O que significa corrimento clara de ovo

O que significa corrimento clara de ovo
Imagem: modelmayhem.com

Existem diferentes tonalidades que o corrimento pode ganhar e cada um deles tem um significado. Alguns deles podem indicar as mudanças hormonais pelas quais o corpo da mulher está passando. Se você quer saber o que significa corrimento clara de ovo confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

O corrimento clara de ovo é bem comum de aparecer na calcinha e, na maioria das vezes, indica que a mulher está passando pelo seu período fértil. É nessa fase que as chances de engravidar são maiores e, por isso, quem não deseja ter filhos, ao menos por enquanto, deve reforçar os métodos contraceptivos. Já quando o corrimento com o aspecto de clara de ovo mostra-se mais abundante pode ser o indício de que a mulher está ovulando e que o seu organismo está no momento certo para iniciar uma gestação.

Imagem: portalbebes.net
2

É comum que o corrimento surja na calcinha ou no papel higiênico, sendo que ele não possui cheiro e pode ser transparente ou semitransparente, além de ter uma consistência levemente pegajosa e, por isso, a referência à clara de ovo. Algumas mulheres podem apresentar o corrimento levemente amarelado, o que não representa problema algum. Porém, se ele não tiver essas características e, pelo contrário, contar com odor e ser acompanhado de sintomas como dor ao ter relações sexuais e urinar, então é importante consultar um médico especialista para saber o que está havendo, pois não são quadros normais.

3

Embora a secreção que se assemelha à clara do ovo seja normalmente um sinal de fertilidade na mulher. Em outros casos pode ter uma interpretação diferente, como em mulheres que passaram pela laqueadura de trompas. Nessa situação, o corrimento indica uma alteração ocorrida nos ovários, os quais se mantêm intactos depois da cirurgia popularmente chamada de “ligadura”. Já se a mulher estiver grávida e notar o corrimento não há porque se preocupar. Nesse caso, o motivo é o aumento do fluxo de sangue na região e dos hormônios que estão na corrente sanguínea.

4

É importante estar atenta às características do corrimento, pois muitas vezes é essa secreção que vai ajudar a mulher a identificar um problema. No caso do corrimento marrom, que tem essa cor por causa do sangue coagulado presente, se não indicar o fim da menstruação pode ser consequência de um trauma, infecção, câncer ou mesmo resultado da implantação do embrião no útero, o que acontece nos primeiros dias de gestação. Já se a secreção estiver amarelada ou esverdeada e com cheiro ruim, além de coceira e ardência é possível que seja uma infecção. De qualquer forma, é fundamental visitar o ginecologista. Para saber mais sobre estes tipos de corrimentos consulte os nossos artigos:

  • O que significa o corrimento esverdeado
  • Causas do corrimento marrom
Imagem: tirgumureseanul.ro
5

É importante lembrar que é normal sair corrimento da vagina, ainda mais de cor branca, a não ser que a sua quantidade seja grande. No entanto, outro motivo de preocupação é se a secreção estiver acinzentada e for espessa, o que pode indicar candidíase, ainda mais se houver coceira. Se, além disso, tiver odor forte é mais provável que indique vaginose. Para todos esses problemas existem tratamentos, os quais devem ser prescritos apenas por profissionais capacitados. Veja mais informações sobre estas condições nos nossos artigos o que é a candidíase e quais são os sintomas da vaginose bacteriana.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa corrimento clara de ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.