Orelha esquerda queimando, o que pode ser?

Orelha esquerda queimando, o que pode ser?

Todo mundo já ouviu a superstição de que quando orelha esquerda esquenta é porque estão falando mal de você, entretanto, trata-se apenas de um mito sem nenhuma comprovação científica. É comum que se sinta a orelha queimando após alguma pancada na região ou grande exposição ao sol, entretanto, existem outros motivos que podem nos fazer sentir queimação e nada têm a ver com mitos ou pancadas. Se você está com esse sintoma e quer saber o que pode ser orelha esquerda queimando, leia este artigo do umCOMO e descubra!

Por que a orelha fica vermelha e quente?

Assim como as bochechas, as orelhas são regiões muito comuns de se sentir queimação e avermelhamento, isso acontece porque tais partes da pele são repletas por pequenos vasos sanguíneos que podem se dilatar em casos de emoções extremas ou irritação, aumentando a circulação de sangue e também a temperatura da pele.

Os ápices de queimação e vermelhidão devem ser breves e motivados, sendo assim, caso você esteja sentindo queimação constante nas orelhas, leia abaixo o que pode estar causando tal sintomas, além disso, o ideal é marcar uma consulta com um dermatologista para que a situação seja avaliada.

O que pode causar queimação na orelha?

  • Micose: é uma infecção por fungo muito comum que pode aparecer em qualquer lugar do corpo, principalmente em "dobras" como as da orelha, dedos e axilas. As micoses costumam ser causadas por falta de higienização e de alta umidade na pele, visto que fungos gostam de lugares quentes e úmidos para viver, por isso aparecem em pés úmidos de pessoas que costumam fazer muitos exercícios físicos. Quando a micose atinge as dobras das orelhas, ocorre vermelhidão, descamação da pele e rachaduras.
  • Mastoidite: é uma infecção causada por bactéria que atinge o osso atrás da orelha, a infecção pode gerar inflamação que, além da vermelhidão, também causa aumento na região próxima à orelha. Além desses sintomas a mastoidite também causa perda auditiva gradual, dor e produção de secreção no ouvido. Em casos graves nos quais não houve tratamento, a doença pode até mesmo ser letal.
  • Candidíase: ainda que seja conhecida como uma doença que atinge os órgãos genitais, a candidíase é uma infecção por fungo que pode aparecer em diversas regiões da pele. Os sintomas da candidíase na orelha são, além da vermelhidão e queimação, também coceira, erupção e produção de secreção. O tratamento da candidíase deve ser feito com pomadas capazes de eliminar o fungo.
  • Herpes-zóster: apesar do nome, essa doença nada tem a ver com a herpes comum e se trata de uma infecção causada pelo vírus da catapora. A herpes-zóster costuma atingir regiões pequenas da pele e podem aparecer nas orelhas, seus sintomas são erupções cutâneas e formigamento na área atingida. O tratamento é feito com antivirais e também com analgésicos que servem para aliviar a dor.
  • Alergias: alimentos, produtos químicos e picadas são os maiores causadores de alergia. Em caso de alergia alimentar, as reações podem aparecer em qualquer lugar do corpo, inclusive nas orelhas, enquanto a alergias aos produtos químicos surgem no local de contato, gerando vermelhidão e coceira na região. Além dessas alergias, é muito comum que se sinta orelha quente como sintoma de uma alergia a metais de brincos e piercings.
  • Eczema: é uma inflamação da pele que pode ou não ser causada por alergia. Quando crônico o eczema deve ser tratado por pomadas de corticoide. O principal sintoma do eczema é o prurido na pele.

Além dos motivos acima citados, a queimação na orelha pode ser motivada por uma infecção, para saber mais veja o que fazer em casa de orelha inflamada.

Orelha queimando, o que fazer?

Como vimos acima, procurar "quando a orelha direita está queimando significa o que?" ou "quando a orelha esquerda queima o que significa?" não tem muito ponto, visto que a relevância da orelha a coçar apenas importa quando falamos de superstições, caso contrário, devemos deixar isso de lado e avaliar os outros sintomas que acompanham a coceira.

Se sua orelha está coçando, tente reparar também se sua pele está machucada, com bolhas ou ardendo, todos esses detalhes podem te ajudar a encontrar a fonte do incômodo, afinal, quando a orelha esquenta sem motivo é sinal de algum problema inesperado.

Sugestão: Por que tenho um caroço atrás da orelha?

Orelha quente, como esfriar?

Ainda que a queimação possa ser causadas por diversos fatores de tratamento bastante distinto, é possível tomar algumas atitudes para aliviar o sintoma. Para isso você pode:

  • Fazer compressa de água em temperatura ambiente. Evite usar água gelada pois o contraste de temperatura entre a água e sua pele podem causar bastante desconforto.
  • Faça uma mistura de folhas de manjericão com algum óleo que lhe seja agradável. Misturar manjericão com o óleo de amêndoas, por exemplo, pode ajudar bastante a aliviar o incômodo nas orelhas.
  • Evite a qualquer custo que suas orelhas entrem em contato com o sol direito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Orelha esquerda queimando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.