Partilhar
Partilhar em:

Os melhores alimentos saciantes

Passo a Passo
Avaliação: 5 (5 votos)
1 vez partilhado
 
Os melhores alimentos saciantes

Na hora de seguir uma dieta para perder peso, enfrentamos um grande inimigo: a sensação de fome, a qual convém controlar para poder conseguir o nosso objetivo de reduzir medidas. É por isso que, além de começar a seguir uma alimentação mais equilibrada e com poucas calorias, é interessante saber que tipo de alimentos nos podem ajudar a ganhar a batalha de beliscar entre as refeições e se converterão em nossos melhores aliados para reduzir o apetite e poder, assim, nos desfazer desses quilinhos a mais. Fique atento neste artigo de umComo, pois mostramos a você os melhores alimentos saciantes que pode consumir para atingir a sua meta.

Também lhe pode interessar: Melhores alimentos para hipertrofia
Instruções:
1

Considera-se que um alimento é saciante porque tem a capacidade de reduzir o apetite e acalmar a sensação de fome, o que ajuda a evitar beliscar entre as refeições e, portanto, favorece a perda de peso. Devido à sua composição nutricional, há alimentos que atrasam o esvaziamento gástrico e isto faz com que nos sintamos satisfeitos durante mais tempo.

Mas, quais são estes alimentos? Pois ao contrário do que possamos acreditar, os alimentos gordurosos e ricos em açúcares não são os que oferecem uma maior saciedade, mas aqueles que são ricos em proteína, fibra e água. Estes nutrientes são essenciais para acalmar o apetite e comer de forma saudável se preparados e consumidos de forma adequada. A seguir, mostramos a você os melhores exemplos de alimentos saciantes.

2

As frutas são muito saudáveis e há algumas delas que contam com um grande poder saciante. São as que contam com uma alta porcentagem de água como, por exemplo, a melancia ou o melão. Ambas têm um valor calórico muito baixo e se convertem em uma incrível opção para acalmar o apetite durante uma dieta e favorecer o emagrecimento.

Mas não só a melancia e o melão são excelentes alternativas, outras frutas que igualmente contêm água e ajudam a reduzir a sensação de fome são a laranja e a maçã. Não hesite em inclui-las em sua dieta habitual e, ainda, beneficiará a saúde de seu coração e a hidratação do organismo.

3

No grupo dos vegetais também encontramos alguns dos melhores alimentos saciantes graças ao seu elevado conteúdo em fibra. Destacam-se, especialmente, alimentos como a alface, o repolho, a acelga ou os aspargos. Estes, ainda, estão repletos de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, assim, não deveriam faltar em sua alimentação diária.

4

Outro dos alimentos mais saudáveis e saciantes do qual pode aproveitar para comer de forma saudável e perder peso é o tomate. Conta com 93% de água e tem uma grande capacidade para saciar o apetite e tirar a sensação de fome. Inclua-o em suas saladas ou como acompanhamento em outros pratos com poucas calorias e, ainda, se beneficiará de seus efeitos antioxidantes, o que ajuda a manter as células jovens e a prevenir doenças como alguns tipos de câncer.

5

Gosta de cogumelos? Se a resposta é afirmativa, está com sorte porque são alimentos muito saciantes, além de terem poucas calorias. 80% de sua composição é água, por isso são uma boa opção para aqueles que desejam manter a linha ou reduzir seu peso atual. O melhor é preparar os cogumelos fervidos e adicioná-los a outros alimentos, como poderia ser a massa, ou fazer na chapa utilizando muito pouco azeite.

6

Nesta lista também encontramos o ovo, pois também é muito saciante, sobretudo a clara. Mas, trata-se de um alimento que, consumido em excesso e de determinadas formas, tende a aumentar o colesterol, por isso será conveniente moderar a sua ingestão e o comer com preparações saudáveis como fervido, cozido ou uma omelete. No artigo Faz mal comer muito ovo?, pode esclarecer as suas dúvidas a respeito desta questão e ainda saber qual é a quantidade máxima recomendada.

7

Além dos anteriores, outros alimentos que também ajudarão você a reduzir a quantidade de comida que ingere e se sentir mais cheio são: os cereais como a aveia, a massa integral, o queijo branco, a batata, o iogurte e preparações como os caldos ou as sopas, pois estes últimos são muito saciantes ao serem grandes em volume, mas contribuem com muito poucas calorias.

8

9

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores alimentos saciantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Os melhores alimentos saciantes

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Os melhores alimentos saciantes
1 de 8
Os melhores alimentos saciantes