O que significa corrimento escuro e grosso

O que significa corrimento escuro e grosso

A secreção vaginal quando apresenta cor marrom e, por isso, se torna mais densa, possivelmente significa que há sangue junto com o muco. Infecções são as principais razões para que isso acometa as mulheres. Saiba o que significa corrimento escuro e grosso e o que deve ser feito para evitar complicações para a sua saúde.

Passos a seguir:
1

Quando o corrimento vaginal muda de aspecto é sempre motivo para a mulher dar mais atenção ao seu corpo e investigar o que está acontecendo. O corrimento escuro e grosso, que ganha cor marrom devido à presença de sangue, na maioria das vezes, é sinal de que existe uma infecção vaginal bacteriana. Esse problema costuma mostra-se com aspecto amarelado, no entanto, quando escurece devido à presença de sangue, indica que há feridas no colo do útero, nas tubas uterinas ou nas paredes vaginais.

2

A infecção bacteriana vaginal é acompanhada de outros sintomas, entre eles, ardência, inchaço, coceira e vermelhidão, além de cheiro ruim e forte na vagina. Já as causas desse problema são variadas e, na maioria, graves, sendo importante buscar ajuda médica ao primeiro sinal de algum dos sintomas. Entre os motivos da infecção está a DIP – doença inflamatória pélvica, câncer do colo do útero ou de endométrio, bem como miomas uterinos, endometrite e algumas DSTs – doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia.

3

O corrimento marrom pode indicar ainda problemas menos graves, mas que exigem atenção especial, como é o caso da alergia ao látex, material do qual são feitos os preservativos. É comum que esse material provoque alergia nas mulheres, desencadeando alterações do pH da vagina, que deixam o ambiente favorável para o aumento das bactérias, assim, iniciando um quadro de vaginose bacteriana. Para tanto, existem camisinhas de outros materiais.

4

Demais produtos íntimos também podem causar reações alérgicas, entre eles, duchas vaginais, sabonetes, cremes e lubrificantes vaginais. Relações sexuais intensas são outros motivos para sangramentos do colo do útero e das paredes vaginais. Da mesma forma, o corrimento com sangue pode ser sinal de gravidez, já que nas primeiras semanas de gestação um pequeno sangramento significa que o embrião se implantou na parede do útero. Porém, nesse caso, o corrimento é menos escuro, assemelhando-se mais à menstruação, mas em pequena quantidade.

5

Além disso, ao longo dos nove meses, não é raro as mulheres apresentarem corrimento com sangue, pois a sua vagina se torna mais sensível e mesmo exames de rotina podem causar pequenos sangramentos. Por outro lado, com a gestação é alterado o pH vaginal, facilitando a ocorrência de infecções na vagina. Mesmo casos simples merecem ser relatados ao médico, uma vez que o sangramento pode indicar situações de risco, como perda sanguínea em casos de aborto e demais complicações na gravidez.

6

Também é normal aparecer corrimento escuro e grosso ao final da menstruação, tratando-se do sangue velho que não tinha saído, o que não é motivo de preocupação. Outra razão para o corrimento com esse aspecto é a menopausa, embora não seja comum, é consequência da redução de hormônios, que ressecam a mucosa da vagina, podendo ainda apresentar irritação.

Veja também: Que tipo de corrimento indica gravidez? - Aspectos e significados

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa corrimento escuro e grosso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.