Partilhar

Para que serve o ácido fólico

Para que serve o ácido fólico
Imagem: mamyciuklubas.lt

O ácido fólico pertence ao complexo de vitamina B, trata-se de um nutriente hidrossolúvel que podemos obter dos alimentos, mas que, em etapas como a gravidez e dados as amplas demandas de ácido fólico, deve-se tomar de forma complementar. Mas não se ingere apenas durante a gestação, pois este nutriente pode ajudar a melhorar diversas condições, o que o torna um suplemento popular. Se quer saber mais para que serve o ácido fólico, continue lendo eVocê sabe como tomar ácido fólico? Em umComo.com.br explicamos para você.

Também lhe pode interessar: Como tomar ácido fólico
Passos a seguir:
1

Este nutriente conta com amplos benefícios para a nossa saúde, sendo especialmente ingerido por grávidas ou por mulheres que planejam engravidar como ajuda para prevenir alterações congênitas nas costas e no cérebro do feto, além de contribuir para o cuidado das gengivas da futura mamãe, o que ajuda a diminuir a possibilidade de que ocorram inflamações ou bactérias que possam colocar em risco a vida do bebê.

2

Além disso, o ácido fólico é um excelente aliado para combater a anemia, especialmente quando a mesma é produzida por uma deficiência de ferro. Também é amplamente usado para melhorar diversas condições digestivas favorecendo a boa digestão e ajudando a saúde gastrointestinal do paciente.

3

Descobriu-se também que o ácido fólico ajuda a prevenir condições cardíacas e diferentes tipos de câncer como o retal ou o de cólon, além de favorecer a melhoria de pacientes com depressão, por isso este nutriente nunca deve faltar em nossa dieta diária. Caso não consumamos ácido fólico suficiente o ideal é optar por suplementos.

4

Diante da dúvida de como tomar ácido fólico a resposta dependerá da razão pela qual se está ingerindo o suplemento. O médico é quem deve indicar as doses adequadas para consumir este nutriente, no entanto, algumas doses habituais são:

  • 400 mcg diários em casos de mulheres grávidas ou que estão procurando engravidar.
  • Entre 200 e 500 mcg para pacientes que sofrem de depressão.
  • 400 mcg para prevenir o aparecimento de câncer de cólon.
  • Entre 250 e 1000 mcg para pacientes com déficit de ácido fólico.

A quantidade exata da dose e o modo de tomar ácido fólico devem ser sempre indicados por um médico. Nunca se deve ingerir este suplemento sem a prévia autorização de um especialista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o ácido fólico, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Para que serve o ácido fólico

Para que serve o ácido fólico
Imagem: mamyciuklubas.lt
Para que serve o ácido fólico

Voltar ao topo da página