O que significa TGO e TGP

O que significa TGO e TGP
Imagem: drjeffchandler.com

Você sabe o que significa TGO e TGP? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a definir este conceito! Você já realizou algum exame que continha as siglas TGO e TGP? Por meio dos valores obtidos nestes exames, os médicos podem diagnosticar possíveis danos no fígado e outas doenças que podem estar causando risco a sua saúde. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o que significa TGO e TGP.

O que é TGO e TGP

O TGO é uma sigla utilizada para se referir a transaminase glutâmico-oxalacética e o TGP é uma sigla designada para se referir a transaminase glutâmico-pirúvica. Estas substâncias são enzimas denominadas de transaminases (também conhecidas com aminotransferases).

A enzima TGO está presente em várias células de nosso corpo como: fígado, miocárdio (músculo cardíaco), músculo esquelético, pâncreas, rins e glóbulos vermelhos, elas ficam localizadas no interior das células destas estruturas, ou seja, ela está bem presente em nosso corpo não é mesmo? Já a TGP pode ser encontrada somente nas células que compõe o fígado. Estas enzimas agem realizando a metabolização de algumas proteínas existentes em nosso organismo, como por exemplo as proteínas L-aspartato, alfacetoglutarato e alanina.

Existem alguns sinônimos que podem ser utilizados para se referir as enzimas TGO e TGP. As enzimas TGO podem possuir como sinônimo a sigla AST que significa aspartato aminotransferase e, as enzimas TGP podem possuir como sinônimo a sigla ALT que significam alanina aminotransferase.

Imagem: blogdalucianaleite.blogspot.com.br

Para que serve a identificação dos valores normais destas enzimas na circulação sanguínea?

A comparação dos valores destas enzimas proporcionadas pelos exames de sangue com os valores de referência, permitem o diagnóstico de doenças que podem estar afetando organismo das pessoas como: doenças no hepatobiliar, no pâncreas, e podem promover a identificação de um infarto agudo do miocárdio. Ou seja, exames que contêm a identificação destas enzimas podem ser importantes para manter sua saúde e bem estar.

É válido ressaltar, que nem sempre os valores acima do normal podem indicar danos presentes no fígado, tudo vai depender dos sintomas e quadro clínico que o paciente apresenta. O médico irá realizar uma avaliação e a partir de seus conhecimentos estabelecer o diagnóstico que se adéqua a situação em questão.

Consulte um médico periodicamente e não espere uma doença aparecer para se preocupar com sua saúde. Saiba que a prevenção é o melhor remédio!

Entendeu o significado destas siglas? Fique atento aos próximos exames que você vá realizar e caso haja anormalidades não deixe de retirar todas as dúvidas que você tiver com um médico.

Imagem: saomatheuslab.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa TGO e TGP, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Gostou das informações? Tem algo a acrescentar? Comente!