Os melhores exercícios para reduzir o colesterol

Os melhores exercícios para reduzir o colesterol

Quem sofre de colesterol alto deve saber que além dos remédios e de uma alimentação adequada, podem usar o esporte para reduzir este problema que pode chegar a afetar gravemente a saúde. Em umComo.com.br explicamos os melhores exercícios para reduzir o colesterol.

Exercícios aeróbicos

Está comprovado que os exercícios aeróbicos reduzem os níveis de colesterol total no sangue, principalmente do colesterol LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim. Além disso, ajudam a aumentar os níveis do HDL ou colesterol bom. Recomendamos que você consulte nosso artigo Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim para saber mais sobre isso.

Quais são os exercícios aeróbicos?

São aqueles que pela intensidade que se realizam precisam de mais oxigênio para serem realizados. Contrapõem-se aos exercícios anaeróbicos. No geral, costuma-se dizer que as tarefas do dia a dia são aeróbicas.

Variados e fáceis de fazer

Os exercícios aeróbicos são muitos e bem fáceis de fazer, isso quer dizer que não é necessário estar muito em forma para começar a praticá-los. Sendo assim, você pode escolher entre: caminhar, correr, nadar, dançar ou pedalar. Como pode ver, também não é necessária uma grande infraestrutura nem equipamento.

Sem grande esforço

Muitos estudos científicos indicam que mesmo praticando exercícios aeróbicos por tempos reduzidos, os benefícios na hora de reduzir o colesterol ruim serão produzidos. Portanto, ainda que não percebamos ao caminhar ou nadar que perdemos peso, porque não fazemos isso com muita frequência, devemos saber que a atividade está trazendo benefícios para nossa saúde de qualquer jeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores exercícios para reduzir o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Mesmo fazendo exercício, devemos sempre seguir as indicações de nosso médico se tivermos o colesterol alto.