Para que serve a chia

Para que serve a chia

Estão muito na moda, foram catalogadas como superalimento e suas propriedades parecem quase milagrosas. As sementes de chia passaram a ser uma alternativa muito frequente entre as pessoas que seguem uma alimentação vegetariana, mas também para quem prefere alternativas naturais que tragam benefícios ao corpo. Se quiser incorporar estas sementes à sua dieta mas não sabe muito bem qual é a sua função, em umComo.com.br explicamos a você para que serve a chia e como tomar estas sementes.

Chia: fonte de proteínas não animais

Entre todas as sementes, a chia é a que mais conteúdo de proteínas possui, oferecendo em uma colher quase o dobro que qualquer outra semente. Devido ao seu conteúdo de aminoácidos essenciais, a chia oferece nutrientes que nosso corpo não é capaz de produzir, sendo também uma excelente alternativa para oferecer ao nosso corpo proteínas além da carne; por esta razão é um produto tão apreciado entre vegetarianos e pessoas que precisam de uma dieta rica em proteínas, como os atletas.

Chia: fonte de antioxidante, minerais e ômega 3

A chia é bastante rica em antioxidante, superando por porção frutas tão potentes como os mirtilos. Por isso este alimento é a opção perfeita para lutar contra o envelhecimento das células e prevenir a formação de radicais livres, o que se traduz também na prevenção contra doenças como o câncer.

Também possui outros nutrientes e minerais importantes, como por exemplo uma alta dose de cálcio, boro, potássio, magnésio e ômega 3, um ácido graxo essencial que melhora a saúde do coração, atua como anti-inflamatório e beneficia o correto funcionamento neuronal.

Chia: para perder peso e controlar o apetite

Uma das propriedades mais reconhecidas da chia, além do seu alto valor em proteínas, é sua capacidade para favorecer a perda de peso. Isso porque este alimento beneficia a digestão dos alimentos, acelera o metabolismo e gera uma importante sensação de saciedade ao consumir, o que ajuda a controlar o nosso apetite.

Trata-se de um bom aliado que, combinado com uma dieta saudável e exercício físico, pode trazer bons resultados. No nosso artigo como tomar chia para emagrecer explicamos para você, passo a passo, o modo de ingeri-las com este objetivo.

Imagem: womenshealthmag.com

Para melhorar o trânsito intestinal, o colesterol e o açúcar

Se você tem problemas de intestino preso e está se perguntando para que serve a chia, saiba que assim como outras sementes, esta é uma grande aliada para favorecer o trânsito intestinal devido ao seu alto conteúdo de fibra, ajudando assim a melhorar a frequência das evacuações.

A fibra também favorece a redução do colesterol por favorecer a eliminação de gordura do organismo, ao mesmo tempo que diminui os níveis elevados de açúcar no sangue. Por esta razão é um nutriente que não pode faltar na dieta de pacientes com colesterol alto ou diabéticos.

E então, como tomar chia?

As sementes de chia têm um sabor suave e uma textura agradável, o que permite incorporá-las a uma infinidade de pratos como saladas, cremes, iogurtes e sobremesas, além de poder consumir com líquidos. Trata-se de um alimento muito versátil e em umComo.com.br explicamos o modo de ingeri-lo, por isso convidamos você a ler o nosso artigo como fazer água de chia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a chia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.