O que significa corrimento com sangue

O que significa corrimento com sangue

É normal que a mulher apresente secreção vaginal, o chamado corrimento, sendo que o seu aspecto é um aliado para identificar problemas ou mudanças no organismo. O muco mostra que está tudo bem quando se apresenta líquido ou levemente espesso e branco, além de não contar com cheiro e nem causar coceira. Em outras situações é indicado buscar ajuda médica e para saber o que significa corrimento com sangue o umComo.com.br vai listar as suas possíveis razões.

Passos a seguir:
1

Existem diferentes situações em que uma mulher pode apresentar corrimento com sangue, quando não estiver menstruada, sendo importante consultar o ginecologista para que ele possa diagnosticar com melhor exatidão pelo que a mulher está passando. Entre um dos motivos está o início de uma gravidez. Isso acontece porque quando o espermatozoide fecunda o óvulo e esse se desloca até ao útero é normal que no muco tenha vestígios de sangue, porém, em pouca quantidade, o que torna o corrimento rosa, assemelhando-se à menstruação e dura poucos dias.

2

No início da gestação, a secreção aumenta de volume também, sendo importante identificar outros sintomas comuns do começo da gravidez para ter a certeza de que se trata disso. Outras causas do corrimento com sangue, geralmente de cor marrom, são as DST’s – doenças sexualmente transmissíveis, como é o caso da gonorreia, clamídia e HPV, sendo que o mais comum é que esses sintomas apareçam alguns dias depois do ato sexual sem preservativo ou até completar duas semanas.

3

Outros sinais que indicam o contágio com gonorreia são corrimento amarelo ou verde, dor, febre, menstruação irregular, dor no ato sexual e ao urinar, vômitos e sensibilidade e inchaço na vulva. Já a clamídia, além de sangramento, a pessoa contagiada com a DST pode apresentar ainda corrimento com cheiro ruim, dor na menstruação, ao urinar e na relação sexual, febre e ardor e coceira na vagina. O HPV – vírus do papiloma humano, além de corrimento com sangue, é caracterizado ainda por outros sinais, como a verruga genital, coceira, ardência e dor.

4

Vale lembrar que as DSTs nem sempre apresentam sintomas, por isso, ao menor sinal é importante buscar ajuda médica, até porque junto com o HPV, por exemplo, pode surgir câncer em um dos órgãos do sistema reprodutivo. Já quem fez sexo com camisinha, mas também apresentou corrimento marrom pode ter alergia ao látex, porém, não pode durar mais de três dias. Se a secreção com sangue continuar, pode ser um sintoma de infecções vaginais, como tricomoníase e candidíase.

Veja no nosso artigo como saber se é alérgica ao latex.

5

A mudança de um anticoncepcional por outro é mais uma explicação para o surgimento do corrimento com sangue. Nesse caso, a secreção assemelha-se à menstruação, porém, é mais leve. Isso acontece porque o organismo está se adaptando às novas dosagens de hormônios. O mesmo ocorre quando a mulher volta a tomar a pílula, após ter ficado um tempo sem usá-la. Quem usa implante contraceptivo também pode apresentar corrimento marrom alguns dias antes da menstruação. De forma geral, mulheres podem ter corrimento marrom ao final da menstruação, quando é eliminado o sangue “velho”.

Veja também: Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa corrimento com sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.