Partilhar

O que são transgênicos

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que são transgênicos

Os transgênicos são OGM's (organismos geneticamente modificados) a quem foi inserido uma ou mais sequências de genes provenientes de outra espécie através da engenharia genética, a essa inserção damos o nome de transgênese. Esta técnica tem sido utilizada na pesquisa biológica e médica e muito explorada na produção de alimentos. Nem todos os OGM's são transgênicos, isto porque alguns deles são apenas alterados em laboratório e não sofrem a inserção de material genético diferente. Saiba mais sobre o que são transgênicos de seguida em umComo.

Também lhe pode interessar: O que são alimentos termogênicos

Alimentos Transgênicos

Existe uma enorme discussão mundial por causa deste tipo de alimentos transgênicos. Mas afinal o que são? Como disse anteriormente, este tipo de alimentos sofreu um processo de transgênese, onde material genético de outra espécie foi adicionado. Se procede a esse tipo de experimento a fim de conseguir uma melhor qualidade do alimento, maior produção, resistência a pragas e também a produtos tóxicos que matam as ervas daninhas por exemplo. Além disso também é possível aumentar o tamanho, o número de nutrientes e o seu amadurecimento para que dure mais tempo sem estragar.

Algumas das maiores culturas agrícolas de transgênicos são o milho, a soja e o algodão.

Existe muita controvérsia com a comercialização deste tipo de alimentos por causa dos riscos que podem acarretar. Os estudos não são esclarecedores, alguns dizem que não tem problema em consumir e outros o oposto. Muitos cientistas afirmam que a longo prazo podem causar problemas de saúde como o aumento das alergias e resistência a antibióticos, assim como aumentar a infertilidade. Os defensores dos transgênicos dizem que nunca foi provada uma ligação direta de causa-efeito.

O que são transgênicos - Alimentos Transgênicos

Vantagens e Desvantagens dos Alimentos Transgênicos

Os alimentos transgênicos têm as suas mais-valias como também os seus problemas, aqui ficam algumas dessas vantagens e desvantagens dos transgênicos.

Vantagens:

  • Aumento da produção
  • Mais nutrientes
  • Maior resistência a pragas e a tóxicos
  • Redução nos custos de produção
  • Aumento do tamanho do alimento
  • Amadurecimento prolongado

Desvantagens

  • Problemas de saúde (aumento das alergias e infertilidade)
  • Problemas ambientais (perda de biodiversidade, pragas mais resistentes)
  • Controlo do mercado por parte das grandes empresas
O que são transgênicos - Vantagens e Desvantagens dos Alimentos Transgênicos

Alimentos Geneticamente Selecionados vs Alimentos Transgênicos

É preciso lembrar que alimentos transgênicos são diferentes de alimentos geneticamente selecionados. Estes últimos são uma seleção de organismos com características favoráveis e sua reprodução é feita num meio artificialmente isolado. Um pouco como fazemos com os animais de raça pura e competição. Escolhemos eles porque têm melhores atributos.

No entanto é preciso lembrar que a responsabilidade de consumir ou não alimentos transgênicos é sua. Se quiser evitar esse tipo de alimentos deve consultar sempre os rótulos das embalagens ou então optar por produtos de pequenos produtores mas certifique-se junto do lojista se está comprando natural ou transgênico.

E se quer saber também o que são alimentos termogênicos, não hesite em consultar o nosso artigo e se informar de tudo.

O que são transgênicos - Alimentos Geneticamente Selecionados vs Alimentos Transgênicos

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são transgênicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre O que são transgênicos

O que são transgênicos
1 de 4
O que são transgênicos

Voltar ao topo da página