O que significa corrimento amarelado na gravidez

O que significa corrimento amarelado na gravidez

Durante a gestação, a mulher passa por uma série de mudanças em seu corpo, sendo que é importante saber quais são elas para poder detectar possíveis problemas. Entenda o que significa corrimento amarelado na gravidez, até que ponto é um problema e veja como tratar e prevenir possíveis quadros nocivos à saúde com as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Passos a seguir:
1

O corrimento amarelado na gravidez é relativamente comum ao longo dos noves meses de gestação, já que nesse período o pH da vagina se altera e provoca o surgimento de vaginose bacteriana. A infecção se deve ao desiquilíbrio da flora vaginal e deve ser tratada, caso contrário, pode prejudicar o bebê. A situação pode provocar ruptura da bolsa, parto prematuro e mesmo infecções depois do parto acontecer.

2

O melhor a se fazer é buscar ajuda médica, principalmente do profissional que esteja acompanhando a sua gravidez, para que seja indicado o melhor tratamento. Para saber se o corrimento amarelado se trata mesmo de vaginose bacteriana, a secreção vaginal deve estar acompanhada de mau cheiro forte, que se assemelha a peixe cru, e ganhar uma aparência bem espessa.

Saiba por que ocorre a vaginose bacteriana entrando no nosso artigo.

3

Além disso, a secreção amarela com essas características pode significar ainda gonorreia, clamídia ou tricomoníase, todas elas DSTs – doenças sexualmente transmissíveis. Esses problemas devem ser tratados para não afetar ainda mais a saúde da mulher, inclusive, se ela estiver grávida, além do bem estar do bebê. Mais alguns bons motivos para não tardar uma visita ao médico quando perceber que o seu muco vaginal está fora do comum, mesmo para casos de gestação.

4

Vale lembrar ainda que a secreção da mulher ao longo dos nove meses de gestação costuma aumentar de quantidade, o que recebe o nome de leucorreia, sendo esse quadro bem normal, a não ser que sintomas como coceira, desconforto e sangue no corrimento estejam presentes. Nesses casos, é um indicativo de que existe algo de errado. O corrimento normal da gravidez, além do volume ser maior, quase não possui cheiro e tem aspecto leitoso. Isso acontece porque cresce o fluxo de sangue na região.

5

Para evitar as infecções que podem surgir devido ao aumento do corrimento na gravidez, é importante que as mulheres redobrem os seus cuidados com a higiene íntima. Assim, indica-se manter a área da vagina sempre bem limpa, além de sempre limpar a vagina primeiro e depois o ânus, optar pelas calcinhas de algodão que não apertem, preferir os sabonetes neutros e lavar a vagina apenas na parte externa, usar calças largas ou saias e não usar protetores de calcinha com perfume.

6

Outra forma de prevenir as infecções é cuidando da alimentação, como consumir iogurtes com lactobacilos vivos e evitar os alimentos cítricos ou ácidos, além de diminuir a quantidade de açúcar ingerido por dia, inclusive, o refinado. É fundamental também evitar o tabagismo, não só porque faz mal para a saúde do bebê e da mãe, mas porque mulheres fumantes estão mais propensas a ter infecções por bactérias na vagina. Com esses cuidados, mãe e bebê se mantêm protegidos.

Veja também: Corrimento amarelado e coceira, o que pode ser? - 9 causas comuns

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa corrimento amarelado na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.