Partilhar

Para que serve a cavalinha

Para que serve a cavalinha

A cavalinha é uma popular planta medicinal que conta com muitos benefícios para a nossa saúde; no entanto, muitas vezes não sabemos como a aproveitar por não termos claro seus usos mais comuns. Esta planta conta com propriedades diuréticas, cicatrizantes e depurativas, por isso tê-la em casa pode ser de utilidade para o tratamento de diferentes condições. Se você se pergunta para que serve a cavalinha, em umComo.com.br explicamos em detalhe.

Também lhe pode interessar: Quais são as contraindicações da cavalinha

Contraindicações da cavalinha

A cavalinha, assim como qualquer outra planta medicinal, conta com contraindicações que devem ser tidas em conta se planeja consumi-la com frequência. Por isso não se recomenda sua ingestão por:

  • Mulheres grávidas ou amamentando.
  • Pacientes com úlceras gástricas, gastrite ou acidez.
  • Pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.
  • Pacientes com sensibilidade à nicotina, pois a planta contém essa substância.
  • Pessoas com pouco potássio.
  • Quem sofre de problemas cardíacos.
  • Pacientes que ingerem diuréticos, aspirinas ou medicamentos anti-inflamatórios.
  • Diabéticos.
  • Pessoas com tensão arterial baixa.

Cavalinha para a retenção de líquidos

A cavalinha serve, entre outras coisas, para o tratamento natural da retenção de líquidos sendo um excelente diurético que pode ajudar a combater este problema e a reduzir o inchaço que a ocasiona. Somada à sua rotina diária, junto com outras medidas para prevenir esta condição, pode ser de grande utilidade.

Recomenda-se tomar duas xícaras desta infusão diariamente.

Para que serve a cavalinha - Cavalinha para a retenção de líquidos

Para cicatrizar melhor

Devido ao seu alto conteúdo de antioxidantes, a cavalinha é uma excelente alternativa para melhorar a cicatrização da pele frente a feridas e lesões de diferentes tipos. Pode consumi-la em infusão ingerindo duas xícaras ao dia, ou aplicá-la diretamente na pele através de compressas quando a lesão se encontre completamente fechada e em fase de recuperação.

Para que serve a cavalinha - Para cicatrizar melhor

Para fortalecer os ossos e tratar condições ósseas

A cavalinha oferece ao nosso corpo uma contribuição de silício, um elemento que contribui para a correta assimilação do cálcio e da vitamina D, da regeneração dos tecidos e para manter a saúde dos músculos e tendões, favorecendo assim o bem-estar dos nossos ossos. Trata-se de uma planta medicinal ideal para manter os ossos fortes e prevenir condições como a osteoporose, ao mesmo tempo que ajuda pacientes com patologias como a artrite ou doenças ósseas devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Para que serve a cavalinha - Para fortalecer os ossos e tratar condições ósseas

Cavalinha para desinflamar

A cavalinha é usada popularmente para tratar problemas como a inflamação de gengivas, a gengivite, as aftas na boca ou a dor de garganta, pois lhe atribuem propriedades anti-inflamatórias.

Para que serve a cavalinha - Cavalinha para desinflamar

Para depurar o corpo e perder peso

A cavalinha é usada popularmente para emagrecer por se tratar de uma planta diurética que favorece a eliminação de toxinas através da urina. Contribui para a redução da inflamação originada pela retenção de líquidos; no entanto, para que sua efetividade seja a adequada deve ser combinada com uma dieta saudável e com atividade física frequente.

Para que serve a cavalinha - Para depurar o corpo e perder peso

Para a inflamação da bexiga e infecções urinárias

Devido ao seu poder depurador e diurético, outro uso dado à cavalinha é para o tratamento de condições como as infecções de urina, a inflamação da bexiga, as infecções genitais e inclusive os cálculos renais, ajudando a aumentar a quantidade de líquido no corpo que será posteriormente eliminado através da urina, o que poderia contribuir para o tratamento destas condições.

É recomendável alternar este remédio natural com um tratamento médico, pois não há estudos suficientes que demonstrem a efetividade da cavalinha para o tratamento destas condições.

Para que serve a cavalinha - Para a inflamação da bexiga e infecções urinárias

Cavalinha para a flexibilidade dos tendões

Devido ao seu conteúdo de silício, um elemento que favorece a regeneração dos tecidos e a saúde dos músculos e tendões, a cavalinha é uma planta medicinal ideal para manter a flexibilidade e bem-estar dos nossos tendões, ajudando a prevenir lesões especialmente em quem pratica esporte com frequência. Se realiza atividade física de impacto, esta erva natural será útil para você.

Para que serve a cavalinha - Cavalinha para a flexibilidade dos tendões

Outros usos da cavalinha

Outros usos comuns, ainda que com resultados não suficientemente comprovados da cavalinha são:

  • Tratamento da acne.
  • Eliminação da celulite e estrias.
  • Fortalecimento das unhas.
  • Detenção de hemorragias.
  • Fortalecimento do cabelo.
  • Redução nos níveis de ácido úrico.
  • Tratamento de eczema e fungos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a cavalinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Para que serve a cavalinha

Para que serve a cavalinha
1 de 8
Para que serve a cavalinha

Voltar ao topo da página