Partilhar

Para que serve a sálvia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve a sálvia

A sálvia é uma planta tradicionalmente vinculada à saúde, já que na Antiga Grécia já se considerava como uma erva sagrada para curar uma infinidade de doenças e problemas. No campo da medicina se destaca, entre muitas outras coisas, para aliviar as dores estomacais, menstruais, musculares, tratar condições respiratórias, favorece a eliminação de toxinas, combater o suor abundante, etc. Continue lendo este artigo de umComo se quer conhecer muito mais usos e saber com exatidão para que serve a sálvia.

Também lhe pode interessar: Para que serve a unha de gato

Como anti-inflamatório natural

Uma das propriedades mais destacadas da sálvia são as anti-inflamatórias, por isso é um grande remédio natural para diminuir o inchaço e aliviar as dores musculares e articulares provocadas por doenças como a artrite, a artrose e o reumatismo. E não é só isso, também atua como um perfeito relaxante muscular, sendo uma boa ajuda em caso de dores musculares, sobrecarga muscular e para favorecer a conciliação do sono à noite.

Para que serve a sálvia - Como anti-inflamatório natural

Para aliviar problemas respiratórios e digestivos

A sálvia é uma incrível fonte de vitamina A e C, e estes nutrientes fazem com que seja ótima para favorecer o bom funcionamento do sistema digestivo e reforçar o sistema imunológico. Destaca-se por ser uma erva com propriedades que ajudam a combater as digestões difíceis, a aliviar a dor estomacal, a acidez, a flatulência e a cãibra. Por tudo isso, incluir a sálvia nas refeições ou tomar uma infusão da mesma após comer é uma excelente opção.

É também eficiente para tratar condições do sistema respiratório e reduzir os sintomas próprios de anginas, resfriados, gripe e faringite. Suas propriedades antissépticas fazem com que seja muito utilizada para facilitar a cura das infecções de garganta.

Para que serve a sálvia - Para aliviar problemas respiratórios e digestivos

Para acalmar as dores menstruais

Ao conter estrogênios naturais, a sálvia também serve para aliviar as dores menstruais e outros males que sentem as mulheres durante os dias de sua menstruação como dores de cabeça, de ventre, cãibras, irritabilidade e nervosismo. É conhecida ainda por sua ação reguladora menstrual, por isso se você sofre de irregularidades na menstruação, a infusão de sálvia é uma excelente alternativa para você. Do mesmo modo, favorece o equilíbrio hormonal, ideal para etapas como a menopausa na qual se sofrem afrontamentos, suor noturno e náuseas.

Para que serve a sálvia - Para acalmar as dores menstruais

Para favorecer a perda de peso

Se você está submerso em um plano para perder peso e reduzir medidas, deve saber que nos últimos tempos a sálvia se converteu em um complemento muito utilizado em dietas hipocalóricas. Isto se deve às suas propriedades emagrecedoras já que, entre outras coisas, é uma planta que previne a retenção de líquidos, favorece a eliminação de toxinas, melhora o trânsito intestinal, previne o acúmulo de gases e desinflama o ventre.

Para este propósito, recomenda-se preparar uma infusão de sálvia e tomá-la mesmo antes das refeições principais do dia.

Para que serve a sálvia - Para favorecer a perda de peso

Para minimizar o suor excessivo

O suor excessivo é um problema muito desconfortável que afeta tanto homens como mulheres, e que gera um forte e desagradável mau cheiro corporal. Para isso, a sálvia é um incrível remédio natural, pois graças às suas propriedades secantes e antitranspirantes, consegue paralisar as terminações nervosas das glândulas sudoríparas, reduzindo assim a quantidade de suor liberado. Pode utilizar a infusão de sálvia ou seu óleo essencial para dar solução a este problema, veja como deve fazer no artigo Como usar a sálvia para o suor excessivo.

Para que serve a sálvia - Para minimizar o suor excessivo

Como tomar a sálvia?

Agora que você sabe para que serve a sálvia, se quer se beneficiar de todas as suas propriedades, pode consumir e fazer uso dela de diferentes formas: como infusão, seu óleo essencial e em cápsulas. É importante também que tenha em conta que é uma planta, não é recomendável para mulheres grávidas, as que se encontram em período de amamentação, e em pacientes epilépticos. Você pode consumir a sálvia em forma de infusão, óleo essencial ou em forma de cápsulas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a sálvia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Para que serve a sálvia

Para que serve a sálvia
1 de 6
Para que serve a sálvia

Voltar ao topo da página