Outros remédios naturais

Os benefícios do uso da argila

Os benefícios do uso da argila

A argila é um material natural constituído por minerais em forma de grãos.Existem diferentes tipos de argila, em função de sua natureza. Também contêm propriedades que fizeram dela algo muito útil para o uso humano desde a antiguidade; uma de suas principais características é sua plasticidade, que é diferente em cada tipo de argila. O uso terapêutico da argila remonta à época dos egípcios clássicos e outros médicos. No entanto, foram os naturopatas alemães que mais contribuíram para colocar a argila no lugar de honra que lhe corresponde dentro dos tratamentos naturais. A seguir, contamos-lhe quais são os benefícios do uso da argila.

Vai precisar de:
  • Argila
Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do cravo-da-índia
Passos a seguir:
1

A argila atua como um dos mais poderosos e perfeitos desinfetantes e bactericidas conhecidos, porque em vez de fazer como os fármacos, que exercem sua ação indiscriminadamente, estando úmida, atua inibindo o desenvolvimento dos germes patogênicos e favorecendo a regeneração celular, atuando de maneira seletiva, curando portanto com rapidez certas feridas e úlceras, aplicada em forma de emplasto ou cataplasma sobre elas.

2

Outro benefício do uso da argila, é que possui um grande poder cicatrizante na epiderme e na derme, que saram sem deixar cicatrizes, devido ao alto conteúdo de silicato de alumínio que a argila contêm.

3

Além do mais, a argila possui um grande poder de absorção, que lhe permite absorver grande quantidade de calor, atraindo para si as toxinas acumuladas sob a pele, conseguindo expulsá-las da mesma.

4

A argila atua como um filtro porque filtra as impurezas e outras substâncias tóxicas. Este poder de filtração permite também absorver, em caso de evacuação, os elementos que não são úteis para a nutrição.

5

Também atua como estimulante da função cutânea, depurando e sanando a pele, e favorecendo a fixação e destruição do ácido úrico acumulado no organismo e sua eliminação através dela.

6

Outro benefício da argila é sua aplicação como calmante nas zonas doloridas, sendo particularmente eficaz nas inflamações cutâneas superficiais, tais como golpes, contusões, picadas de insetos, ou queimaduras. Neste caso, atua como refrescante e anti-inflamatório, ainda que perdendo seus efeitos à medida que absorve o calor.

7

Também atua nas inflamações dos órgãos internos, comportando-se como descongestionante, capacidade que aumenta ao aquecer-se sobre a pele ou ao aplicar a argila em forma de cataplasma quente. Após seca e fria, a cataplasma de argila perde seu poder e deve ser renovada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os benefícios do uso da argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Ilde
Ola!!!! Boa tarde. Que bom encontrar este site. Amei todas as informaçoes Passei quase a tarde toda, aprendendo informaçoes que Para mim foi de Grande valor. Continuem assim . Nota mil pra voces
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ilde, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ilone j. Fantinel
Boa tarde...!!!! eu tenho nas mão o síndrome do túnel do carpo e gostaria de saber se a argila me ajuda neste problema...????
jair alves dos santos
gostaria de saber se pode usar a argila para dores no coluna lombar e nos joelhho,pos sinto muitas dore.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jair, a argila pode ser utilizada em forma de cataplasma para dores na coluna e joelho sim. É importante é que não a utilize no caso da dor resultar de uma pancada recente ou existir uma ferida na pele. Nesse artigo poderá ver como pode usar a argila como cataplasma: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-usar-a-argila-externamente-em-forma-de-cataplasma-9663.html
Tereza
Minha irmã estava sofrendo muito com esporão, ha mais de um ano, não conseguia pisar e estava prejudicando a outra perna, pois ela mantinha seu peso na perna que não doia, fez todo tipo de tratamento : fisioterapia, aplicações analgesia, nada de melhorar até que uma pessoa indicou a argila, não estou bem certa da cor , bem com duas aplicações ela já consegue até pisar , estamos de boca aberta tamanho o resultado, Graças a Deus e a Argila.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Tereza, que bom saber que a argila ajudou sua irmã! Muito obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos: http://www.umcomo.com.br/ :)
Os benefícios do uso da argila