O que posso comer com aparelho ortodôntico

O que posso comer com aparelho ortodôntico

O aparelho nos dentes ou aparelho ortodôntico fixo é, sem dúvida, uma das alternativas mais populares para corrigir as deformações nos dentes e trazer um lindo sorriso que ajuda a pessoa a se sentir bem mais segura e confiante. A duração do tratamento varia dependendo de cada paciente, no entanto, enquanto estiver com o aparelho, é importante cuidar da dieta e da higiene bucal com o objetivo de evitar que alguns alimentos fiquem presos nos brackets, causando incômodos.

Além disso, é comum sentir sensibilidade dental devido à pressão exercida durante o tratamento, ao mesmo tempo em que o aparecimento de feridas pode tornar mais complicado o ato de comer. Para todos esses casos existe uma solução, por isso em umComo.com.br vamos explicar para você o que pode comer com aparelho ortodôntico para garantir o seu bem-estar.

A forma de comer com aparelho ortodôntico

Um dos aspectos que mais nos preocupam quando usamos aparelho é que algum bracket se solte e tenhamos que ir correndo para o dentista substitui-lo. Também nos incomoda a possibilidade de ficar com resíduos visíveis de comida na nossa boca, no entanto, para evitar ambas as situações, há uma solução muito simples: comer de forma diferente.

Ao invés de dar uma mordida em um hambúrguer, sanduíche ou maçã, deverá simplesmente cortar em pedaços pequenos para os comer com maior comodidade, usando sempre os seus dentes de trás. Assim evitará acidentes e garantirá que nada fique preso no aparelho. No caso dos lanches ou sanduíches é possível também morder diretamente com os dentes de trás em vez dos frontais, sempre que o pão seja macio.

Claro que pode ser um pouco incômodo ter que cortar tudo, mas depois de algumas semanas irá se habituar a isso sem problemas.

Alimentos não recomendáveis

Na hora de escolher o que pode comer caso use aparelho não existem muitas limitações, mas é importante lembrar que alguns alimentos não são recomendáveis pois podem ficar grudados ou presos no aparelho, dificultando a higiene e causando incômodos. As opções que recomendamos eliminar da sua dieta são:

  • Balas duras ou masticáveis.
  • Chicletes e guloseimas.
  • Frutos secos e sementes, pois costumam ficar nos brackets.
  • Carnes muito fibrosas.
  • Alimentos muito duros, pois podem causar danos no aparelho e incômodos nos seus dentes. O pão duro ou muito torrado, o gelo, a pipoca ou o milho verde, de preferência, não devem ser consumidos.

O que comer quando meus dentes doem?

A dor nos dentes é comum durante os primeiros dias com o aparelho devido à pressão que ele exerce, mas também é possível sentir incômodos quando o dentista ajusta ou quando usamos elásticos para facilitar os movimentos dentais pontuais. Nestes casos a dieta possui um papel importante, pois devemos comer alimentos macios que não aumentem a incomodidade.

O pão de forma, purê, compotas, cremes de verduras ou peixes são uma boa alternativa junto com outras opções como pudins, iogurte e inclusive sorvete, que graças ao frio aliviarão as dores. No nosso artigo alimentos permitidos na dieta macia damos algumas opções que poderá comer.

Além disso, é importante saber como diminuir as dores; para descobrir consulte nosso artigo como aliviar a dor causada pelo aparelho ortodôntico.

Se aparecer uma afta, quais alimentos devo evitar?

Além de todas as recomendações anteriores, não podemos esquecer o aparecimento de incômodas aftas ou feridas quando usamos aparelho, algo comum devido ao atrito da pele da boca com o bracket. Quando as aftas aparecem, a dor e o desconforto também aparecem e nesses casos é importante também ajustar a dieta.

Evite de todas as formas os cítricos, os alimentos picantes e duros, que poderiam aumentar ainda mais a lesão. Ao invés disso, deve seguir uma dieta macia que contribua para a sua recuperação. Também pode seguir as recomendações que damos no nosso artigo como curar as aftas para conseguir se recuperar o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que posso comer com aparelho ortodôntico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.