Para que serve a pomada Minâncora

Para que serve a pomada Minâncora

A composição da Minâncora, uma das pomadas mais populares no país, conta com os princípios ativos cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio, os quais são eficientes no tratamento de infecções causadas por fungos e bactérias na pele. Ou seja, ela possui propriedade antisséptica, além de cicatrizante e adstringente. Mas para que serve a pomada Minâncora, afinal? Confira todas as dicas de uso desse produto com as informações reunidas pelo umCOMO a seguir.

Usos da pomada Minancora

A pomada Minancora começou a ser produzida no Brasil em 1912, ainda de maneira artesanal, pelo farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves. Até os dias de hoje é bastante usada e muito eficiente, principalmente, para tratar a acne, uma vez que tem o poder de secar as espinhas. Isso acontece porque o produto reduz a oleosidade da pele. Além disso, é útil no tratamento de frieiras, pequenas queimaduras, assaduras, irritações cutâneas e até mesmo escaras. O produto serve também para colaborar com o tratamento de picadas de insetos e ferimentos pequenos na pele, como os decorrentes ao se barbear.

Com o passar dos anos, as pessoas começaram a aumentar a lista de utilidades da Minancora, uma vez que foram identificados os seus demais benefícios. Entre eles, aplicar a pomada nas axilas para combater o mau cheiro, o que acontece devido à cânfora presente na sua composição. Atualmente, a linha de produtos da marca cresceu e, assim, é possível encontrar também a versão creme, que serve para reduzir o cheiro de chulé dos pés e hidratar a pele, inclusive, para combater as rachaduras comuns em muitos calcanhares. Há quem use a versão pomada para essas mesmas finalidades.

Outra serventia dada à Minancora com o passar do tempo foi a de clareadora da pele, o que acontece por conta do óxido de zinco que a sua fórmula possui. Nesse sentido, a pomada pode ser usada ainda para amenizar as marcas de olheiras e amenizar o tom escurecido das axilas. No entanto, esse efeito pode ser verificado em apenas alguns tipos de pele. Já a cânfora presente na fórmula do produto colabora ainda com a desobstrução das narinas, uma vez que a substância, que confere ao produto o seu cheiro característico, possui efeito descongestionante.

A cânfora também conta com propriedade analgésica suave e antipruriginosa (combate coceira causada por queimaduras solares, reações alérgicas, etc). Mais recentemente, a marca lançou a linha Minancora Action, nas versões sabonete, tônico e creme, a qual é destinada, em especial, a quem deseja eliminar os cravos e espinhas que surgem em diferentes partes do corpo. Porém, mesmo a versão tradicional do produto continua sendo muito útil para esses tratamentos.

Como usar a pomada Minâncora

Para a principal utilidade da pomada, que é a de secar espinhas e cravos, é recomendado aplicar sobre as mesmas uma fina camada do produto, duas vezes ao dia, podendo ser pela manhã e à noite. Quem prefere não sair de casa com a pomada em evidência no rosto pode permanecer algumas horas com o produto e depois lavar bem a região. É importante que antes da aplicação, entretanto, a pele seja bem lavada com água. A Minancora pode ser usada todos os dias até que as espinhas e cravos sequem e suas marcas desapareçam.

A mesma forma de usar é adequada no tratamento das suas demais indicações, como para feridas e machucados na pele. No entanto, nesses casos, o seu maior poder está na hora da cicatrização, desse modo, é melhor evitar o uso do produto em lesões abertas. Quanto à sua utilidade em combater o mau cheiro das axilas, bem como dos pés, o famoso chulé, e as rachaduras nos calcanhares, a Minancora pode ser aplicada depois que a região for bem higienizada com água e seca.

Para combater o chulé, a pomada pode ser passada em todo o pé, inclusive, entre os dedos, sendo necessário esperar que ele esteja bem seco para vestir meias e calçar o sapato. Também é importante lavar bem o local onde a pomada foi aplicada na hora do banho, para não ficar resíduos. A única contraindicação ao uso da Minancora é às pessoas com alergia a algum dos seus princípios ativos. Também não é recomendada a sua aplicação em crianças com idade inferior a dois anos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a pomada Minâncora, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.