O que pode ser mancha escura nas costas

O que pode ser mancha escura nas costas

Manchas marrons nas costas na pele causam muita preocupação pois podem ser causadas por problemas sérios como melasma, entretanto, de forma geral, trata-se apenas de alterações na pigmentação da pele que podem ser causadas por excesso de sol quando não se usa protetor solar, o que, em grande quantidade, pode acabar virando até mesmo câncer de pele. Por ser sintoma de diversas doenças, manchas na pele podem assustar, principalmente quando de tons escuros, para descobrir o que pode ser mancha escura nas costas, leia esse artigo do umCOMO!

Manchas na pele: o que pode ser?

Sardas

São pequenas manchas mais escuras do que a pele de quem as têm e que costumam aparecer principalmente em rosto, braços e costas, geralmente sardas surgem na pele desde a infância, mas podem aparecer mais tarde e serem reforçadas quando há exposição da pele ao sol, o que explica serem mais comuns em áreas como a do rosto, onde tomamos mais sol. As sardas são benignas, ou seja, não causam nenhum mal para a saúde, entretanto, caso seja do desejo de quem as têm, é possível realizar procedimentos estéticos para remoção.

Pintas

Pintas podem surgir em qualquer lugar do corpo, inclusive nas costas, e, assim como as sardas, nada mais são do que concentrações de melanina na pele, entretanto, por vezes as pintas acabam crescendo demasiadamente e criando textura, nesses casos é bom que se consulte um médico pois podem ser indício de câncer de pele, chamado melanoma, principalmente se você costuma tomar sol nas costas.

Melasma

Melasmas são manchar que surgem na pele, geralmente no rosto e em outras regiões que costumam tomar sol, como colo e também costas, sendo a exposição solar principal única causa. Além de ser mais comum em mulheres por fatores hormonais, costuma aparecer especialmente em mulheres grávidas, que devem dobrar os cuidados reforçando o consumo de vitamina A e uso e protetor solar.[1]

Resquício de lesão

Se você machucou a pele do local onde as manchas escuras na costas surgiram, seja por queimadura, ralado, arranhão ou descamação em razão do excesso de sol, é muito provável que as manchas sejam apenas resultado da lesão. De forma geral, manchas causas por lesões dentem a desaparecer com o tempo porque a pele vai se recuperando e voltando ao estado original, ainda que demore um pouco.

Manchas senis

As marcas da idade podem aparecer por meio de manchas marrons nas costas, braços, rosto e pescoço, por serem as áreas do corpo mais expostas. Tais manchas possuem tom marrom claro e são bem maiores do que pintas, além de, assim como as sardas, serem muito mais comuns em pessoas de pele branca e não apresentarem problemas para a saúde do idoso que as tiver.

Melanoma

O melanoma é o câncer de pele e costuma aparecer com mais frequência em pessoas de pele clara pois a quantidade reduzida de melanina deixa a pele mais exposta aos raios solares causadores do câncer, assim como faz com que a pele dessas pessoas sofra mais com envelhecimento causado pelo sol. O melanoma pode ser identificado por: rápida alteração de cor que chegam a formar manchas pretas na pele, mudança de tamanho e textura, dor, criação de nódulos e criação de úlceras que podem sangrar.[2]

Como reconhecer um melanoma

O melanoma é o tipo de câncer de pele menos frequente, mas também é o mais perigoso, motivo pelo qual devemos estar muito atentos a seus sinais com o fim de garantir nosso bem estar. A boa notícia é que este tipo de lesão pode ser detectado em seus primórdios se prestarmos atenção às mudanças em nossa pele e consultarmos a tempo um especialista. Entenda como reconhecer um melanoma:

Grupos de risco

O câncer de pele na forma de um melanoma é uma doença que pode afetar qualquer pessoa. No entanto, determinados grupos são mais propensos à doença, entre eles:

  • Quem tem um familiar direto que tenha tido melanoma ou câncer de pele.
  • As pessoas com pele branca e olhos e cabelo claros, pois têm uma pele mais sensível.
  • As pessoas que sofreram queimaduras de sol ou que tenham passado muito tempo sob o sol por qualquer razão.
  • Os maiores de 50 anos.

Sinais de melanoma

Para reconhecer os melanomas devemos prestar especial atenção aos sinais que aparecem no corpo, pois uma mudança em sua forma, cor ou aspecto poderia ser um sinal de alarme. Também o é o aparecimento de sinais novos com formas ou aspectos estranhos. Diante de qualquer destes casos, devemos consultar um dermatologista o quanto antes.

Para reconhecer um melanoma, podem ser usadas as siglas ABCDE, que nos recordam aqueles aspectos que devemos considerar no momento de revisar os sinais presentes em nossa pele. Estes tipos de lesões possuem estas características:

  • Asimetria: uma metade do sinal não é simétrica com a outra.
  • Bordas que parecem desiguais ou turvas não estão corretamente definidas.
  • Cor: conta com vários tons desiguais, incluindo o café, o preto e o canela.
  • Diâmetro: ele ou os sinais vão aumentando seu tamanho.
  • Evolução: mudanças nos sinais que se apresentam de forma repentina, em poucas semanas ou meses.

Prevenção do melanoma

Caso esteja dentro do grupo de risco, é importante verificar sua pele uma vez por mês com o fim de detectar qualquer mudança anormal em seus sinais, sardas e manchas. Também é necessário visitar um dermatologista para uma revisão profissional uma vez ao ano.

A importância do uso do protetor solar

O contato da pele com os raios UVs provenientes do sol faz com que ocorram alterações químicas que modificam as células da pele e também aumentam a produção de melanina como forma de autoproteção do corpo visando proteger o tecido, já que a melanina é capaz de bloquear os raios solares.[3]

Uma forma artificial de proteger nossa pele e bloquear parcialmente os raios solares danosos é pelo uso do protetor solar, que é ainda mais importante em pessoas de pele clara mas que deve ser utilizado por todos, o que varia é o fator do protetor: quanto mais clara sua pele, maior o fator do protetor que deve ser utilizado. O descuido com a pele pode levar até mesmo a um câncer cutâneo, o que pode ser letal.

Outros sinais úteis para reconhecer um melanoma ou consultar um especialista são:

  • Dor, coceira ou sensibilidade no sinal.
  • A cor da borda do lugar propaga-se até a pele, parecendo uma mancha.
  • Lesões ou feridas que não cicatrizam após vários meses.
  • Sangramento, crostas, escamação ou qualquer mudança na superfície do sinal.

Caso esteja dentro do grupo de risco, é importante verificar sua pele uma vez por mês com o fim de detectar qualquer mudança anormal em seus sinais, sardas e manchas. Também é necessário visitar um dermatologista para uma revisão profissional uma vez ao ano.

Quando consultar um médico

  • Coceira: mancha escura nas costas que coça muito não é algo normal, na verdade, qualquer mancha na pele que cause coceira merece atenção e marcação de consulta com dermatologista ou até mesmo com um clínico geral de pronto-socorro pois pode ser sinal de doenças;
  • Dor: as manchas normais na pele como as das pintas por vezes causam uma elevação, o que é normal, entretanto, dor é algo estritamente ligado a problemas de saúde, sendo assim, se as manchas começarem a doer, consulte um médico.

Além disso, caso suas manchas escuras nas costas estejam mudando de aparência rapidamente, pode ser sinal de câncer de pele e exigem consulta médica o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser mancha escura nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2018/05/entenda-como-o-melasma-age-e-como-trata-lo.html
  2. http://www.scielo.br/pdf/abd/v80n1/v80n01a04.pdf
  3. http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n4/v86n4a16.pdf