O que são eosinófilos

O que são eosinófilos

Os eosinófilos (ou granulócitos eosinófilos) são células sanguíneas, que se desenvolvem na medula óssea antes de migrarem para o sangue periférico, responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas multicelulares e certas infeções nos vertebrados. Em indivíduos normais, os eosinófilos constituem cerca de 1 a 6% das células brancas do sangue, e têm cerca de 12 a 17 micrômetros de tamanho. Podemos observar os valores dos eosinófilos através de um exame de sangue. Em condições normais, a concentração de eosinófilos varia entre 0 a 5% ou 50 a 500 ml.

Eosinófilos altos

Quando os valores dos eosinófilos se apresentam altos, significa que o paciente pode ter algum tipo de alergia, asma ou infeção parasitária. Valores iguais ou superiores a 500 ml indicam eosinofilia. A eosinofilia não é uma doença, mas pode ser uma resposta a uma doença. Geralmente, aparece em pessoas com infeções parasitárias no intestino, doença no colágeno, doenças malignas como a doença de Hodgkin, doenças de pele extensas, doença de Addison ou a esofagite eosinofílica. Valores entre os 500 ml e os 1000 ml poderão também representar crises alérgicas ou vermes intestinais. Os sintomas da eosinofilia são aqueles da doença subjacente. Se por exemplo a eosinofilia ocorrer devido à asma, os sintomas podem ser falta de ar, enquanto que as infeções parasitárias podem levar à dor abdominal, diarreia, febre, tosse ou erupções cutâneas. Sintomas mais raros de eosinofilia podem incluir perda de peso, suores noturnos, linfonodomegalia, outras erupções cutâneas, dormência e formigueiro devido a danos nos nervos.

O tratamento aborda a causa subjacente da doença, se é uma alergia, uma reação de um medicamento ou uma infeção parasitária.

Eosinófilos baixos

Quando os eosinófilos apresentam níveis baixos (valores inferiores a 50 ml), significa que o paciente está com a imunidade comprometida. Quando existe uma baixa concentração de eosinófilos designa-se por eosinopenia. Esta situação pode ocorrer no período após uma cirurgia, em estado de choque sistêmico, eclâmpsia (complicações na gravidez) ou doenças como a AIDS.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são eosinófilos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para um diagnóstico correto, deverá consultar o seu médico para uma avaliação do hemograma por inteiro, uma avaliação dos sintomas e um exame físico completo. Ver apenas os valores dos eosinófilos não é suficiente.