O que pode ser manchas vermelhas

O que pode ser manchas vermelhas
Imagem: purepeople.com.br

Devemos estar sempre atentos aos sinais que aparecerem no nosso corpo, pois normalmente são manifestações de que algo não está bem com a nossa saúde. O aparecimento de manchas vermelhas na pele podem significar apenas uma picada de insecto ou, podem ser um sinal de alguma doença de pele. Por isso, sempre que verificar a presença de manchas vermelhas na sua pele, deverá consultar o seu médico ou dermatologista, para ser avaliado e prescrito o tratamento adequado. Se quer saber o que pode ser manchas vermelhas na pele, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

As manchas vermelhas podem aparecer em qualquer parte do corpo e, dependendo da causa, podem se estender e tornar-se generalizadas. Dependendo também da causa, as manchas podem apresentar tonalidades diferentes, gerar coceira ou não e apresentar relevo. Para começar, deverá descartar a hipótese de picada de insecto. Identifique o tipo de picada de insecto com as dicas do nosso artigo e determine se se trata de uma picada de mosquito, abelha, pulgas ou percevejos, carrapatos ou picada de mosquito. Caso nenhum tipo de picada de insecto corresponda com as características da sua mancha vermelha, pode significar uma doença de pele.

2

Uma das causas de manchas vermelhas na pele pode ser alergias ou urticária. Quando se trata de uma alergia, as manchas podem ser tanto vermelhas como brancas e normalmente geram coceira. Este tipo de manchas aparece geralmente após o contato com o alergênio, que pode ser pelos de animais, plantas, remédios, alimentos ou outros. Em caso de alergia deverá realizar um teste de alergia na pele para determinar qual o alergênio que está causando a alergia. A urticária é uma reação alérgica e também se apresenta sob a forma de manchas vermelhas salientes que geram coceira.

Imagem: fotosantesedepois.com
3

O aparecimento de manchas vermelhas na pele também pode significar psoríase, uma doença de pele. A psoríase manifesta-se com manchas vermelhas bem delimitadas com descamação prateada e pode ou não apresentar coceira. Esta doença de pele aparece normalmente no couro cabeludo, joelhos e cotovelos e ainda tem causa desconhecida, apesar de se acreditar que possa estar relacionada com um problema de imunidade.

4

A dermatite atópica, conhecida também como eczema atópico, também está entre as causas de manchas vermelhas na pele. Para além das lesões avermelhadas, a dermatite tem como sintomas o inchaço local, descamação da pele, coceira, alterações na cor da pele e possível formação de crosta. Esta doença de pele pode ocorrer devido a alguma alergia a um medicamento, ao tecido da roupa utilizado, à transpiração, ácaros, poeira, pele ressequida, fungo, entre outros. Se as suas manchas vermelhas se deverem a dermatite, talvez seja útil saber de alguns remédios caseiros para tratar a dermatite atópica.

Imagem: blog.poliambulatoriodallarosaprati.it
5

Mas as manchas vermelhas na pele também podem significar dengue, uma doença causada pela picada infectada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas da dengue aparecem normalmente 3 dias após sermos picados e aparecem sob a forma de manchas vermelhas na pele semelhantes ao sarampo, com ou sem coceira, para além de falta de apetite, sensação de fadiga intensa, febre alta e dor de cabeça forte.

6

Manchas vermelhas na pele também podem significar lúpus ou AIDS. No primeiro quadro, as manchas vermelhas podem ou não apresentar relevo e pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente em mulheres do que em homens. No caso de AIDS, as manchas vermelhas costumam ser pequenas e arrendadas, apresentando um ligeiro relevo.

7

A não ser que as manchas vermelhas na pele se devem a uma picada de insecto, deverá consultar sempre o seu médico ou dermatologista para ser analisado e prescrito o tratamento adequado para o seu caso. Lembre-se que as manchas vermelhas são uma reação do seu corpo, por isso significam que algo não está bem na sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser manchas vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Fique sempre atento aos sinais que o seu corpo lhe dá e, caso ocorram alterações a nível de tamanho ou cor, deverá consultar o seu médico ou dermatologista.