O que se pede em uma análise de sangue

O que se pede em uma análise de sangue

As análises sanguíneas são uma das melhores formas de detetar qualquer problema no nosso organismo, uma vez que o sangue percorre o corpo de forma constante e transporta uma grande quantidade de substâncias. É por isto que se torna necessário realizarmos estes exames com alguma frequência, mas sabemos o que se pede em uma análise de sangue? Em muitos casos, a resposta é negativa, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe com mais detalhe.

O que se pede

O sangue tem uma série de elementos e, normalmente o que se quer saber é:

  • A quantidade de glóbulos vermelhos que contém.
  • A contagem de leucócitos, ou seja, a quantidade e qualidade dos glóbulos brancos: como estão e de que tipo são.
  • A velocidade de sedimentação.
  • O número de plaquetas.

Destaca-se o fato de não existirem uns "valores normais", mas sim estatísticos. Cada paciente contará com uns valores de base no seu sangue e, em base nas referências estatísticas, o médico determinará se existe alguma alteração.

A contagem de glóbulos vermelhos

Esta contagem faz-se para conhecer o número de glóbulos vermelhos (também chamados de eritrócitos ou hemácias) que há por milímetro cúbico de sangue, os valores estatísticos determinam uns 4.500.000 por cada mm3. Desta forma, são as células mais numerosas e trata-se de uma espécie de pequenas bolsinhas cheias de hemoglobina, o pigmento que dá ao sangue a sua cor vermelha caraterística.

O número de glóbulos vermelhos vão-nos indicar uma série de fatos; por exemplo, se houver mais, é porque o organismo está necessitando de mais oxigênio por algum motivo, seja natural ou patológico. Se houver menos, indicará que há uma perda de sangue ou que não se repõem os glóbulos com a velocidade necessária.

A contagem de leucócitos

A contagem de leucócitos trás informação sobre a quantidade de leucócitos ou glóbulos brancos; dispomos de uma determinada quantidade que se conta por cada milímetro cúbico de sangue. Este valor deve-se controlar porque os glóbulos brancos são os que estão sempre alerta e se encarregam das defesas do nosso organismo.

No caso de haver leucócitos a mais, será porque se virão obrigados a atuar perante um ataque, como uma infeção ou inflamação. Da mesma forma, também pode dar-se o caso de haver uma menor quantidade e será sinal que as defesas estão baixas, seja por um fato pontual ou porque não se produzem os suficientes.

Dica: Acesse esse artigo e descubra se pode ter relação antes de fazer exame de sangue, assim como outras recomendações para fazer hemograma!

Velocidade de sedimentação

A velocidade de sedimentação é outro dos dados que normalmente se pedem em uma análise de sangue. Para a medir, acrescenta-se ao sangue um anticoagulante e coloca-se num frasquinho muito fino para separar a parte sólida da líquida.

Se a velocidade for lenta, supõe-se que há abundância de elementos sólidos, fato que tem pouco valor indicativos, enquanto que se a velocidade aumentar, pode indicar a existência de infeções, reumatismos ou outros problemas que afetam o transporte dos líquidos.

Dica: Confira também o que pode ser lipase alta no exame de sangue.

As plaquetas

As plaquetas são outro dos componentes do sangue, responsáveis por tapar possíveis quebras do vaso sanguíneo, como feridas e cortes. O mais comum é que tenhamos entre 150.000 e 400.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue.

Nos casos em que existam um número excessivo, é porque há algum vaso sangrante que tem que se reparado, e quando há poucas, pode ser indicativo de algumas patologias.

Saiba também: Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que se pede em uma análise de sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.