dor nas pernas seja contínua e forte, consulte o seu médico para lhe diagnosticar a causa e prescrever o respetivo tratamento.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Rosangela
Então faz 01 ano que meu pé esquerdo ,tem dormencia e caimbrãs. Fiz ressonancia com Dr Andre Gava, pediu ele esta certo no diagnostico, é uma hérnia coluna L-5 comprime o nervo lombar ,mais protusoes, desgates apenas fisioterapias,e acupuntura, para aliviar mas não sara...tenho, 54 anos idade. Peso, e esforço quando mais nova. tenho 1,53 altura e 45 kg ,estou com massa magra
A sua avaliação:
sandra
A parte inferior da minha perna esquerda doi muito em repouso. Antes a doe era no joelho.É deitar e começa uma dor apertada.Isso vai a noite toda. Só melhora se eu ficar em pé. Estou sempre indo no ortopedista. Já fiz ressonancia, deu só um desgaste no joelho, fisioterapia e nada. A cada dia as dor piora , não consigo doirdoir, o médico nao sabe o que é. Estou sempre fazendo pesquisa na net para saber a causa do meu problema. Estou pedindo socorro.
Ah nao sou sedentarista.
Faço ginastica, ando de bicicleta, caminho.Faço tudo isso sem sentir dor.Mas é só deitar e começa a doer. Tenho 53 anos
Luciene corrêa
o meu sublinho tem dores nas pernas ele so tem 9anos o como pode uma criança ter?geralmente isso acontecer em pessoas com mas idade!
Jamile
Dor no osso abaixo da coluna até o solado do pé.O quê pode ser?
lindinea costa luna
sinto muitas dores nas pernas depois da musculação, tenho 48 anos e faço musculação e dança, estou sentindo dores muito, mas muito fortes nas pernas todas, da coxa para baixo, estou preocupada o que faço????será q pode ser principio de menopausa????
Fabia
Sinto uma dor na barriga perto do umbigo que parece dor de barriga e muitas dores nas pernas oque pode ser me ajude obrigado
A sua avaliação:
Ana Maria
Gostaria de saber o que pode ser que ta me causando dor na perna direita seguida de dilatação dos vazinhos,eu estou fazendo musculação pela manhã...Será que isto que ta causando esta dor ?
jose carlos
tenho muitas dores em minhas pernas isto já vem de muito os anos, hoje esta mas complicado passei por vários os médicos não sei mais oque fazer fis cirurgia de próstata hoje só durmo através de medicamentos
artur de lima neto
Sinto dores constantes nas pernas, dor fina que vem da pantorrilha e vai até a coxa. Ja fui ao medico e ele excluiu varize porque não tenho. Dor intermitente e ja fui socorrido uma vez por conta dessa dor. Aparece em uma das pernas, depois na outra e assim vai.. O que pode ser e qual o tratamento
Editor umComo.com.br
Oi Artur! Confira as informações do texto.
Adelita alves de Souza
Já viz vários exames maiscontinuo sentindo dor nas pernas, existe algum exame específico para diagnosticar esse problema?
Adriana De Toledo Pires
Tenho 35 anos ,sinto dores nas pernas desde criancinha uns 8 anos...mas as dores vinham e passavam e depois se repetia depois de meses...mas agora estão se tornando contínua, nao posso fuçar muito de pé ou andar muito,as dores são fortes que chega até travar as pernas,as vezes da nas duas de uma só vez ,mas sempre é uma de vez. Médicos fizeram exames de sangue e nada constatou, o que seria?
Regina
ESTOU SENTIDO MUITA DOR NAS PERNAS , MESMO DEITADA PODE SER TROMBOSE?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! As causas de dores nas pernas podem ser qualquer uma das indicadas acima no artigo, mas saber com certeza de qual se trata o melhor é ir no médico para conseguir um diagnóstico correto. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
tereza silva
Fiz uma cirurgia de perineo, tem 20 dias e aproximadamente 3dias comecei s senti adencias e dores no toco da perna esquerda será uma trombo se
Adriana
Levei um escorregão e depois de algumas horas veio uma dor muito forte , não consegui andar em pé , só agachado e os músculos parece ter dividido , isso já faz alguns meses e voltei às atividades normais porém a canela está dormente , será q é normal? Obrigada !
Mirian Rodrigues
Sinto uma sensação nas pernas que não me deixa dormir,e não consigo ficar queita geralmente de madrugada, não é dor e como se fosse uma pressão .o que será?
Priscila
Sinto muita dor nas pernas, principalmente a noite, tento dormir com elas para cima pra aliviar a dor e a sensação de queimação, tenho 21 anos mas dês dos 16 sinto isso, como estudo muito passo a maior parte do dia sentada, fazer exercício pode diminuir essa dor? Tem algo que eu possa tomar?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscila, se você passa muito tempo sentada, seria importante manter os pés um pouco elevados, colocando uma altura em baixo, pode ser uma caixa da fruta por exemplo. Além disso, deverá esticar as pernas a cada meia hora. Se ainda assim as dores nas pernas continuarem, seria melhor consultar o seu médico.
Maria José S. Gonçalves
E QUANDO A DOR SE CONCENTRA SÓ NUMA PERNA E SÓ À NOITE NA CAMA DEITADA ????
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, isso pode ser problemas de circulação sanguínea. Estar muito tempo de pé também pode causar essa dor. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
O que podem ser dores nas pernas - Sintomas normais e sérios