O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detectar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos). Continue lendo este artigo do umCOMO e saiba mais sobre o que significa Gama Glutamil Transferase.

Gama Glutamil Transferase - Valores de referência

Os valores considerados de referência para o gama glutamil transferase variam consoante o sexo, assim para:

  • Mulheres: 05 a 36 U/L
  • Homens: 08 a 61 U/L

Quando um resultado de um exame apresenta valores entre os indicados é considerado normal. Caso o exame apresente valores ligeiramente aumentados, deve-se repetir o exame passado algum tempo, pois dependendo do laboratório podem ocorrer pequenas variações nos valores do gama glutamil transferase.

Valores diminuídos: Gama Glutamil Transferase baixo

Quando o paciente apresenta valores do gama GT diminuídos, isso pode significar que está tomando algum tipo de droga que está diminuindo os valores. Drogas como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol podem reduzir estes valores. Por isso, quando consultar o seu médico para mostrar os resultados do exame, informe sempre sobre os medicamentos que está tomando.

Nesta situação e de maneira de repor os valores do gama GT, normalmente é feita a substituição do medicamento que está causando esta descida. É importante que suspenda e substitua o medicamento sempre com orientação médica.

Valores aumentados: Gama Glutamil Transferase alto

Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. As principais causas que levam a um aumento dos níveis do gama glutamil transferase são:

  • Consumo de álcool;
  • Uso de drogas;
  • Use de determinados remédios e medicamentos;
  • Doenças inflamatórias e infeciosas do fígado.

Sintomas de Gama Glutamil Transferase alto

Por não ser considerado uma doença e sim uma enzima com valores de referência alterados não existem sintomas comuns a essa variação e sim os sintomas que podem estar relacionados aos problemas que têm como consequência ou sintoma essa alteração nas enzimas. Se a causa do Gama-GT alto for um problema no fígado, por exemplo, pode acontecer do paciente sentir fraqueza, falta de apetite, enjoo, dores abdominais e alguns destes outros 15 sinais que podem indicar problemas no fígado.

Gama-GT elevado isoladamente

Notar os valores de Gama-GT elevados isoladamente em relação às outras enzimas é comum em muitas análises. Ao observar essa alteração, ela não necessariamente é específica para o fígado e pode também ser um sinal de doenças no pâncreas, rins, pulmões ou abuso/consumo de remédios como paracetamol ou outras substâncias químicas.

Sugestão: Porque temos fosfatase alcalina baixa e como aumentá-la

Tratamento para Gama Glutamil Transferase Alto: como tratar?

As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

Gama-GT alto, como diminuir?

Para diminuir os valores do gama GT existem alguns medicamentos que podem ser utilizados. No entanto, o mais importante é tratar a causa do aumento do gama GT. Então se a causa for o álcool, deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas, se for devido a algum medicamento, deverá substituí-lo e se for alguma doença, deve-se tratar a doença. Todas estas alterações devem ser feitas sempre sob orientação médica.

Veja também: Valores normais de gasometria arterial e venosa

Imagem: faculdadefamesp.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Sempre que tiver valores alterados da Gama GT, deverá consultar o seu médico para que possa descobrir qual é a causa e prescrever-lhe o tratamento adequado.