O que pode ser pele descascando

O que pode ser pele descascando

São várias as razões que deixam a pele seca e coçando, desde hábitos cotidianos a contato com produtos. Mas ao identificar o problema é possível buscar a solução mais eficiente e voltar a ter uma pele macia e saudável. Para saber o que pode ser pele descascando o umComo.com.br reuniu diferentes motivos que podem levar ao problema e também sugere o que pode ser feito em cada situação.

Passos a seguir:
1

Entre os motivos que podem causar pele descascando estão as baixas temperaturas, por isso, no inverno as peles, inclusive, as mais secas sofrem com o vento quando estão desprotegidas, inclusive, na rua. Isso acontece porque com os meses frios a umidade do ar diminui, reduzindo a quantidade natural de óleo da pele. Uma solução eficiente nesses casos é ter em casa ou no local de trabalho um umidificador, para que o nível de umidade não fique inferior a 50%. Também vale a pena proteger fisicamente o rosto com uma echarpe ao sair para a rua, bem como usar hidratante com mais frequência e protetor labial.

2

As altas temperaturas também prejudicam a saúde da pele, inclusive, quando elas estão presentes no banho quente. Embora seja relaxante, água quente não combina em nada com a pele, nem com o couro cabeludo. Por isso, mesmo quando estiver frio é preciso moderar a temperatura da água. Além de deixá-la mais amena, outra dica é tomar banhos curtos, que fazem bem para a sua pele e para o meio ambiente. É possível ainda deixar o corpo levemente úmido, assim, a pele pode absorver essa água e manter a sua umidade natural.

3

Para garantir a umidade da pele você também pode passar um hidratante no corpo com a pele ainda úmida, depois do banho, sendo que os produtos que possuam em sua fórmula vaselina ou ceramida são os mais eficientes quando a pele estiver muito seca e descascando. Para o rosto o melhor é usar um creme adequado ao seu tipo de pele, sendo ainda conveniente que ele tenha proteção solar. O envelhecimento é outra razão da pele descascando, uma vez que as mudanças hormonais que acontecem com o passar dos anos deixam a cútis mais fina.

4

Para evitar que a idade afete demais a sua pele, além da hidratação adequada, é indicada a realização de uma massagem na pele enquanto o produto é aplicado. A pele também pode ficar seca demais e descascar por causa de tecidos ou produtos de higiene e limpeza aos quais você tem alergia. O mais comum é que tecidos sintéticos, amaciantes, detergentes, sabão em pó e mesmo sabonetes desencadeiem a irritação.

5

Uma solução é preferir sempre os produtos sem perfumes e que possuam menos produtos químicos, como corantes, ou seja, formulados para peles sensíveis. Para as roupas e lençóis prefira o algodão. Mesmo os sabonetes merecem atenção, já que eles não são todos iguais, sendo o melhor escolher os indicados para peles secas. Quem possui o hábito de usar esponjas ao tomar banho pode ter nessa atitude a razão da sua pele descascando, pois o atrito agride a pele.

6

Por fim, a pele descamando pode ser ainda sintoma de um problema de saúde, como psoríase ou dermatite atópica (eczema), quando além de seca a pele fica vermelha. Mesmo diabetes e problemas da tireoide podem deixar a cútis na mesma situação. Dessa forma, se você já tomou as providências que achava necessárias e ainda assim a sua pele continua descascando, com coceira e vermelhidão não espere mais e marque uma consulta com um dermatologista. Assim, você pode voltar a ter a sua pele macia e resolver o problema que está prejudicando a sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser pele descascando, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.