Orelha direita queimando, o que pode ser?

Orelha direita queimando, o que pode ser?

Ao longo da história do mundo, buscamos explicações para tudo o que nos ronda. Às vezes, essa explicação é científica mas, outras vezes, o conhecimento difundido é tomado completamente pela sabedoria popular – e surgem diversas superstições.

Uma das mais famosas superstições é a respeito da sensação de queimação na orelha. No artigo de hoje em umCOMO, falaremos a respeito dessas superstições e esclareceremos qual é a verdadeira causa da queimação na orelha, além de oferecer opções de tratamento do sintoma. Se você deseja saber o que pode ser orelha direita queimando, não deixe de continuar lendo nosso artigo!

Orelha queimando - superstições

Quando a orelha direita está queimando significa o quê?

De acordo com as superstições, quando a orelha direita está quente e vermelha, significa que alguém está falando bem de você por aí.

Quando a orelha esquerda queima o que significa?

Nesse caso, a situação muda um pouco. Se é a sua orelha esquerda que está com uma sensação de queimação, é sinal de fofoca, ou seja, alguém está falando mal de você.

Por que a orelha fica vermelha e quente?

Superstições à parte, é bem fácil e simples explicar por que a orelha fica vermelha, quente e com essa sensação de queimação tão desconfortável. Isso ocorre por conta da dilatação dos vasos sanguíneos na região da orelha, que aumenta a quantidade de sangue que passa por eles. A vermelhidão e sensação de queimação se dão justamente pelo sangue ser vermelho e quente.

A dilatação dos vasos sanguíneos acontece em qualquer lugar do corpo por diversos motivos, mas geralmente nós não percebemos. Na orelha é diferente, uma vez que a pele da orelha é muito mais fina do que a pele do restante do corpo, sendo muito mais aparente a vermelhidão e a queimação.

Esse processo de vasodilatação é bastante individual e está ligado ao sistema nervoso de cada pessoa, e surge na hora em que ela se sente estressada, pressionada, angustiada ou até mesmo criticada por algo ou por alguém.

Alguns fatores ajudam a explicar por que a orelha fica vermelha e quente. Algumas pessoas simplesmente têm maior predisposição a reportar o aparecimento do sintoma, mas são fatores que podem aumentar a incidência da vermelhidão são situações de estresse, nervosismo e ansiedade, além de febre, enxaqueca, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de remédios vasodilatadores. Também existe explicação fisiológica para o caso, como uma descarga sem explicação gerada por algum mecanismo interno do organismo.

Por conta do fato de que várias situações estressantes podem ser gatilho para a vasodilatação, a fofoca foi associada ao sintoma pela sabedoria popular.

No entanto, por mais incômodo que seja, pode ficar tranquilo: orelha queimando não causa danos à saúde, e não há a possibilidade de algum vaso sanguíneo estourar. Por mais desagradável que a sensação de queimação e a vermelhidão fiquem, as paredes dos vasos sanguíneos também se dilatam, e logo retornam ao seu tamanho natural por conta de mecanismos de controle do próprio corpo em questão de segundos ou minutos.

O que pode causar queimação na orelha?

Quando se fala da sensação de queimação na orelha além da vasodilatação, existem alguns problemas específicos que podem causar este sintoma:

  • Micose nas 'dobrinhas' da orelha;
  • Mastoidite;
  • Candidíase (sim, pode aparecer na orelha);
  • erpes-zóster

Orelha queimando – o que fazer?

Se você está com o sintoma no momento, muito provavelmente quer saber como esfriar orelha quente o mais rápido possível.

Você pode tentar aplicar gelo no local (com cautela, claro), mas a verdade é que, se a causa para a vasodilatação é psicológica, a solução mais eficaz será resolver o problema que está te incomodando.

Busque se afastar da situação e das pessoas incômodas e tente se acalmar focando em outras coisas que lhe façam desviar o pensamento do que estava lhe incomodando em primeiro lugar. O lado positivo dessa situação, ao menos, é que a vasodilatação é resolvida em pouquíssimo tempo.

Sugestão: Como tratar queloide na orelha

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Orelha direita queimando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.