Outros saúde da pele

Para que serve a melanina

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve a melanina

Se falamos de bronzeado, de sol, de manchas ou de pele estamos falando de melanina. Este pigmento que se encontra em nosso organismo, se ativa quando entra em contato com os raios ultravioletas, protegendo a nossa pele de seus perigos e dotando-nos de um escurecimento notável. Mas a melanina não se encontra só na pele, mas ao se tratar de um pigmento, também a encontraremos no cabelo ou na íris dos olhos. Agora que você já sabe o que é, no seguinte artigo de umComo.com.br pode saber para que serve a melanina. Aprenderá a cuidar de sua pele e a mantê-la saudável.

Também lhe pode interessar: O que podem ser manchas nas mãos
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, deve saber que a melanina é um pigmento que tem como função principal determinar a cor de nossa pele. Não obstante, a falta ou o excesso deste componente em nosso corpo pode propiciar problemas dermatológicos, bem como outros relacionados com o cabelo ou os olhos.

Para que serve a melanina - Passo 1
2

Na camada superior de nossa epiderme encontram-se os melanócitos. A quantidade destes componentes faz com que existam uma variedade de tons de pele, já que eles ativam a criação de melanina. Desde os albinos -que contam com muito pouca melanina na pele- até às peles mais escuras. A proporção de moléculas de melanócitos que se encontram em nosso organismo determinarão a nossa pigmentação.

3

Além disso, existem diversos tipos de melanina como a feomelanina ou a eumelanina. Esta última, em maior medida, é a que se encontra em maior quantidade em nosso organismo e seu déficit determinará se uma pessoa é albina ou com tons de pele mais escuros; lembremos que a eumelanina é bem mais comum e abundante na raça negra.

Por outro lado, encontra-se no cabelo e determinará a tonalidade cinza (com menor quantidade de eumelanina), preto, castanho e/ou loiro. Por sua vez, a feomelanina é muito comum em nossa pele, sobretudo em pessoas ruivas ou de pele branca. Além disso, a sua exposição exagerada ao sol pode convertê-la em cancerígena.

Para que serve a melanina - Passo 3
4

Certamente se perguntará qual é a função principal da melanina? Além de determinar a tonalidade de nossa pele, este pigmento atua como um filtro que protege a nossa pele e evita qualquer dano que possa ocorrer nas diferentes camadas da epiderme por causa da radiação solar. Por isso, é fundamental manter a nossa pele saudável e cuidada para ajudar a melanina a desenvolver sua função corretamente.

5

A melanina ativa-se graças à luz, ou seja, o contato dos raios solares com nossa pele convida à sua fabricação. A melanina absorve os raios UV, o que faz com que a cor de nossa epiderme se modifique. Existem diversos tipos de absorventes de luz, ou cromóforos, que fazem variar os tons da epiderme como o betacaroteno, presente nas cenouras, ou a clorofila nas plantas. Pode obter mais informação a este respeito no artigo de umComo quais alimentos aumentam a melanina.

6

A falta de produção de melanina em nosso organismo leva ao aparecimento mais rápido de cabelos grisalhos ou inclusive ao albinismo. Além disso, existem diversos hormônios que podem influenciar no bom desenvolvimento da melanina, sobretudo nas mulheres. Por exemplo, durante a gravidez ou no período menstrual pode-se sofrer de uma alteração na pigmentação cutânea, seja por excesso (melasma) ou por perda (vitiligo). Além disso, existem formas de produzir melanina no corpo para minimizar os déficits deste pigmento.

7

Em suma, a produção de melanina em nossa epiderme ajuda-nos a proteger dos raios ultravioletas procedentes do sol, ao mesmo tempo que determina o nosso tom de pele e de cabelo. O bronzeado ou o aparecimento de cabelo grisalho geram-se através da melanina; por isso temos que ter cuidado especialmente com a pele, já que se não for cuidada adequadamente, podem aparecer graves alterações cancerígenas nela, como os melanomas.

Para que serve a melanina - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a melanina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Para que serve a melanina