Os benefícios do uso da argila

Os benefícios do uso da argila

A argila é um material natural constituído por minerais em forma de grãos.Existem diferentes tipos de argila, em função de sua natureza. Também contêm propriedades que fizeram dela algo muito útil para o uso humano desde a antiguidade; uma de suas principais características é sua plasticidade, que é diferente em cada tipo de argila. O uso terapêutico da argila remonta à época dos egípcios clássicos e outros médicos. No entanto, foram os naturopatas alemães que mais contribuíram para colocar a argila no lugar de honra que lhe corresponde dentro dos tratamentos naturais. A seguir, contamos-lhe quais são os benefícios do uso da argila.

Vai precisar de:
  • Argila
Passos a seguir:
1

A argila atua como um dos mais poderosos e perfeitos desinfetantes e bactericidas conhecidos, porque em vez de fazer como os fármacos, que exercem sua ação indiscriminadamente, estando úmida, atua inibindo o desenvolvimento dos germes patogênicos e favorecendo a regeneração celular, atuando de maneira seletiva, curando portanto com rapidez certas feridas e úlceras, aplicada em forma de emplasto ou cataplasma sobre elas.

2

Outro benefício do uso da argila, é que possui um grande poder cicatrizante na epiderme e na derme, que saram sem deixar cicatrizes, devido ao alto conteúdo de silicato de alumínio que a argila contêm.

3

Além do mais, a argila possui um grande poder de absorção, que lhe permite absorver grande quantidade de calor, atraindo para si as toxinas acumuladas sob a pele, conseguindo expulsá-las da mesma.

4

A argila atua como um filtro porque filtra as impurezas e outras substâncias tóxicas. Este poder de filtração permite também absorver, em caso de evacuação, os elementos que não são úteis para a nutrição.

5

Também atua como estimulante da função cutânea, depurando e sanando a pele, e favorecendo a fixação e destruição do ácido úrico acumulado no organismo e sua eliminação através dela.

6

Outro benefício da argila é sua aplicação como calmante nas zonas doloridas, sendo particularmente eficaz nas inflamações cutâneas superficiais, tais como golpes, contusões, picadas de insetos, ou queimaduras. Neste caso, atua como refrescante e anti-inflamatório, ainda que perdendo seus efeitos à medida que absorve o calor.

7

Também atua nas inflamações dos órgãos internos, comportando-se como descongestionante, capacidade que aumenta ao aquecer-se sobre a pele ou ao aplicar a argila em forma de cataplasma quente. Após seca e fria, a cataplasma de argila perde seu poder e deve ser renovada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os benefícios do uso da argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.