O que pode ser mancha branca na pele

O que pode ser mancha branca na pele

Observou recentemente algum tipo de mancha branca na sua pele? Elas são bastante comuns e, muitas vezes aparecem em zonas muito visíveis do corpo, como o rosto, o pescoço, os braços, o peito, etc. É importante prestar atenção a elas e consultar um dermatologista em caso de dúvida, pois por detrás destas marcas cutâneas há causas muito diversas. Podem ser causadas por fungos, deficiências de nutrientes na dieta, transtornos imunológicos, entre outros. Por isso, é necessária uma examinação médica para saber do que se trata. Só assim poderá receber o tratamento mais adequado para você e saber que a saúde da sua pele se encontra nas condições ideais. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber o que pode ser mancha branca na pele e os possíveis tratamentos que pode levar a cabo.

Manchas brancas na pele por fungos: pano branco

As manchas brancas na pele são, por vezes, causadas por uma infecção micótica cutânea denominada de pitiríase versicolor ou pano branco. Esta condição é causada por um fungo chamado malassezia globosa, que está presente na pele mas pode proliferar mais que o habitual em certas circunstâncias, como por exemplo em um clima úmido e quente, e dar lugar ao aparecimento de uma erupção cutânea. Também é mais comum entre adolescentes, homens jovens adultos e pessoas que têm uma pele muito oleosa.

Neste caso, as manchas que aparecem podem observar-se como uma espécie de manchas pequenas de uma cor clara e pálida com bordas bem delimitadas em zonas como as costas, as axilas, os braços, o pescoço e o peito. Estas manchas brancas costumam se tornar mais visíveis quando ao se expor ao sol, as zonas afetadas não se bronzeiam e contrastam assim com a cor da pele ao redor. Além disso, a erupção cutânea pode vir acompanhada de sintomas como coceira e aumento da sudorese.

Tratamento para a pitiríase versicolor

  • Deve-se iniciar um tratamento à base de medicamentos antimicóticos, ora sejam aplicados diretamente sobre a pele ou administrados por via oral.
  • Também se pode aplicar uma loção antifúngica em casa, que pode ser em formato pomada, creme ou shampoo, dependendo das zonas afetadas.
  • Aplicar aloe vera sobre as lesões cutâneas pode ser uma boa forma de aliviar a coceira.
  • No caso da erupção não melhorar passadas umas 2 semanas depois de iniciar o tratamento, deve-se consultar o médico ou dermatologista.

O vitiligo

Outra das condições que pode dar resposta à pergunta o que pode ser mancha branca na pele é o vitiligo. Neste caso, trata-se de uma doença de pele que provoca o aparecimento de manchas brancas em diferentes zonas do corpo, que ocorre como consequência da destruição dos melanócitos, que são as células responsáveis por dar cor à sua pele. Embora se desconheça a causa exata desta condição, foi referido que poderia estar relacionada com um problema imunológico, assim como outras condições autoimunes, como por exemplo o hipertiroidismo, a anemia perniciosa ou a doença de Addison.

As manchas por vitiligo são irregulares, podem ser pequenas ou grandes e aparecer em qualquer parte do corpo, embora sejam mais frequentes em zonas como o rosto, as mãos, os cotovelos, os joelhos e os pés. Para além da mudança cutânea, estas manchas não costumam vir acompanhadas de outro tipo de sintomas, embora em alguns casos se possam tornar marrons e apresentar algumas escamas.

Tratamento para o vitiligo

  • Não existe um tratamento eficaz que possa curar o vitiligo definitivamente.
  • Aplicação de medicamentos tópicos (cremes) sobre a pele afetada.
  • Fototerapia: a pele é exposta à luz ultravioleta, que pode ser após ter tomado algum medicamento que faz com que a pele esteja mais sensível à luz.
  • Enxertos de pele: tratamento cirúrgico no qual se extrai a pele de uma zona do corpo não afetada e coloca-se naquelas que perderam o pigmento.
  • É importante proteger com um bom creme solar de fator elevado aquelas zonas afetadas pelo vitiligo todos os dias.

Além disso, recomendamos que consulte o artigo como curar o vitiligo naturalmente.

Pitiríase alba

A pitiríase alba é uma condição comum da pele que se manifesta através do aparecimento de manchas claras de cor esbranquiçada ou rosada em zonas como o rosto, os braços, o pescoço e a zona superior do corpo. No início, as manchas viram avermelhadas e escamosas, mas com o passar dos dias vão se tornando mais claras.

As causas exatas deste transtorno cutâneo são desconhecidas, embora possa ser associado ao eczema, um clima quente e úmido e o uso de determinados sabões agressivos. É uma condição mais comum entre crianças de pele escura.

Tratamento para a pitiríase alba

  • Aplicação de cremes umectantes para as escamas.
  • Aplicação de cremes esteroides suaves.
  • Aplicação de um medicamento denominado imunomodulador para diminuir a inflamação.
  • Tratamento com laser para eliminar as manchas.

Hipomelanose gutata

A hipomelanose gutata é uma condição de pele que às vezes se confunde com vitiligo, mas ao contrário deste, trata-se de uma doença de pele que não compromete a saúde. Aparecem manchas brancas circulares com bordas bem definidas em zonas como a parte inferior das pernas, antebraços ou decote e em nenhum caso apresentam vermelhidão ou causam coceira.

Apesar da causa do seu aparecimento não estar clara, associa-se com as excessivas exposições solares, o envelhecimento e a genética.

Tratamento para a hipomelanose gutata

  • Ao ser uma condição benigna, não precisa de um tratamento médico específico.
  • Podem-se eliminar através de tratamentos com laser ou dermoabrasão, sempre sob a supervisão de um dermatologista profissional.

Manchas brancas na pele por deficiências nutricionais

Manchas brancas podem também ser causadas por uma deficiência nutricional em nosso organismo, falta de vitaminas como cálcio, vitaminas E e D causam essas manchas pelo corpo.

Nesses casos é indicado um acompanhamento médico, pois se você apresenta manchas brancas na pele por deficiência nutricional significa que a sua dieta alimentar está desequilibrada. Ingerir vegetais e laticínios ajudam a manter essas vitaminas em dia no nosso organismo, por isso procure sempre integrá-los à sua alimentação.

O seu médico pode lhe indicar até mesmo o consumo de uma vitamina para colocar os níveis de vitaminas do seu organismo em dia.

Procure sempre ter uma dieta equilibrada para evitar essas manchas brancas na pele, consuma sempre alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser mancha branca na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.