Partilhar
Partilhar em:

O que significa Gama Glutamil Transferase

Avaliação: 4,9 (6241 votos)
212 comentários
195 vezes partilhado

A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detetar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos). Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre o que significa Gama Glutamil Transferase.

Também lhe pode interessar: O que significa TGO e TGP

Valores de referência

Os valores considerados de referência para o gama glutamil transferase variam consoante o sexo, assim para:

  • Mulheres: 05 a 36 U/L
  • Homens: 08 a 61 U/L

Quando um resultado de um exame apresenta valores entre os indicados é considerado normal. Caso o exame apresente valores ligeiramente aumentados, deve-se repetir o exame passado algum tempo, pois dependendo do laboratório podem ocorrer pequenas variações nos valores do gama glutamil transferase.

Valores diminuídos

Quando o paciente apresenta valores do gama GT diminuídos, isso pode significar que está tomando algum tipo de droga que está diminuindo os valores. Drogas como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol podem reduzir estes valores. Por isso, quando consultar o seu médico para mostrar os resultados do exame, informe sempre sobre os medicamentos que está tomando.

Nesta situação e de maneira a repor os valores do gama GT, normalmente é feita a substituição do medicamento que está causando esta descida. É importante que suspenda e substitua o medicamento sempre com orientação médica.

Valores aumentados

Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. As principais causas que levam a um aumento dos níveis do gama glutamil transferase são:

  • Consumo de álcool;
  • Uso de drogas;
  • Use de determinados remédios e medicamentos;
  • Doenças inflamatórias e infeciosas do fígado.

Para diminuir os valores do gama GT existem alguns medicamentos que podem ser utilizados. No entanto, o mais importante é tratar a causa do aumento do gama GT. Então se a causa for o álcool, deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas, se for devido a algum medicamento, deverá substituí-lo e se for alguma doença, deve-se tratar a doença. Todas estas alterações devem ser feitas sempre sob orientação médica.

Tratamento da Gama GT

As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

Fonte: faculdadefamesp.com.br

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa Gama Glutamil Transferase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Sempre que tiver valores alterados da Gama GT, deverá consultar sempre o seu médico para que possa descobrir qual é a causa e prescrever-lhe o tratamento adequado.
Comentários (212)

Escrever comentário sobre O que significa Gama Glutamil Transferase

212 comentários
A sua avaliação:
ELIANA CRISITINA RAGONEZI
MEU EXAME gama- gt-GLUTAMIL TRANFERASE DEU RESULTADO DE 5 A 50 VEZES ACIMA DO NORMAL QUE QUER DIZER ISSO TOMO CERVEJA DE CEZ EM QUANDO FIM DE SEMANA TOMO MUITO REMEDIO ORA DOR ,SERIA O CASO?
Vanessa Lopes
Oi Eliana! Existem alguns fatores que podem aumentar o valor do gama glutamil, por isso é importante consultar seu médico para que juntos descubram o que pode estar aumentando esses valores. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
everaldoose moreira
:todos exames que faco sempre da alterado , prq
Vanessa Lopes
Oi Everaldoose! Se os resultados do seu exame mostram resultados alterados, o melhor que você tem a fazer é ir no médico para que juntos descubram o que pode estar causando esse aumento. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
ROSANGELA HELENA LOPES RAMOS
Boa tarde o resultado do meu Gama Glutamil Transferase no dia 23/01/2017 foi de 61 U/L. Ele está alto? Confesso que ingeri muita bebida alcoolica esse final de ano. Como faço para diminuir? É so parar de ingerir bebida alcoolica?
Vanessa Lopes
Oi Rosangela! Sim, os seus valores estão acima dos valores considerados normais. O consumo de álcool em excesso está entre as causas dos valores aumentados, pelo que diminuir a sua ingestão poderá ajudar a diminuí-los. De qualquer forma, deve consultar o seu médico e mostrar para ele os resultados dos exames. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
kely camargo
boa tarde se a pessoa ingere bebida alcoólica quanto tempo depois pode fazer o exame sem constar alteração?
A sua avaliação:
maria suey santos baima
COMO PROCEDER COM OS RESULTADOS DE EXAMES COLETADOS EM 15/09/2016 TGO RESULTADO 24,0 U/L TGP RESULTADO 28,0 U/L GGT RESULTADO 59,0 U/L Se possível me informem estou mto preocupada. Quando tinha 12 anos tive hepatite por intoicação alimentar.
A sua avaliação:
thais
bom dia , eu fiz o exame e o meu resultado deu 215U/L, e já comecei a ficar desesperada e também tomo remédio para convulsão.
A sua avaliação:
joaquim dos santos uamusse
quais sao as causar que pode causar
A sua avaliação:
Maria Salete
O que significa Gama Glutamil Transferase e quais as consequências quando alterado?
A sua avaliação:
tania azevedo
boa dia meu resultado gama glutamil transferase deu 122´,0 ul e bom resultado como faço para diminuir esse quadro
Vanessa Lopes
Oi Tania! Para diminuir o gama glutamil, primeiro você tem de descobrir o que está causando esse aumento, depois é tratar da causa. Para isso, deve consultar o seu médico.
A sua avaliação:
MARLENE B V LEAL
BOA TARDE! MEU RESULTADO GAMA GT DEU 17 U/L É UM BOM RESULTADO? OBRIGADA.
Vanessa Lopes
Oi Marlene! Os seus valores de gama-gt encontram-se dentro dos valores normais. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Fonte: faculdadefamesp.com.br
1 de 2