Exercícios para baixar o colesterol

Os melhores exercícios para reduzir o colesterol

Os melhores exercícios para reduzir o colesterol

Quem sofre de colesterol alto deve saber que além dos remédios e de uma alimentação adequada, podem usar o esporte para reduzir este problema que pode chegar a afetar gravemente a saúde. Em umComo.com.br explicamos os melhores exercícios para reduzir o colesterol.

Também lhe pode interessar: Como tratar o colesterol alto

Índice

  1. Exercícios aeróbicos
  2. Quais são os exercícios aeróbicos?
  3. Variados e fáceis de fazer
  4. Sem grande esforço

Exercícios aeróbicos

Está comprovado que os exercícios aeróbicos reduzem os níveis de colesterol total no sangue, principalmente do colesterol LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim. Além disso, ajudam a aumentar os níveis do HDL ou colesterol bom. Recomendamos que você consulte nosso artigo Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim para saber mais sobre isso.

Quais são os exercícios aeróbicos?

São aqueles que pela intensidade que se realizam precisam de mais oxigênio para serem realizados. Contrapõem-se aos exercícios anaeróbicos. No geral, costuma-se dizer que as tarefas do dia a dia são aeróbicas.

Variados e fáceis de fazer

Os exercícios aeróbicos são muitos e bem fáceis de fazer, isso quer dizer que não é necessário estar muito em forma para começar a praticá-los. Sendo assim, você pode escolher entre: caminhar, correr, nadar, dançar ou pedalar. Como pode ver, também não é necessária uma grande infraestrutura nem equipamento.

Sem grande esforço

Muitos estudos científicos indicam que mesmo praticando exercícios aeróbicos por tempos reduzidos, os benefícios na hora de reduzir o colesterol ruim serão produzidos. Portanto, ainda que não percebamos ao caminhar ou nadar que perdemos peso, porque não fazemos isso com muita frequência, devemos saber que a atividade está trazendo benefícios para nossa saúde de qualquer jeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores exercícios para reduzir o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Mesmo fazendo exercício, devemos sempre seguir as indicações de nosso médico se tivermos o colesterol alto.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Maria Luísa 10 anos
eu tenho colesterol em 180. será que devo MESMO praticar esportes?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Independentemente se tem o colesterol acima dos valores normais ou não, é sempre bom praticar esporte ;)
Carlos Amaral
Estou com triglicérides alto ,vou fazer estas indicações , obrigado!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Rira pereira
Tenho triquiseres muinto alto o que. Devo devo comer qual remédio seria idealja fui infartada
Henrique
estou, triste; o meu colesterol esta 254 ; o meu triglicirideos 560. estou subindo e descento a escada do meu predio onde eu trabalho; tem 18 andares; estou certo ou errado. de a soluçao para mim, correta. grato . tenho 47 anos Henrique de mesquita.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Henrique, faz muito bem em ir pelas escadas em vez de utilizador o elevador. Mas infelizmente isso não chega para reduzir o colesterol, você precisa de ter mais cuidados com sua alimentação e dependendo do seu caso pode ser necessário tomar algum medicamento para controlar os valores. Nesse link você poderá encontrar uma lista de alimentos que ajudarão a baixar o colesterol: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-baixar-o-colesterol-13778.html Mas além disso, você deve consultar o seu médico e seguir as suas orientações. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte ;)
Os melhores exercícios para reduzir o colesterol