O que pode ser sangue no sêmen

O que pode ser sangue no sêmen

Embora nem sempre seja um sinal com o qual o homem deve se preocupar, a presença de sangue no esperma pode se tratar de uma simples infecção que exige apenas o tratamento médico. No entanto, pode ser indício de doenças mais graves, como DST – doença sexualmente transmissível. Por isso, o umComo.com.br vai explicar o que pode ser sangue no sêmen, sendo importante sempre buscar ajuda médica ao constar o sintoma.

Passos a seguir:
1

A hematospermia é o nome dado quando aparece sangue no sêmen, sendo que apenas um médico especialista pode dizer a que problema esse sintoma está relacionado, pois vai depender de alguns exames. Quando se trata de uma doença é possível que outros sinais também apareçam, entre eles, febre, sangue na urina, perda de peso, inchaço no escroto, dor ao urinar ou ejacular e dor dos ossos, na região lombar e no escroto. Ao serem relatados ao médico fica mais fácil do profissional fazer o diagnóstico correto.

2

Quando se trata de uma DST, o sangue aparece no sêmen devido a uma inflamação das vesículas seminais, as quais têm a função de produzir o esperma. Para prevenir essas doenças é imprescindível o uso de preservativo em todas as relações sexuais. No entanto, infecções e lesões também podem causar o mesmo problema, bem como malformações congênitas e vasculares, distúrbios hemorrágicos, doenças sistêmicas em que existe sangramento e até mesmo tumores. Além disso, o sangue no esperma pode indicar problemas ainda em outros órgãos, como nos testículos, na uretra, na próstata ou no epidídimo.

3

A prostatite, por exemplo, tem como um de seus sintomas o sangue no sêmen, sendo que o problema se refere à inflamação que acomete as glândulas da próstata, provocada pela bactéria Escherichia coli. É uma doença bastante comum, porém, pouco conhecida, que pode afetar homens de todas as idades, inclusive, após os 40 anos. Hábitos de higiene podem ser o suficiente para prevenir essa doença, como todas as demais que são contraídas por meio de agentes nocivos. Além disso, alimentação equilibrada e atividades físicas deixam o sistema imunológico fortalecido e reduzem as chances de infecções.

4

A infecção urinária também pode ter como sintoma o sangue no esperma, sendo outra doença muito comum que pode afetar tanto os rins quanto a bexiga e a uretra. Além de usar camisinha, já que algumas dessas infecções podem acontecer devido ao contato sexual, é recomendado ao homem que beba muita água e trate casos de constipação. O cálculo urinário, popularmente conhecido como pedra no rim, é outro problema que apresenta o mesmo sintoma. Consiste em pequenas pedras que se formam devido ao acúmulo de minerais e sais ácidos que se solidificam e se concentram na urina. É uma doença comum em todas as faixas etárias.

5

A prevenção consiste em ter uma alimentação adequada, com ingestão moderada de sal, um dos principais responsáveis pela formação das pedras. É importante ainda beber muita água, dar preferências aos alimentos ricos em proteínas magras e evitar os ricos em açúcar, os quais podem também causar o problema. Por fim, vale dizer ainda que o sangue no esperma pode ser a consequência da realização de alguns exames, como os endoscópicos, biópsia da próstata, hematospermia iatrogênica ou mesmo devido ao uso de medicamentos anticoagulantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser sangue no sêmen, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.