Partilhar

O que são as doenças psicossomáticas

O que são as doenças psicossomáticas

Não é segredo para ninguém que a nossa mente é poderosa, e que a maneira como administramos nossas emoções influencia de modo importante na nossa saúde. Dai que um grande número daquilo que acreditamos serem condições ou doenças seja derivado da conexão entre nossa mente e nossas emoções. Em umComo.com.br explicamos mais a respeito deste interessante tema, descubra o que são as doenças psicossomáticas e como elas afetam a nossa saúde.

Também lhe pode interessar: Como ser feliz com uma doença
Passos a seguir:
1

Define-se como doença psicossomática aquela que é produzida ou agravada por fenômenos como o estresse, a tensão, as mudanças radicais no estilo de vida e as emoções. Não é nenhum segredo que todos estes fatores podem influenciar no aspecto físico até gerar um problema de saúde.

2

Um exemplo muito claro pode ser visto em certas condições, como o bruxismo, que é produzido quando as pessoas de forma involuntária têm a tendência a apertar os dentes tanto de dia quanto de noite, uma reação ao estresse e à tensão. A médio prazo isto pode ocasionar dores de cabeça, incômodos no ouvido e toda uma série de condições.

3

Muitas pesquisas comprovaram que nossas emoções têm forte influencia sobre doenças cardíacas, estomacais, mentais, etc, sendo a tensão um desencadeante importante em muitas condições que depois se manifestam em nosso corpo.

4

A melhor forma de controlar e evitar doenças psicossomáticas é controlando o estresse e prestando atenção em nossas respostas físicas diante de situações que nos deixam nervosos ou nos geram tensão.

Observe suas emoções e sentimentos e a forma pela qual seu corpo reage diante de uma crise, assim fica mais fácil determinar se algo do que fazemos pode ser a resposta ao que está afetando a nossa saúde.

5

É fundamental realizar atividades para combater o estresse, como por exemplo ter um hobby ou fazer exercícios. Estas são grandes formas de desligar e de nos desfazermos daquilo que nos produz tensão e com isto respostas físicas que não desejamos.

6

É muito importante aprender a solucionar os conflitos utilizando a inteligência emocional. Muitas vezes as doenças psicossomáticas surgem porque acumulamos tensão gerada por nossos problemas em vez de procurar as formas de resolvê-los. É fundamental encontrar alternativas para liberar nossa mente e nosso corpo do estresse que os problemas nos geram diariamente.

7

Lembre-se que o que sentimos e como lidamos com as emoções influencia a nossa saúde, e por mais que muitas vezes seja desagradável que um médico nos indique que uma determinada condição se deve ao excesso de estresse ou outro problema emocional, é necessário tomar consciência deste tema para evitar assim doenças psicossomáticas e viver de forma mais saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são as doenças psicossomáticas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre O que são as doenças psicossomáticas

O que são as doenças psicossomáticas
O que são as doenças psicossomáticas

Voltar ao topo da página