O que posso comer se sou resistente à insulina

O que posso comer se sou resistente à insulina
Imagem: llanoalmundo.com

A insulina é um hormônio produzido pelo nosso pâncreas que tem como obejtivo controlar os níveis de glicose no sangue e fazer com que a mesma se transforme em energia para favorecer nosso funcionamento corporal. Quem sofre de resistência à insulina produz de forma adequada este hormônio, mas as células não respondem a ele, por este motivo o pâncreas reage produzindo ainda mais insulina, o que com o tempo fará com que a glicose no corpo aumente e com isso também a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Uma mudança na dieta pode ser muito favorável para melhorar esta condição, por isso em umComo explicamos a você o que comer se você for resistente à insulina para cuidar da sua saúde.

Riscos da resistência à insulina

O principal e mais claro risco de sofrer de resistência à insulina é a possibilidade de sofrer de diabetes tipo 2 em um futuro próximo, por isso esta doença é conhecida como pré-diabetes. A mudança nos hábitos de vida, especialmente em pacientes com obesidade e sedentarismo, pode marcar a diferença regulando o corpo e favorecendo o desaparecimento da resistência à insulina.

Este ponto é de extrema importância, pois com uma verdadeira mudança no estilo de vida do paciente e seguindo as indicações médicas necessárias, será possível lutar contra esta condição e beneficiar a saúde.

O que posso comer se sou resistente à insulina

A chave fundamental da dieta em pessoas resistentes à insulina é ingerir alimentos com um índice glicêmico baixo ou médio, isto é, aqueles que fornecem glicose ao nosso sangue de forma lenta.

Por outro lado é necessário controlar ou evitar os de índice glicêmico alto que ao enviar glicose de forma rápida ao organismo fazem com que o pâncreas deva produzir mais insulina, mas não se esqueça que ele já se encontra produzindo uma quantidade elevada deste hormônio, pelo que o excesso deste tipo de alimentos poderia levar direto à diabetes tipo 2.

Assim, é recomendável que sua alimentação seja baseada em:

  • Alimentos com índice glicêmico baixo: peixes, carnes, especialmente as magras, ovo, frutas secas, frutas como a maçã, o kiwi, os mirtilos, os pêssegos, a pera, o morango ou as laranjas. Além disso, você pode incluir legumes e verduras de folha verde ou alternativas como a cenoura e a abobrinha, e lacticínios sem adição de açúcar.
  • Alimentos com índice glicêmico médio: estes devem ser incluídos em quantidades moderadas. Entre eles destacam-se os cereais integrais como a aveia ou o arroz integral e frutas como a banana, a manga ou o melão.
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br

O que devo evitar se sou resistente à insulina

É conveniente evitar os alimentos com alto índice glicêmico e com alto teor de gordura. Assim, recomenda-se reduzir ao mínimo a ingestão de:

  • Açúcar refinado ou branco.
  • Produtos de panificação, sobremesas e doces.
  • Guloseimas.
  • Chocolate, a não ser que seja sem açúcar.
  • Geleias com adição de açúcar.
  • Farinhas brancas ou refinadas e cereais açucarados.
  • Batatas.
  • Todo o tipo de xaropes e mel.
  • Bebidas açucaradas e álcool.
  • Frituras e junk food.
Imagem: aencoal.org

Aumento da atividade física

Além de uma mudança na dieta, o aumento da atividade física será essencial para melhorar a condição de resistência à insulina e garantir um corpo bem mais saudável. Por isso convidamos você a praticar exercício pelo menos três vezes por semana para obter melhores resultados.

Imagem: intramed.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que posso comer se sou resistente à insulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.