Orégano ajuda a emagrecer? Descubra como usar!

Orégano ajuda a emagrecer? Descubra como usar!

O orégano, também conhecido cientificamente como origanum vulgare L, é uma planta herbácea de folha perene originária da Europa e Ásia. É usada, principalmente, como especiaria ou condimento alimentício, sobretudo na cozinha mediterrânea. Embora o seu uso aromático seja bastante extenso, o orégano era tradicionalmente utilizado pelas suas propriedades medicinais, especialmente como remédio para problemas digestivos.

Embora o uso desta especiaria seja pouco conhecido, também é um bom remédio para incluir em qualquer dieta para perder peso, já que conta com diferentes propriedades emagrecedoras. Você gostaria de saber quais são? Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra se Orégano ajuda a emagrecer, assim como os seus usos e benefícios.

Composição nutricional do orégano

O orégano é uma planta herbácea que pertence à família das Labiadas, sendo composta pelos seguintes nutrientes:

  • Flavonoides: é rico em quercetina, apigenina e naringenina.
  • Óleos essenciais: esta planta conta com um alto teor de compostos fenólicos como carbacol e timol e outros óleos como cineol, borneol, mirceno e canfeno.
  • Ácidos graxos: como o ácido ferúlico, rosmarínico, cafeico ursulcólico e palmítico.
  • Minerais: é particularmente rico em potássio, embora também conte com magnésico, zinco, cobre, ferro e manganésio.
  • Vitaminas: o orégano conta com niacina e betacarotenos.

Benefícios do orégano para emagrecer

O orégano é uma especiaria que pode ser utilizada em qualquer dieta para perder peso, já que conta com propriedades adelgaçantes. A forma mais simples de beneficiar destas propriedades passa por incluir o condimento na alimentação, tanto em pratos como em infusão, cuja toma recomendada é de 2 xícaras por dia. Em seguida, explicamos quais são os benefícios do orégano para emagrecer:

Propriedades carminativas

Graças à sua riqueza em timol e carvacrol, o orégano conta com uma ação carminativa que facilita a expulsão dos gases intestinais. Por esse motivo, este é um remédio eficaz para pessoas com flatulências, um problema que pode dificultar a perda de peso.

É um digestivo natural

Esta erva aromática possui um alto teor de óleos essenciais e ácidos graxos que contam com excelentes benefícios para a digestão. Eles potenciam a eliminação de gorduras e de toxinas de forma natural, uma vez que estimulam as secreções biliares.

Conta com substâncias antioxidantes

O orégano também possui um alto teor em flavonoides e taninos, substâncias com uma poderosa ação antioxidante, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e acelera a queima de gorduras acumuladas no organismo.

Reduz a celulite e modela a silhueta

Os óleos essenciais desta erva contam com propriedades redutoras e anti-inflamatórias que o convertem em um remédio natural para massagens lipo-redutoras. Através dessas massagens, o orégano penetra na pele e ajuda a reduzir as zonas onde são acumuladas mais gorduras graças ao seu poder anti-inflamatório.

Benefícios do orégano para a saúde

O orégano não é apenas um remédio eficaz para perder peso, como também pode ser usado como tratamento medicinal pelos seguintes benefícios que possui:

  • É usado como remédio natural para tratar doenças respiratórias como gripe, catarros, bronquite, entre outros, pois conta com propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e antissépticas que aliviam esse tipo de sintomas, além de combaterem os germes que provocam a infecção.
  • As suas propriedades antibacterianas fazem festa planta um antibiótico natural muito eficaz contra muitas bactérias que provocam distúrbios como salmonela, candidíase, aspergilose e cistite, entre outros.
  • Também conta com propriedades antiaglutinantes graças ao seu alto teor em naringenina que favorece a circulação e estimula a memória.
  • A sua ação anti-inflamatória também é muito útil para aliviar alguns sintomas da menstruação como dor de cabeça, retenção de líquidos e gastrite. Estes benefícios também convertem o orégano num excelente remédio para inflamações nas articulações provocadas por doenças reumáticas.
  • Por fim, esta erva também é utilizada para tratar feridas devido às suas propriedades desinfetantes, analgésicas e cicatrizantes.

Como fazer óleo de orégano para emagrecer

Como mencionado antes, esta planta pode ser usada externamente para reduzir a silhueta e eliminar a celulite. Em seguida, explicamos como fazer óleo de orégano para massagens redutoras que promovem a perda de peso:

Ingredientes

  • Meio copo de folhas de orégano secas.
  • Meio copo de óleo de amêndoas - este produto conta com propriedades circulatórias ideais para fazer massagens. Confira este artigo para saber como fazer óleo de amêndoas caseiro.
  • Frasco de vidro escuro.

Preparação

  1. Coloque as folhas de orégano secas em um recipiente e, com a ajuda de um macerador, esmague até que soltem o seu azeite ou substância.
  2. Coloque o óleo de amêndoas em uma panela e coloque no fogo, sem deixar que ferva.
  3. Coloque o o óleo quente e as folhas de orégano esmagadas no frasco de vidro. Tampe o recipiente e agite até misturar bem os dois ingredientes.
  4. Deixe o frasco em um sítio seco e fresco por 2 semanas sem receber luz.
  5. Após esse tempo, coe o produto e o seu óleo para massagens redutoras está pronto!

Como usar o orégano para emagrecer com massagens redutoras

Quando você tiver o óleo de orégano pronto, apenas necessita saber como deve aplicar o produto corretamente para fazer massagens redutoras e, assim, conseguir o seu objetivo de perder peso de um jeito saudável.

Tratamento redutor com óleo de orégano

  1. Antes de aplicar o óleo, garanta que a sua pele está limpa e seca.
  2. Pegue um pouco de óleo com as mãos e massageie a zona que deseja tratar por 5 minutos.
  3. Para ativar a circulação através da massagem, faça movimentos circulares apertando a pele um pouco e amassando em direção ao centro do corpo. Ou seja, de cima para baixo caso esteja a massagear as pernas, as coxas ou os glúteos. Assim, fará com que o sistema linfático elimine os resíduos como toxinas e gorduras de um jeito mais eficaz.
  4. Quando terminar, deixe passar cerca de 10 minutos para que o óleo seja absorvido e, em seguida, retire o produto com água fria e sabão.

Veja também: Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Orégano ajuda a emagrecer? Descubra como usar!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.